Pesquisa em SC
OS BAILINHOS QUE
FAZEM BEM AO CORAÇÃO
Por essa nem o Cláudio Bianchini esperava:
Baile de idosos e a associação entre nível de atividade física e marcadores de risco para doenças cardiovasculares foi o tema da tese de doutorado de Fernanda Christina de Souza Guidarini, técnica Udesc.
*
MAIS BAILE E MENOS BINGO
A pesquisa encontrou associação entre a atividade física proporcionada pelos bailes de idosos e a prevenção de doenças cardiovasculares. O estudo envolveu 118 idosas, divididas em dois grupos. As idosas participantes do estudo usaram acelerômetros para medir o nível de atividade física durante sete dias, 10 horas por dia. Um grupo foi formado por aquelas que frequentavam os bailes dançantes e o outro pelas que participavam de bingos e outras atividades menos ativas.
*
CONCLUSÃO DA PESQUISA
A pesquisa concluiu que os bailes contribuem para uma vida mais ativa e saudável no envelhecimento, proporcionando benefícios à saúde das idosas. As idosas do que foram aos bailes apresentaram menores valores nos fatores de risco para doenças cardiovasculares quando comparadas ao outro grupo. Para obter os resultados foram realizadas também coletas de sangue e urina, medidas da pressão arterial e exame de ultrassonografia das carótidas.
fonte: blog do amigo Edson Varela
Nenhum comentário:
Postar um comentário