segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Prefeito Ceron inaugura, de forma virtual, a nova Unidade Básica de Saúde, do bairro Universitário.

Fotos: Ari Junior e Pablo Gomes.


Uma estrutura ampla, moderna e equipada para atender a comunidade do bairro Universitário. Assim é a nova Unidade Básica de Saúde (UBS), deste bairro. Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) a entrega deste equipamento de saúde pública foi realizada de maneira virtual pelo prefeito Antonio Ceron.

Um vídeo foi divulgado no Facebook oficial da Prefeitura de Lages, às 9 horas, desta segunda-feira (3 de agosto). Gravado em qualidade 4K, o material mostrou a transformação de antiga estrutura para a nova Unidade Básica de Saúde. Uma obra aguardada há décadas pela comunidade do bairro Universitário. Participaram da gravação os profissionais de saúde que estarão atuando na nova UBS, além dos depoimentos do prefeito Antonio Ceron, do vice Juliano Polese e do secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza. Participaram também do vídeo, o reitor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Kaio Henrique Coelho do Amarante (instituição que utiliza a Unidade de Saúde como extensão para o ensino de alguns cursos da área da saúde) e a presidente da Associação de Moradores, do bairro Universitário, Vilma Correa de Souza.  

 A nova UBS do bairro Universitário está localizada na rua Marechal Gama D’Eça, nº 41, próximo à Padaria Municipal e ao portão de acesso à Uniplac. “Para se ter uma ideia desta transformação da Unidade de Saúde é o tamanho da área construída. A antiga estrutura tinha apenas 88 metros quadrados de área e agora a nova Unidade tem 206 metros quadrados. Um ganho de espaço na proporção de 118 metros quadrados”, salienta o prefeito Ceron.

A nova estrutura

Está disponível da comunidade do bairro Universitário:o espaço para acolhimento; acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura); consulta odontológica; consulta médica; consulta de enfermagem; sala para curativo; aferição de sinais vitais; avaliação antropomédica; nebulização; planejamento familiar; testagem rápida; dispensação de medicamentos básicos; exame preventivo de câncer de colo uterino e exame de mamas; imunização (vacinas); e o grupo de educação em saúde. Para alguns serviços devem ser observados os decretos e portarias restritivas de prevenção à Covid-19.

O investimento é na ordem de R$ 380 mil. São recursos oriundos de verba federal (Emenda Parlamentar do senador Jorginho Mello) e contrapartida da Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde.

Melhorias no entorno da nova Unidade Básica de Saúde do Universitário

A Prefeitura de Lages providenciou também uma série de melhorias de infraestrutura no entorno da nova Unidade Básica de Saúde, do bairro Universitário. A Secretaria de Águas e Sanemaento (Semasa) realizou a reforma geral da quadra de esportes localizada ao lado da Unidade. Esta estrutura de esporte e lazer estará pronta para ser utilizada pela comunidade após a suspensão dos efeitos dos decretos que proíbem a aglomeração e realização de atividades esportivas no município, devido à pandemia da Covid-19.

Outra melhoria foi na rua Marechal Gama D’Eça. Por meio do programa Minha Rua Melhor, a Prefeitura de Lages, asfaltou esta importante via. O projeto inicial previa o asfaltamento do trecho desta rua que se estende desde o ponto de cruzamento com a rua Archilau Batista do Amaral até à Uniplac, compreendendo em um primeiro momento, 220 metros de extensão. Mas, por determinação do prefeito Antonio Ceron, as obras no local foram ampliadas. Com isso, foram asfaltados 560 metros, compreendendo desde o acesso da Uniplac, passando em frente à nova Unidade de Saúde e ao lado do antigo Kartódromo, até o entroncamento com a rua Lauro Ribeiro de Lima. Esta rua já está sinalizada.  



Texto: Ari Junior.
Prefeitura de Lages .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...