quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Engenheiro André Gomig assume gerência da Usina Lages





O engenheiro mecânico André Gomig, 47 anos, 22 dedicados à ENGIE Brasil Energia, assumiu em 15 de janeiro a gerência da Usina Cogeração Lages (UCLA), no lugar do engenheiro eletricista Mário Cusatis, 42 anos, que desde 2012 estava no cargo. Cusatis, a partir de agora, responde pela gerência da Regional Nordeste, que abrange os empreendimentos da ENGIE em fontes eólicas e solares nos estados do Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte.

Com experiência em termelétricas, Gomig iniciou sua carreira no Complexo Jorge Lacerda, de Capivari de Baixo (SC). Depois passou  para a UCLA, onde foi operador de usina entre 2003 e 2010. Nos últimos dez anos foi coordenador de usinas de biomassa e também engenheiro de operação e manutenção de fontes renováveis –  comissionamento e gestão das usinas da ENGIE Brasil Energia de São Paulo – Ibitiúva e Ferrari, ambas em consórcio.



"Retornar a Lages depois de dez anos é uma imensa satisfação", afirma. "Inicio essa nova etapa da minha carreira com muito entusiasmo, consciência e determinação", complementa Gomig. "O legado do Cusatis nos inspira muito, pois fez um brilhante trabalho, sempre com foco nas pessoas, na segurança, no meio ambiente, na comunidade do entorno da usina". Seu desafio a partir de agora é dar continuidade ao programa de viabilidade operacional da usina, com foco na eficiência, nas pessoas e programas socioambientais.

Segundo Cusatis, os dois maiores desafios nestes oito anos a frente da UCLA foram a otimização da geração da UCLA para se adaptar ao mercado, e o fim do contrato com a CELESC, em 2017. "Tivemos de nos reinventar, reestruturar a usina para comercializar a energia para o mercado livre com contratos até 2023", afirma.

Na Regional Nordeste, Cusatis vai trabalhar nos projetos eólicos e solares da ENGIE. "Energia eólica é a fonte que mais cresce dentro da ENGIE", observa. "Precisamos atingir a excelência desses parques em gestão eficiente, tecnologia de ponta e na questão socioambiental". A ideia, segundo ele, é aprimorar essa base deixada por Alexandre Thiele, que se aposentou.


Texto: Duda Hamilton
Fonte: Dfato comunicação/ENGIE
📷 Fotos: Dfato comunicação/ENGIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...