sexta-feira, 29 de maio de 2015

Pela primeira vez, produtos do Inter estarão à venda na Festa do Pinhão

Um desejo antigo da torcida colorada, que é também um pedido recorrente entre os turistas que viajam a Lages durante a Festa do Pinhão, será enfim satisfeito: pela primeira vez, torcedores, colecionadores e turistas poderão comprar camisas, cachecóis, bonés e outros produtos oficiais do Internacional de Lages dentro do Parque Conta Dinheiro.

Governador Raimundo Colombo entrega helicóptero da PM e abre a 27ª Festa Nacional do Pinhão em Lages nesta sexta-feira

O governador Raimundo Colombo estará em Lages nesta sexta-feira, 29, para dois importantes eventos: a entrega de um helicóptero para a Polícia Militar e a abertura oficial da 27ª Festa Nacional do Pinhão.
A partir das 15h30min, no aeroporto de Lages, o governador e a equipe de segurança pública do Estado farão a entrega oficial de um helicóptero para a PM. É a quinta aeronave do Batalhão de Aviação da PM de Santa Catarina. Na ocasião será inaugurada também a 5ª Companhia de Aviação, sediada em Lages.
A Serra Catarinense será uma das poucas regiões do país a contar com um helicóptero policial próprio. A aeronave, batizada de Águia 04, atuará inicialmente nos 18 municípios da região em ocorrências como perseguições a veículos em fuga, fiscalizações ambientais, socorros a vítimas de acidentes e transportes intra-hospitalares e de tropas especializadas.

VENHA OUVIR NOSSA MUSICA E CONHECER NOSSA CULTURA. VOCÊ VAI GOSTAR


É hoje! Começa a Festa Nacional do Pinhão edição 2015

Recanto do Pinhão apresenta quatro atrações nesta sexta-feira
A programação no Centro da cidade inicia às 15h
Esta sexta-feira (29) marca a abertura da 27ª Festa Nacional do Pinhão no parque Conta Dinheiro. Mas o clima de festa está no ar desde 23 de maio, quando foi aberto o Recanto do Pinhão Aracy Paim, na praça João Costa, em Lages. A programação nesta sexta-feira no Centro da cidade inicia às 15h. Serão quatro shows. O Musical Estrela da Serra é quem sobe ao palco nesse horário. Às 16h, Fábio Antunes e Alex Bianchini é a atração. Depois é a vez do Maestro Madruga, às 17h, e mais tarde, Cláudio Bianchini se apresenta, às 18h30min.
Parque Conta Dinheiro

A abertura oficial da Festa do Pinhão, que acontece de 29 de maio a 7 de junho, será às 20h, com a presença do prefeito interino Toni Duarte e demais autoridades. É esperado um grande público já para esta primeira noite do evento.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Lages sedia debate sobre a redução da maioridade penal nesta sexta-feira

A Coordenadoria Estadual da Juventude do Governo do Estado realiza nesta sexta-feira, 29 de maio, em Lages, um importante evento para discutir a redução da maioridade penal no Brasil. 
O debate ocorrerá a partir das 19h no auditório do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e faz parte de um ciclo realizado em seis das principais cidades catarinenses.
Aberto ao público, o evento contará com a presença de dois debatedores, um com posição a favor da maioridade penal e outro com posição contrária. Inicialmente, o advogado Márcio Luiz Fogaça Vicari participaria do debate, mas não poderá comparecer por motivos pessoais.
Em seu lugar, o advogado e professor universitário Mikchael Bastos Policarpo apresentará ideias a favor da redução da maioridade penal. De outro lado, contra a diminuição, estará a advogada, pedagoga e segunda secretária do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/SC), Erli Aparecida Camargo.
Para o coordenador estadual da Juventude do Governo do Estado, Guilherme Pontes, é importante levar a toda a sociedade a discussão sobre a redução da maioridade penal dos atuais 18 para 16 anos.
“O Congresso Nacional está discutindo o assunto e temos o objetivo de levar o debate aos jovens catarinenses para que possam entender os reflexos desse tema na vida deles e a real importância que o assunto tem”.
O ciclo é organizado pela Coordenadoria Estadual da Juventude em parceria com a Comissão do Jovem Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a União Catarinense de Estudantes (UCE), o Instituto Catarinense de Juventude (ICJ) e a Pastoral da Juventude (PJ) e está sendo realizado até a próxima segunda-feira nas cidades de Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Lages e Florianópolis.


Prefeito é entrevistado por estudantes de comunicação


O prefeito interino Toni Duarte esteve com as turmas de Comunicação Social do Centro Universitário Unifacvest na noite desta terça-feira (26). Nas aulas de técnicas para entrevista, os alunos puderam pôr em prática o que estão aprendendo em sala de aula. Na ocasião, o prefeito foi entrevistado pelos futuros profissionais em mídias como rádio e TV.
Houve ainda a chamada entrevista selfie, feita em primeiro plano e gravada em aparelho smartphone. “Pude colocar aos acadêmicos algumas questões sobre política e o poder Executivo. O encontro foi interessante para eles ter a experiência de entrevistar um agente político e para mim, enquanto administrador público, ao expor o funcionamento cotidiano da prefeitura, além de discutir sobre projetos que serão executados”, relata Toni.


Municípios da SDR Lages levantam prioridades para o Plano Plurianual 2016/2019

Os 12 municípios abrangidos pela Secretaria do Desenvolvimento Regional de Lages deram na tarde desta quarta-feira, 27 de maio, um importante passo em direção ao futuro.
Representantes do poder público, da iniciativa privada, lideranças e entidades de classe de Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta e São José do Cerrito levantaram as principais necessidades da região para definir os investimentos por parte do governo do Estado pelos próximos quatro anos.
Durante o seminário do Plano Plurianual (PPA) 2016/2019, realizado no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), foram indicadas aproximadamente 80 demandas, com as respectivas causas e soluções, nos setores da educação, saúde, segurança, agricultura, infraestrutura, tecnologia e social.
Já a partir desta quinta-feira os membros que formaram os grupos temáticos no seminário serão convocados pela SDR de Lages para que seja feita a triagem das demandas mediante avaliação de viabilidade técnica e financeira.
Só poderão continuar no processo as reivindicações coletivas e inéditas, e não as que atendam apenas a interesses individuais nem as que já estão em licitação ou em andamento. Posteriormente serão definidas as 12 prioridades da região, independente do segmento em que se enquadram, para serem executadas pelos próximos quatro anos.
A próxima etapa de elaboração do PPA 2016/2019 na Serra Catarinense ocorrerá no dia 26 de junho, das 14h às 17h, novamente no auditório do CCJ da Uniplac, em uma audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa com representantes dos 18 municípios das SDRs de Lages e São Joaquim.
“Mais uma vez a nossa região demonstrou força e união. O seminário foi rápido, dinâmico e objetivo. Cada um veio com as demandas em mente, e foram levantadas apenas questões coerentes e de interesse coletivo. Foi um momento muito importante para definirmos o que precisamos e queremos pelos próximos quatro anos”, diz o secretário do Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte.
"O objetivo foi alcançado. A Amures já tinha feito uma pauta de reivindicações que serviu para dar ideia aos demais grupos que participaram do seminário. A região serrana está muito representada, e agora contamos com a efetividade destes trabalhos por parte do governo do Estado", completa o prefeito de Correia Pinto e presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Vânio Forster.

Coruja pediu prioridade e atuou firme para agilizar aumento dos servidores da UDESC

O deputado Fernando Coruja (PMDB), atuou firme para agilizar a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 12/2015, do Poder Executivo, que concede reajuste salarial de 6,91% aos servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A proposta gerava dúvidas entre os deputados e tramitava de forma lenta na Assembleia Legislativa. Coruja  encaminhou requerimento pedindo prioridade para a tramitação do Projeto que foi aprovado nesta quarta-feira (27), por unanimidade. De acordo com a exposição de motivos assinada pelo reitor da universidade, o aumento corresponde à reposição da inflação medida no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014, acrescido de ganho real de 0,5%.

A demora na aprovação da lei resultaria em perdas salariais para os professores e técnicos da instituição. "O reajuste anual é um direito dos servidores", ressalta Coruja,  comemorando o entendimento dos parlamentares em relação ao assunto. 

Oportunidade para os jovens, espaço para treinos, novos empregos: o que o Inter, Lages e a região ganharão com o CT do clube

Desde a manhã de ontem (quarta-feira, 27/5 - saiba mais aqui), o Internacional de Lages tem, oficialmente, uma área para construir seu centro de treinamento, um sonho alimentado há décadas pelo clube e sua torcida. Mas, afinal, qual a real importância de um CT para o Inter? O que o clube, a cidade de Lages e a Região Serrana de Santa Catarina podem efetivamente ganhar com a criação de uma estrutura do gênero?
Um CT é, por definição, uma área para que o time possa treinar. Mas a estrutura planejada pelo Colorado Lageano será muito mais que isso: nela, o clube vai concentrar o trabalho de formação de atletas. Essa frente de atuação estará interligada com o Projeto Leõezinhos (uma rede de núcleos de prática de futebol que será espalhada por toda a região) e terá como desdobramentos a geração de empregos e a criação de oportunidade para que jovens lageanos e serranos possam se tornar atletas profissionais, entre outras benesses.
Conheça alguns dos benefícios que o futuro CT do Inter trará não apenas para o clube, mas para Lages e a região:

PROJETO LEÕEZINHOS: CRIANÇAS E JOVENS PRATICANDO ESPORTES
O centro de treinamento será o espaço para o qual serão encaminhados crianças e adolescentes que se destacarem no Projeto Leõezinhos. O projeto será formado por núcleos para a prática de futebol que serão criados em bairros de Lages e também em cidades da Região Serrana. Caso uma criança venha a mostrar aptidão para se transformar em atleta, ela passará a treinar no CT, onde estará concentrado o trabalho específico de formação de futuros atletas profissionais. Quando estiver em plena carga, o Projeto Leõezinhos deverá atender cerca de 2 mil crianças e adolescentes.


FORMAÇÃO DE ATLETAS EM CASA
Do Projeto Leõezinhos surgirão os jovens com potencial para se transformar em atletas profissionais. Isso significa que o Inter de Lages poderá, enfim, formar seus próprios craques. Uma das grandes demandas da torcida e da população é por oportunidade para que jovens da região possam ser formados no clube, e isso será possível assim que o Inter tiver uma estrutura adequada para formar e abrigar os jogadores das equipes infantis, juvenis e de juniores. Atualmente, o Inter não tem alojamentos próprios, o que limita muito o trabalho das categorias de base. O CT servirá para os trabalhos com as equipes sub-15, sub-17 e sub-20, além da profissional.


GERAÇÃO DE EMPREGOS E QUALIFICAÇÃO DE MÃO DE OBRA
O futuro centro de treinamento do Internacional de Lages criará demanda pelo trabalho de profissionais de fisiologia, preparação física, nutrição, medicina esportiva, rouparia e manutenção, entre outros. Isso significa que novos empregos serão gerados - e empregos para lageanos e serranos. Além disso, o surgimento de um espaço efetivamente profissional de formação de atletas permitirá a integração entre clube e universidades. Assim, estudantes de diversas áreas - da medicina à nutrição, da educação física à arquitetura - poderão desenvolver seu potencial no CT colorado.


INVESTIMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A construção do centro de treinamento é, por si só, um investimento que gerará empregos na construção civil. O cronograma prevê a divisão da obra em etapas. Na primeira, será feita a terraplanagem e serão construídos três campos de dimensões oficiais. Mas o CT contará também com vestiários, sala de musculação, alojamentos e refeitório, além de mais campos, que serão construídos em etapas posteriores do projeto. A primeira fase das obras contará com recursos já prometidos pelo governo do estado, que dispõe de recursos específicos para esse tipo de projeto. O investimento na primeira fase será de R$ 1,7 milhão.


MELHORA DA PREPARAÇÃO DO TIME PRINCIPAL
Como se vê, o CT dará oportunidade de trabalho para jovens serranos e também para profissionais em formação. Mas a estrutura servirá também para os preparativos da equipe principal. Hoje, o Inter simplesmente não dispõe de campo próprio para treinar. A preparação da equipe é feita em campos alugados ou no Estádio Vidal Ramos Júnior, o que não é o modelo ideal. Com campos próprios, o Inter diminuirá sensivelmente a necessidade de uso do estádio municipal para os treinos da equipe, o que permitirá um maior tempo de descanso para o campo. Com um gramado com mais tempo de recuperação, os jogos do Inter em casa ficarão ainda mais vistosos - e, portanto, mais atrativos do que já são.


Alimentação Saudável é tema de devolutiva estudantil


As cozinheiras das unidades escolares são orientadas e recebem um cardápio semanal elaborado por nutricionistas da Secretaria de Educação, que avaliam as necessidades diárias de vitaminas e nutrientes dos alunos da educação infantil

Uma bancada colorida, repleta de frutas fresquinhas de dar água na boca. Assim foram recepcionados os pais e a comunidade durante a devolutiva dos trabalhos do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Nossa Senhora do Caravágio. Eles puderam conferir de pertinho como a alimentação saudável é uma das prioridades na instituição e faz parte do cardápio diário das crianças. O evento foi realizado durante todo o dia desta quinta-feira (28), com mostra de trabalhos dos alunos. Quem visitou a unidade ainda levou para casa um potinho com salada de frutas e outras lembranças da escola.
De acordo com a diretora Susi Couto Koeche, esta é a devolutiva de um projeto realizado durante cerca de 15 dias, preparando a exposição com o tema alimentação saudável, sob a coordenação das professoras da unidade. Todos os corredores da escola estão preenchidos com os trabalhos das crianças, alguns até com a colaboração dos próprios pais. A ideia é aproximá-los em uma relação de essência e convivência e incentivar o hábito de comer frutas e legumes também em casa.
As crianças passam a maior parte do tempo na escola, explica Susi. “Fazemos nossa parte, que é inserir as frutas no cardápio e ensiná-las a gostar de uma alimentação rica em nutrientes, mas essa condição precisa ter continuidade em casa, por isso os pais precisam estar conscientes”, salienta a diretora. Para ela, a correria do dia a dia muitas vezes contribui para que as famílias façam comidas rápidas e práticas e consequentemente menos saudáveis.

Pais aprovam a iniciativa
Harrisson Correia é pai do pequeno Fernando, de 5 anos, matriculado na creche desde o berçário. Ele é profissional liberal e separou um tempinho na sua agenda para visitar a mostra da escola e se surpreendeu com a criatividade e organização. “Achei interessante a escolha do tema, estimulando as crianças a gostarem das frutas e verduras. Isso é importante porque eles ficam a maior parte do tempo na escola”, diz.
A mãe da Lívia, de 1 ano e 11 meses, Taiane Teixeira Costa, gostou da ideia e diz que sempre oferece uma alimentação saudável à filha em casa. “Ela adora. A fruta preferida é a banana, e sei que a escola tem méritos nisso, ensinando as crianças a gostarem e provarem novos paladares, principalmente nestes tempos de tanta comida industrializada”, afirma.
As cozinheiras das unidades escolares são orientadas e recebem um cardápio semanal elaborado por nutricionistas da Secretaria de Educação, que avaliam as necessidades diárias de vitaminas e nutrientes dos alunos da educação infantil. Tudo é seguido à risca. Os produtos chegam frescos toda semana, distribuídos através do programa Agricultura Familiar.

L

Café da manhã com Prefeito, Gaby produções e Imprensa no Parque Conta Dinheiro


Prefeitura vai desembolsar R$ 215 mil com a festa desse ano


O prefeito interino, Toni Duarte anunciou essa manhã, como havia se comprometido, quais serão os gastos da prefeitura esse ano com a Festa do Pinhão.
Além dos recursos obtidos dos patrocinadores a prefeitura (Fundação Cultural) deverá desembolsar mais R$ 215 a 217 mil. Basicamente o custo com o Recanto do Pinhão.
Dos patrocínios estão computados: Governo do Estado: R$ 350 mil
Banco do Brasil: R$ 30 mil (R$ 15 mil para o Recanto e R$ 15 mil para a Sapecada)
Ipiranga: 16 mil
Que somados aos R$ 174 mil que a Gaby tem de pagar à prefeitura a cada evento, chega a soma de R$ 570 mil
Se, além desse ainda serão gastos mais R$ 215 mil, o custo total da festa para a prefeitura será de R$ 765 mil

Toni lembrou que está se avançando no modelo da festa graças a uma proposta que já vem sendo implementada  desde 2013


Cafe1.jpg

A informação foi repassada durante coletiva à imprensa, hoje pela manhã, onde também falou o presidente da CCO, Gilson Máximo de Oliveira e o diretor da Gaby produções

Cafe.jpg
Beto Ody disse que no ano passado a empresa não teve prejuízos, mas também não teve lucro. Esse ano está correndo risco maior pois, além de pagar um valor maior para a prefeitura (R$ 174 mil) ainda assumiu outras funções dentro do novo modelo.
Como por exemplo:
Esse ano a Gaby se responsabilizará pela limpeza do parque
A contratação de ambulâncias
O palco da Sapecada (ano passado foi a prefeitura que montou)
Gasto com energia 
e o gasto com a mídia ( a prefeitura gastará apenas R$ 90 mil com a divulgação do Recanto e da Sapecada)
Resumindo: As despesas da Gaby Produção terá um aumento de quase meio milhão esse ano, somente ai.

Mas, diz ele, ao assumir a festa já sabia que não teria lucro nos primeiros anos
"O meu grande desafio é transformar a Festa do Pinhão na maior festa de SC"
Disse Beto Ody destacando que essa festa tem um diferemcial das demais:

"É uma festa que tem alma".
Beto Ody
Certamente a "Alma lageana". Sabemos que essa alma lageana é poderosa. Até fez Renato Nunes de Oliveira prefeito de Lages.
matéria publicada no blog da amiga Olviete Salmoria

quarta-feira, 27 de maio de 2015

UEFA pede adiamento do congresso da Fifa e das eleições presidenciais

Depois de deflagrada a operação do esquema de corrupção com a detenção de sete executivo da Fifa em Zurique, na Suíça, o comitê executivo da Uefa pediu nesta quarta-feira o adiamento do 65º Congresso da Fifa e da eleição presidencial da entidade.


— A Uefa considera que o Congresso da Fifa precisa ser adiado e que a eleição presidencial deveria acontecer em seis meses — declarou o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, após reunião do comitê executivo realizada em Varsóvia, onde será disputada a final da Liga Europa.

Entidades de SC discutem formas de combater embriaguez ao volante

Um evento promovido pela Rede Vida no Trânsito na tarde desta quarta-feira discutirá um dos problemas mais urgentes das estradas catarinenses: a mistura álcool e direção. O 1º Encontro Catarinense de Segurança Viária, que ocorre no plenarinho da Assembleia Legislativa (Alesc), começa às 14h e faz parte da programação especial do Maio Amarelo.
Em 2013, foram mais de 1 mil acidentes causados por motoristas embriagados em SC, matando 31 pessoas e ferindo outras 853. Com uma média de mortes no trânsito 40% maior que a brasileira, Santa Catarina costuma ficar entre os primeiros lugares no negativo ranking nacional.

Ministro do TCU diz que vai reavaliar responsabilidade de Dilma por Pasadena

O ministro Vital do Rêgo do Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a área técnica do tribunal reavalie a responsabilidade da presidente Dilma Rousseff e de demais ex-integrantes do Conselho de Administração da Petrobras em prejuízos na compra da Refinaria de Pasadena, no Texas, Estados Unidos. O ministro também requereu que se analise eventual culpa de representantes da Astra Oil, antiga sócia da estatal brasileira no negócio.
Um comunicado sobre os novos passos da investigação será feito por Vital aos demais ministros da corte de contas em sessão marcada para esta quarta-feira. Vital é relator dos processos que apuram danos ao erário na compra da refinaria americana.

Alunos darão abraço simbólico no Centro Ambiental


“Convidamos toda a comunidade a participar das ações, colocando os cuidados com o meio ambiente em evidência, promovendo a conscientização de crianças, jovens e adultos.” Mushue Hampel

O mês de junho será todo voltado às causas ambientais, principalmente à preservação do solo, que é o tema central das programações que envolverão toda a comunidade em diversos locais. A abertura oficial do Mês do Meio Ambiente será na segunda-feira (1), a partir das 14h, no parque Jonas Ramos (Tanque). Será realizado o projeto Encontro Arte Vida Verde do Serviço Social do Comércio (Sesc), com participação dos protetores ambientais.
Cerca de 250 alunos de escolas estaduais, municipais e particulares estarão envolvidos e, na oportunidade, darão um abraço simbólico no Centro Ambiental Ida Schimdt, previsto para as 15h. A programação foi elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e instituições parceiras. Ao longo do mês serão realizadas palestras, oficinas, seminários, mostra de trabalhos pedagógicos, saídas a campo, visitas no parque natural, entre outras, distribuídas em locais diferentes da cidade.
As escolas interessadas em levar seus alunos para as visitações e demais atividades deverão se cadastrar no Centro Ambiental Ida Schimdt, no Tanque, ou através do telefone (49) 3224-3142. “Convidamos toda a comunidade a participar das ações, colocando os cuidados com o meio ambiente em evidência, promovendo a conscientização de crianças, jovens e adultos”, convida o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel.

Programação completa:
1/06 – Abertura oficial
Horário: 14h
Local: Parque Jonas Ramos – Tanque
Encontro Arte Vida Verde e Protetores Ambientais

9 a 10/06 – Visitas guiadas no Parque Natural com a Polícia Militar Ambiental
11 e 12/06 – oficina para professores da rede estadual e municipal
Matutino: Oficina sobre solos com o Instituto Çarakura
Vespertino: Saída a campo nos pontos de recarga do Aquífero Guarani com professor Tassio Rech

13/06 – Sesc Experimenta
Horário: 9h às 13h
Local: Praça João Costa

15 a 19/06 – Visita do Eco-ônibus da Fatma nas escolas municipais e estaduais
17/06 – Seminário “Educação para Conservação do Solo”
Horário: Das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h30
Local: Câmara de Vereadores

23/06 – Mostra de trabalhos das escolas
Horário: Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Local: Ginásio do Samt

28/06 – Pedalada Ecológica
Horário: 9h
Saída: Praça Joca Neves
Chegada: Sede nova do Parque Natural

29/06 – Seminário Regional do Meio Ambiente
Horário: 9h
Local: CCJ – Uniplac

Durante todo o mês de junho, Mostra Sesc de Ciência Bichos do Sul
Locais: Biblioteca Pública, Centro Ambiental Ida Schmidt (Tanque) e CAV/Udesc

Lages sedia campeonato de handebol


Lages contará com a HandLages/FME no masculino e feminino

Está marcado para o dia 30 de maio o início das competições da 1ª Copa Lages de Handebol Juvenil, categoria sub-18, nos naipes masculino e feminino. A Associação de Handebol Lages e a Fundação Municipal de Esportes (FME) estão organizando o evento. Participarão do campeonato equipes dos municípios de Capinzal, Joaçaba, Fraiburgo, Concórdia e Luzerna. Lages contará com a HandLages/FME no masculino e feminino. As equipes campeãs serão premiadas com troféu e medalhas e os segundos e terceiros lugares receberão medalhas. A competição também servirá como preparação para a fase regional dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.  

Segue tabela para os jogos:

JOGOS
Horários
Equipe A
Equipe B
Naipe

8:30
Lages
Luzerna
Feminino

9:00
Lages
Fraiburgo
Masculino

9:30
Capinzal
Fraiburgo
Feminino

10:00
Luzerna
Concordia
Masculino

10:30
Lages
Fraiburgo
Feminino

11:00
Capinzal
Luzerna
Feminino

13:30
Lages
Concórdia
Masculino

14:00
Fraiburgo
Luzerna
Masculino

14:30
Capinzal
Lages
Feminino
10°
15:00
Concórdia
Fraiburgo
Masculino
11°
15:30
Fraiburgo
Luzerna
Feminino
12°
16:00
Lages
Luzerna
Masculino

Legenda: A competição também servirá como preparação para a fase regional dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (Foto: Divulgação)
______________________________________________
 
Semana de Museus
Estudantes de Bocaina do Sul participam de oficina de orientação profissional

“A maioria sabe da importância de cursar uma graduação como entrada na profissão desejada. E eles querem isso.” Marilu Diez Lisboa

Os 44 alunos do ensino médio da Escola de Educação Básica Campos Sales, de Bocaina do Sul, estiveram no auditório da Fundação Cultural de Lages (FCL) nesta terça-feira (26) para participar de uma oficina sobre orientação profissional. A atividade integrou a programação a Semana de Museus do Museu Thiago de Castro na semana passada e foi oferecida nesta oportunidade para atender o grupo bocainense. A professora do mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Marilu Diez Lisboa, e a professora Maribel Rosa Balardin falaram sobre a orientação profissional e a inserção no mercado de trabalho.
Marilu conta que foi um encontro esclarecedor com debate e troca de informações com um grupo de pessoas interessadas no assunto. “A maioria sabe da importância de cursar uma graduação como entrada na profissão desejada. E eles querem isso”, afirma a professora. No dia 10 de junho haverá uma atividade como esta no mesmo local. Desta vez quem participa são integrantes do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Santa Monica.

Legenda: No dia 10 de junho haverá uma atividade como esta no mesmo local. Desta vez quem participa são integrantes do Cras do Santa Monica (Foto: Taina Borges)





terça-feira, 26 de maio de 2015

Mapa Funcionamento do Trânsito para a Festa Nacional do Pinhão 2015

O fechamento e nova configuração do trânsito ocorrerá a partir das 16:00 horas do dia 29 de maio e se estenderá durante os 10 dias de festa.
O acesso ao Parque, assim como nos anos anteriores, sera feito por 4 pistas da Av. Camões, começando a partir da Rua Getúlio Vargas e Rua Dr. Serafin Antunes.
Durante o dia será liberado o retorno pela Av. Camões a partir da Rua Hercílio Granzotto, voltando ao fluxo normal para a Festa a partir das 18:00 horas.




Helicóptero da Polícia Militar coloca a Serra Catarinense em situação privilegiada no Brasil

A Serra Catarinense entrará nesta semana em uma seleta lista. A região mais fria do Brasil será uma das poucas do país a contar com um helicóptero próprio para atender grandes ocorrências policiais e resgatar vítimas nas mais diversas situações de risco. E isso será realidade a partir das 15h30min desta sexta-feira, dia 29, quando o governador Raimundo Colombo e a alta cúpula da segurança pública do Estado farão a entrega oficial da aeronave.
O Águia 04 foi viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre duas empresas com passivos ambientais e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma). É a quinta aeronave do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina que, paralelamente à entrega do helicóptero, inaugura a 5ª Companhia de Aviação, sediada no aeroporto de Lages.
O helicóptero tem configuração vip e conta com espaços para maca, armas e equipamentos de resgates aquáticos, salvamentos em altura e combate a incêndios. Com autonomia de combustível para duas de horas de voo (calcula-se uma hora entre ida e volta de uma extremidade à outra da região, mais uma hora para atendimento da ocorrência), o helicóptero atuará inicialmente nos 18 municípios da região da Amures.
A aeronave será usada em ocorrências de grande vulto, perseguições a veículos em fuga, fiscalizações ambientais, socorros a vítimas de acidentes, transportes intra-hospitalares e de tropas especializadas. Os policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Lages serão treinados para operações aéreas. Além disso, Lages poderá receber ainda os voos do avião bimotor da PM equipado com kit aeromédico para o transporte de órgãos e pacientes graves.

"Não é temporário. Nós viemos para ficar em definitivo em Lages", diz comandante

Num primeiro momento, o helicóptero irá operar apenas com a luz do dia, de segunda a segunda, até que os quatro oficiais pilotos e os nove tripulantes multimissão que irão compor a 5ª Cia de Aviação tenham pleno conhecimento da geografia e da meteorologia da região, garantindo, assim, voos com total segurança. Havendo a necessidade de operações noturnas, os helicópteros lotados em Florianópolis e Joinville, que contam com faróis específicos, poderão ser acionados e deslocados rapidamente até Lages.
Ainda neste primeiro momento, o helicóptero ficará em um hangar locado no aeroporto de Lages. Ao longo da semana, até sexta-feira, o local receberá as últimas obras para deixá-lo em totais condições de uso.
A proposta do governo do Estado, porém, é construir um espaço próprio para, num futuro breve, possibilitar a homologação da oficina a fim de realizar na própria companhia as manutenções da aeronave, que por enquanto precisarão ser feitas em grandes centros do país.
“Ter um helicóptero da Polícia Militar é um privilégio para poucas regiões do Brasil. Santa Catarina é referência no país. Não é temporário. Nós viemos para ficar em definitivo em Lages”, diz o comandante da 5ª Companhia de Aviação, major Luiz Eduardo Ardigó da Silva.

Serviço


Alimentos frescos e saudáveis na merenda escolar

O cardápio é variado e, além dos produtos perecíveis, também são adquiridos os secos, como bolachas, arroz, feijão e macarrão

A Secretaria de Educação vem assegurando aos seus educandos o fornecimento de alimentação mais rica, sadia, nutritiva e de qualidade, colaborando assim para a sua formação social e cognitiva. Os cardápios são elaborados por nutricionistas especializados, cujos itens utilizados e prioritários são os produtos hortifrutigranjeiros do programa Agricultura Familiar, através de parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca.
Toda semana chegam ao setor de suprimentos da Secretaria de Educação veículos carregados com produtos fresquinhos, que são separados e distribuídos nas unidades escolares. As 129 instituições, inclusive no interior, são beneficiadas. O processo é rápido, garantindo que as frutas e verduras cheguem com ótima qualidade às escolas.
O cardápio é variado e, além dos produtos perecíveis, também são adquiridos os secos, como bolachas, arroz, feijão e macarrão. “Tudo é elaborado de acordo com as necessidades de nutrientes e vitaminas que as crianças precisam para o seu desenvolvimento”, diz a secretária de Educação, Marimilia Coelho.
Na educação infantil municipal as crianças permanecem na escola em regime integral, um período de 11 horas, das 7h30min às 18h30min, por isso a importância de uma alimentação saudável, com a inserção de legumes, frutas e verduras no cardápio. “As principais refeições são servidas nas escolas. Precisamos ter alimentos variados e criar hábitos saudáveis”, salienta.

Programa rende até R$ 20 mil por ano
Conforme dados da Secretaria de Agricultura e Pesca, a aquisição de produtos da Agricultura Familiar no primeiro semestre deste ano chega a um montante aproximado de R$ 560 mil, sendo este valor cerca de 50% maior que o projeto do mesmo período no ano passado, que foi de aproximadamente R$ 360 mil. O programa atende 48 agricultores familiares, ou seja, que possuem pequenas propriedades, com menos de 80 hectares, e a principal fonte de renda é a comercialização de hortifrutigranjeiros.
Cada agricultor chega a vender até R$ 20 mil por ano para a prefeitura, sendo esta a cota máxima. A aquisição é feita por um preço justo, com base em pesquisas no mercado. A Associação das Comunidades Rurais Organizadas (Acro) faz o gerenciamento das famílias credenciadas e apresenta o projeto na Secretaria de Educação, através de um processo licitatório para a participação. “É um complemento de renda para eles, beneficiando muitas famílias. A Secretaria de Agricultura presta assistência técnica aos produtores, dando orientações para que o produto seja sempre de qualidade”, informa o secretário Moisés Savian.

Agricultores beneficiados
A agricultora Maria Aparecida Mattucci da Silva, moradora da localidade de Lambedor, fornece alface, tempero verde, fruta cabutiá e bolachas caseiras. Ela conta que toda a família está envolvida na produção desde o início do programa, há cerca de dez anos. E não é diferente com Roseli Vonboemmel Moraes Branco, de Santa Terezinha do Salto. Ela comercializa pinhão, bolacha e verduras. “Ajuda muito a incrementar a renda da nossa família, que tem essa como a principal atividade depois que a Agricultura Familiar iniciou”, relata.

Ronda Tática instrui comunidade sobre patrimônio público e atos de vandalismo

Segundo a equipe, quando alguém danifica um aparelho de um parquinho infantil, por exemplo, está prejudicando toda a comunidade e gerando prejuízos à população, uma vez que o recurso que a prefeitura utiliza para consertar a peça vem dos impostos

Esclarecer o que é patrimônio público e que vandalismo é crime. Com esse objetivo, uma equipe da Ronda Tática da Secretaria de Segurança e Ordem Pública deu palestra para um grupo de aproximadamente 50 crianças e adolescentes no projeto Sopão Santa Clara, desenvolvido na Associação Cruzada Espírita de Evangelização Educacional, no bairro Santa Clara. Também estavam adultos entre o público-alvo, pessoas beneficiadas com a distribuição da sopa. Foi no sábado (23) pela manhã.
Segundo a equipe que esteve no Sopão Santa Clara, trata-se de um projeto-piloto que visa orientar crianças e adolescentes, inclusive nas escolas, sobre o que é patrimônio público. Segundo eles, quando alguém danifica um aparelho de um parquinho infantil, por exemplo, está prejudicando toda a comunidade e gerando prejuízos à própria população, uma vez que o recurso que a prefeitura utiliza para consertar a peça vem dos impostos.
Além de alertar para que o público-alvo saiba que quebrar lixeiras, depredar praças, parques e academias ao ar livre, pichar prédios e muros, invadir escolas, quebrar lâmpadas de energia elétrica, entre outros atos, a ideia é transformar a própria comunidade em fiscais públicos, denunciando atos de vandalismo à Ronda Tática ou à Polícia Militar. O coordenador especial de Segurança da secretaria, Paulo Roberto Oberziner, destaca que a Ronda Tática dispõe de um número de telefone celular 24 horas por dia e que o tempo-resposta ao chamado é imediato. A ligação pode ser feita a cobrar: (9090) 84271052.

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...