quinta-feira, 21 de maio de 2015

Agora é lei: governador sanciona lei que obriga restaurantes informar espécie e origem do pescado


O governador Raimundo Colombo sancionou esta semana o  projeto de lei do deputado estadual Dirceu Dresch (PT) que determina que o consumidor seja informado sobre a espécie e origem do pescado servido em bufês de restaurantes, lanchonetes, bares e similares. Os estabelecimentos terão agora 90 dias para se adaptar à Lei Estadual 16.623. A fiscalização na aplicação da legislação ficará a cargo do Procon.

"É uma lei importante, que resguarda o direto do  consumidor de ser devidamente informado sobre o pescado oferecido", afirma Dresch.  Ele destaca também o caráter educativo da medida ao incentivar o consumo de pescado regional  e inibir a entrada de alimento importado que, via de regra, compete de forma desleal com os produtos dos pescadores e aquicultores catarinenses.

Devido à falta de legislação específica, a grande maioria dos restaurantes com serviço self service ou a quilo, ou mesmo bares e lanchonetes, não dá qualquer  informação sobre  o pescado que está sendo disponibilizado.  "Tem muita gente comendo peixe panga, criado em cativeiro lá no Vietnã, pensando que é  um peixe local. Queremos que o consumidor tenha essa informação correta . Queremos valorizar o pescado da nossa costa e o peixe produzido pelo agricultor familiar", explica o deputado.

Lei desperta interesse de outros estados

O deputado Dirceu Dresch ficou surpreso com o apoio e o  interesse que seu projeto recebeu. Desde que o projeto foi aprovado no Legislativo, assessorias de parlamentares de outros estados e de câmaras de vereadores entraram em contato para pedir  cópia da proposta e mais informações, com o objetivo de também apresentar a matéria em seus estados e municípios.

"Fico feliz que uma iniciativa do nosso mandato seja replicada em outros locais, pois essa é uma questão que se revela grave, seja do ponto de vista do direito do consumidor, da qualidade alimentar ou da valorização do produto regional.  A falta da exigência de identificação e de informação sobre o pescado servido prejudica o consumidor, sem que muitas vezes ele próprio se dê conta disso", avalia o parlamentar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...