terça-feira, 20 de agosto de 2019

GAZETA SAÚDE: Você conhece a Gastroplastia Endoscópica?

📷Foto: Divulgação



A gastroplastia, ou cirurgia bariátrica, é conhecida por muitos e cada vez mais vem sendo procurada. Não por uma questão estética, mas pelo crescimento no número de pessoas obesas no Brasil. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica apontam que o número de cirurgias bariátricas realizadas entre os anos de 2012 e 2017 aumentou 46,7%.
Ainda de acordo com o levantamento, foram realizados 105.642 cirurgias no ano de 2017 no país, ou seja,  5,6% a mais do que em 2016, quando 100 mil pessoas fizeram o procedimento no setor privado. Existem os dados do Sistema Único de Saúde, onde o procedimento também é realizado. Pelo SUS, o número de cirurgias bariátricas disparou. Entre os anos de 2008 e 2017, o crescimento foi de 215%, ou seja, um acréscimo de 13,5% ao ano.
O aumento desses números se deve, principalmente, ao índice de obesidade no País. No Brasil, O Mapa da Obesidade aponta que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Em Santa Catarina, por exemplo, mais de 55% da população tem excesso de peso.
Mas não é qualquer pessoa que pode fazer o procedimento. Estar atento aos requisitos, aos processos pré e pós-operatório é essencial antes mesmo de se dirigir a uma consulta com algum especialista. De acordo com a médica de família e comunidade, Janyele Sales, existem indicações e contraindicações para a cirurgia.
Ela explica, via Médico Responde, que a cirurgia de redução de estômago é indicada sobretudo em duas situações: pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 35 Kg/m² e 40 Kg/m², além de apresentar outros tipos de complicações decorrentes do excesso de peso. Cada caso precisa de uma avaliação clínico-laboratorial individualizada, além de uma avaliação psicológica.
Desde que haja indicação cirúrgica e seja feita uma avaliação clínica rigorosa, a cirurgia de redução de estômago pode ser feita, praticamente, em qualquer idade, desde a adolescência à terceira idade. 
Sociedade Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...