sexta-feira, 15 de maio de 2015

Procon pesquisa preços de 40 itens da cesta básica em nove supermercados

Nos dias 11 e 12 deste mês o Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Lages pesquisou os valores de 40 produtos alimentícios, de higiene e de limpeza, considerados os básicos (os mais baratos) para o consumidor. Foram averiguados os preços em nove supermercados: Alvorada, Angeloni, BIG, Bistek, Klöppel, Martendal, Maxxi Varejo, Mezzalira e Myatã. A tabela apresenta o valor variável de cada item de acordo com o volume (grama, quilo, pacote ou unidade) e aponta as diferenciações percentuais e pontuais, sendo que os preços repassados são válidos por dez dias.
O levantamento pode ser consultado na íntegra no link http://www.lages.sc.gov.br/procon/pesquisas.php, em que também podem ser acessadas  cartilhas, legislação, dicas de confiabilidade na hora de escolher sites de compras, orientações sobre a aquisição de produtos e serviços. O diretor de Atendimento do Procon e responsável pela tabulação dos dados coletados, Juarez Pereira da Silva Filho, explica que a pesquisa acontece mensalmente.
As informações contribuem para que o consumidor analise e busque o melhor preço para seu bolso, aliado à qualidade dos produtos. “O consumidor traça um parâmetro do que precisa para sua casa, para si e seus filhos, diagnosticando preços abusivos e diferenças exorbitantes”, explica. Entre março de 2013 e maio de 2014 foram realizadas 25 pesquisas de mercado pelo Procon, com abordagens de preços de elementos da cesta básica, ou voltados à Páscoa e aos materiais escolares.

Denúncias
O Procon recebe denúncias de cidadãos que se sentiram lesados por algum mercado ou supermercado diante de preços considerados abusivos. A denúncia deve ser formalizada na sede do Procon, na rua Martinho Nerbass, 29, Centro. A pessoa deve portar documentos pessoais e algum comprovante de que o preço é duvidoso, como uma nota fiscal, comprovante ou panfleto de propaganda. Os contatos são: 3222-3921, 3222-6960,3222-4367, 3222-1096, 3222-0908, 3224-5226, 3224-5225 e 3229-2752 ou pelo e-mail procon@lages.sc.gov.br.
Ao receber a denúncia do consumidor, o Procon providencia a diligência, averiguação e investigação, e no caso da constatação, encaminha-se processo administrativo. O Procon presta atendimento individualmente através do setor de recepção e nos seis guichês, conta com uma equipe de três profissionais que desempenham trabalho no setor jurídico e quatro no setor de cartório.

Novos modelos de pesquisa
O diretor de Atendimento do Procon e responsável pela tabulação dos dados coletados, Juarez Pereira da Silva Filho, explica que dentro de alguns meses serão adotados novos modelos de pesquisa. Um convênio com o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), campus Lages, proporcionou a mudança da metodologia. E paralelamente serão promovidas pesquisas diferenciadas, com formulários por amostragem com foco socioeconômico, nos produtos básicos de consumo do dia a dia e sobre os fatores e produtos de endividamento do lageano - imóvel residencial, veículo, eletrodoméstico, entre outros bens duráveis. “Estamos analisando esta questão junto à equipe técnica e este modelo de pesquisa realizada até agora, maio, sofrerá alterações”, reitera.


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