sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Coronavírus: pacientes de Lages estão recebendo resultados de exame da Covid-19 por aplicativo de celular, em suas casas.

Flávio Fernandes Foto :Prefeitura de Lages.


Objetivo é evitar que pacientes que estão aguardando os resultados dos exames tipo PCR para a Covid-19 precisem se deslocar até a Vigilância Epidemiológica em busca dos resultados. O número de WhatsApp é o 3251-7626

Considerando as regras de distanciamento e isolamento social recomendadas pelas organizações de saúde a nível global, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), Lages adotou uma ferramenta digital para facilitar o acesso dos cidadãos aos resultados dos exames tipo PCR.

A Secretaria da Saúde do município disponibiliza, desde o mês de julho, um canal de atendimento a esses pacientes via aplicativo de celular (WhatsApp) pelo número 3251-7626. As pessoas que estão aguardando o resultado dos exames, devem ficar em isolamento social, como medida preventiva para evitar possíveis novas contaminações.

Com o advento da tecnologia, a Vigilância Epidemiológica mantém um número de WhatsApp exclusivo para encaminhar aos pacientes os resultados dos exames. O contato é o 3251-7626. Quando o teste dá positivo, os profissionais da saúde adotam como procedimento padrão, ligar para o paciente para informá-lo do resultado.

O secretário da Saúde, Claiton Camargo de Souza explica que essa foi uma maneira encontrada para agilizar o acesso dos pacientes aos laudos. “Estamos usando a tecnologia a favor da saúde e da prevenção e também para evitar deslocamentos dos cidadãos até os órgãos públicos nesse momento de pandemia, para buscar os resultados dos testes”, acrescenta.

Desde que o serviço foi implantado há pouco mais de um mês, a Vigilância Epidemiológica encaminhou, por via digital, mais de mil laudos de exames do tipo PCR, aos respectivos pacientes que aguardavam os resultados.

Para que os laudos sejam enviados, algumas etapas são obrigatórias, justamente para garantir a segurança e o sigilo das informações. A Diretora de Vigilância em Saúde, Regina de Souza Oliveira Martins explica que o paciente precisa informar uma série de dados pessoais para ter acesso ao laudo. “A pessoa precisa informar o nome completo, data de nascimento, número do cartão SUS e o CPF. Somente com o preenchimento dessas informações é que enviamos o resultado”, explica.

As amostras coletadas dos pacientes são enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública, o LACEN/SC, sediado em Florianópolis, ou ao laboratório conveniado ao município, conforme a demanda das redes pública e privada. Em média os resultados são entregues aos pacientes em aproximadamente cinco dias.

O número 3251-7626 é exclusivo para mensagens e não está programado para receber ligações telefônicas e mensagens no formato de áudios. Em caso de dúvidas sobre assuntos relacionados à Covid-19, a população pode acionar a Secretaria da Saúde, através dos telefones 3251-7601 ou 3251-7602.


Texto e Foto: Flávio Fernandes Prefeitura de Lages.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...