quinta-feira, 20 de agosto de 2020

INSS: A Prova de Vida por celular inicia hoje (20).

Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia nesta quinta-feira (20) o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. Cerca de 500 mil beneficiários de todo o país devem participar desta primeira etapa.

O programa é em parceria com a SGD (Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia, e a Dataprev.

Os primeiros contatos com os segurados estavam previstos para serem realizados nos últimos dias pelo INSS por meio de mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail.
Estes segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida, portanto, é importante que façam o procedimento, se forem contatados pelo INSS.
O  INSS usará a base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para realizar a biometria facial. 

Portanto, neste momento, serão selecionados apenas segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.
Mesmo sendo um projeto-piloto, a prova de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo.

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...