quinta-feira, 7 de maio de 2015

Carmen defende cota de 30% para as mulheres no Legislativo

A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), coordenadora da Bancada Feminina, reforçou, ontem, a luta em defesa da  cota mínima de 30% das cadeiras das duas casas do Parlamento (cerca de 150 deputadas e 25 senadoras) para as mulheres.

A parlamentar, durante audiência pública realizada terça-feira pela comissão da reforma política, reforçou que  a medida seja adotada em todas as casas legislativas (assembleias e câmaras de vereadores também) do país.
Na reunião, as deputadas defenderam que a cota seja incluída na proposta de reforma política.

“Se queremos fazer uma reforma de verdade, é preciso reduzir a desigualdade entre homens e mulheres no Congresso, que precisa dar o exemplo. É preciso rever urgentemente essa situação. A lei atual não é a ideal”, afirmou a deputada. 

A vice-líder do PPS se refere à atual legislação eleitoral que obriga os partidos e coligações a preencherem, no mínimo, 30% das vagas indicadas para as eleições proporcionais com candidatas é só primeiro passo. “Essa ação afirmativa que busca maior espaço às mulheres na política é importante, mas não avança na garantia efetiva da presença das mulheres na política”, disse Carmen.
Ela destacou ainda, que a presença feminina nas instâncias de poder deixa a desejar no país. 

“A Câmara conta apenas com 51 deputadas dos  513 parlamentares. No Senado não é diferente:  12 das 81 cadeiras. Temos a pior representação feminina da América do Sul. Perdemos  feio para alguns países do Oriente Médio, onde a atuação política é um privilégio dos homens”, revelou a parlamentar.


Temer

A proposta de cota recebeu o apoio do articulador político do governo, vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), que, em reunião com o grupo, comprometeu-se a colaborar com a Bancada Feminina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...