terça-feira, 13 de agosto de 2019

GAZETA SAÚDE: Cuidados com a saúde no inverno

📷Fotos: Reprodução / Internet 

Quando o outono e o inverno chegam, junto vêm a queda das temperaturas e o aumento da circulação de vírus no ar. Nessas estações climáticas, as doenças respiratórias são a principal causa de internações no Brasil, principalmente em crianças e idosos, sendo a asma, a rinite e a pneumonia as mais frequentes e preocupantes.
A melhor forma de evitá-las é adotando práticas de prevenção. Neste artigo vamos listar as boas dicas para você cuidar da saúde e evitar doenças.

Os cuidados com a sua saúde devem ser redobrados no outono e no inverno para afastar as doenças, por isso é fundamental seguir algumas dicas:

Beba bastante água


Muitas doenças respiratórias são decorrentes do ar frio, que deixam as vias mais secas, permitindo que vírus e bactérias se instalem.
Assim, o ideal é adotar o hábito de beber muita água e se hidratar. Pode variar com outros líquidos, por exemplo, chás e sucos ricos em vitamina C.
A sugestão é carregar uma garrafinha de água diariamente, mantendo corpo e pele hidratados.

Evite frequentar ambientes fechados


Locais fechados favorecem a proliferação de alguns vírus e bactérias no ar, que são em maior quantidade nessas épocas do ano. Isso pode impulsionar as pessoas a contraírem algumas doenças comuns das estações.
Mesmo com a necessidade de se refugiar em ambientes fechados em dias mais frios, evite locais com falta de circulação de ar: procure ambientes externos, deixe janelas abertas e permita que o ar se renove, umidifique o ar, coloque um vaporizador ou uma bacia com água.

Lave sempre as mãos


Quer uma dica simples sobre como deixar a sua saúde em dia no outono e no inverno? Basta lavar sempre as mãos, para evitar a transmissão de doenças respiratórias e gastrintestinais.
Higienizar as mãos deve se tornar uma prática frequente. Estamos em contato com diversos objetos que podem estar contaminados, por isso é imprescindível lavar as mãos com água e sabonete líquido, de preferência, e sempre que possível fazer uso do álcool em gel para finalizar a limpeza.

Mantenha sempre uma alimentação saudável



Da mesma maneira que lavar as mãos deve ser um ato comum para cuidar da sua saúde além do outono e do inverno, a alimentação balanceada também deve ser adotada sempre, independentemente da estação.
Sabia que doenças como gripes acometem as pessoas com sistema imunológico frágil? Ter uma alimentação equilibrada com os nutrientes e vitaminas necessárias torna o organismo resistente, evitando que fique suscetível a contaminações.
Privilegie o consumo de frutas, legumes, verduras, grãos e carnes magras para variar o cardápio e manter a nutrição em alta.

Hidrate a pele


Já reparou que nessas épocas do ano a pele fica mais seca? Esse quadro pode aumentar a proporção de irritações, rachaduras e alergias na superfície da pele. O rosto, pescoço, lábios e bochechas são as partes mais atingidas, pois ficam à mostra.

Os cuidados que recomendamos são:

  • Usar cremes ou hidratantes corporais;
  • Evitar banhos quentes e demorados, pois a água quente tira a camada natural de gordura que protege a pele;
  • Passar protetor solar facial inclusive em dias nublados ou frios para evitar os danos dos raios solares UVA e UVB;
  • Hidratar os lábios com com protetor labial ou manteiga de cacau;
  • Diminuir o uso de buchas corporais e produtos contendo ácidos ou esfoliantes.


saudelifecare.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...