Nos dias
11 e 12 deste mês o Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Lages
pesquisou os valores de 40 produtos alimentícios, de higiene e de limpeza,
considerados os básicos (os mais baratos) para o consumidor. Foram averiguados
os preços em nove supermercados: Alvorada, Angeloni, BIG, Bistek, Klöppel,
Martendal, Maxxi Varejo, Mezzalira e Myatã. A tabela apresenta o valor variável
de cada item de acordo com o volume (grama, quilo, pacote ou unidade) e aponta
as diferenciações percentuais e pontuais, sendo que os preços repassados são
válidos por dez dias.
O
levantamento pode ser consultado na íntegra no link http://www.lages.sc.gov.br/procon/pesquisas.php,
em que também podem ser acessadas cartilhas, legislação, dicas de
confiabilidade na hora de escolher sites de compras, orientações sobre a
aquisição de produtos e serviços. O diretor de Atendimento do Procon e
responsável pela tabulação dos dados coletados, Juarez Pereira da Silva Filho,
explica que a pesquisa acontece mensalmente.
As
informações contribuem para que o consumidor analise e busque o melhor preço
para seu bolso, aliado à qualidade dos produtos. “O consumidor traça um
parâmetro do que precisa para sua casa, para si e seus filhos, diagnosticando
preços abusivos e diferenças exorbitantes”, explica. Entre março de 2013 e maio
de 2014 foram realizadas 25 pesquisas de mercado pelo Procon, com abordagens de
preços de elementos da cesta básica, ou voltados à Páscoa e aos materiais
escolares.
Denúncias
O Procon
recebe denúncias de cidadãos que se sentiram lesados por algum mercado ou
supermercado diante de preços considerados abusivos. A denúncia deve ser
formalizada na sede do Procon, na rua Martinho Nerbass, 29, Centro. A pessoa
deve portar documentos pessoais e algum comprovante de que o preço é duvidoso,
como uma nota fiscal, comprovante ou panfleto de propaganda. Os contatos são:
3222-3921, 3222-6960,3222-4367, 3222-1096, 3222-0908, 3224-5226, 3224-5225 e
3229-2752 ou pelo e-mail procon@lages.sc.gov.br.
Ao receber
a denúncia do consumidor, o Procon providencia a diligência, averiguação e
investigação, e no caso da constatação, encaminha-se processo administrativo. O
Procon presta atendimento individualmente através do setor de recepção e nos
seis guichês, conta com uma equipe de três profissionais que desempenham
trabalho no setor jurídico e quatro no setor de cartório.
Novos
modelos de pesquisa
O diretor
de Atendimento do Procon e responsável pela tabulação dos dados coletados,
Juarez Pereira da Silva Filho, explica que dentro de alguns meses serão
adotados novos modelos de pesquisa. Um convênio com o Instituto Federal de
Santa Catarina (Ifsc), campus Lages, proporcionou a mudança da metodologia. E
paralelamente serão promovidas pesquisas diferenciadas, com formulários por
amostragem com foco socioeconômico, nos produtos básicos de consumo do dia a
dia e sobre os fatores e produtos de endividamento do lageano - imóvel
residencial, veículo, eletrodoméstico, entre outros bens duráveis. “Estamos
analisando esta questão junto à equipe técnica e este modelo de pesquisa
realizada até agora, maio, sofrerá alterações”, reitera.
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