quinta-feira, 21 de maio de 2015

Carmen Zanotto quer revisão do pacto federativo

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) defendeu , nesta quarta-feira (20), a revisão imediata do pacto federativo, para o bem  da população brasileira. A parlamentar disse esperar que a comissão especial que foi instalada para debater uma nova forma de dividir o “bolo” da arrecadação de impostos com todos os entes federativos possa contribuir para diminuir as desigualdades e as extremas dificuldades de estados e municípios.
Na avaliação da parlamentar, a distribuição de recursos em relação à quantidade de impostos arrecadados é injusta aos estados e municípios.“A carga tributária dos brasileiros é gigantesca, mas a maior parte fica com a  União. Os recursos não chegam na ponta, ou seja nos municípios. Quem sofre com isso é a população, que precisa de serviços públicos de qualidade”, criticou a deputada, em entrevista à TV Câmara. 
Atualmente, a União fica com 60% da arrecadação, cabendo aos estados e municípios, respectivamente, 23% e 17%. Segundo Carmen, as prefeituras estão cada vez mais endividadas e  não vêm conseguindo mais dar conta das ações de saúde e de educação, das políticas de segurança e de assistência social.
A deputada defendeu que a comissão deve aproveitar a Marcha dos  Municípios,  que acontecerá , na próxima semana, em Brasília, para debate o pacto federativo com os prefeitos. “Para tirar um texto de consenso, é preciso ouvir os prefeitos, que são os mais penalizados pela falta de recursos”, afirmou 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...