terça-feira, 5 de maio de 2015

Empreendedores de turismo do Paraná visitam Lages


“Sempre ouvimos falar de Lages e da região e acreditamos ser um bom exemplo, principalmente para as pessoas que estão iniciando no turismo rural e ainda não tem tanta experiência.” Dagmar Pedroso

Logo nas primeiras horas desta terça-feira (5) a Secretaria de Turismo recebeu a visita de um grupo com aproximadamente 40 pessoas vindas do Paraná, recepcionado pelo secretário Flávio Agustini. São empresários do ramo, turismólogos, gestores públicos e novos empreendedores que vieram especialmente para conhecer a Princesa da Serra, cidade-berço do turismo rural e pertencente a uma das regiões com maior potencial turístico do Sul e até do país, se tratando de belezas naturais.
A primeira parada na secretaria foi intermediada por uma conversa, questionamentos e trocas de experiências entre os integrantes do grupo, oriundos de seis municípios paranaenses: Serranópolis do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Medianeira, Missal e Entre Rios do Oeste. Após houve um passeio pelos principais pontos da cidade, acompanhados pela guia de turismo Laura Lange, da agência Lia Ramos e Turismo, e um almoço na Fazenda Pedras Brancas.
A viagem foi proporcionada através da Adetur Cataratas e Caminhos, agência que representa 17 municípios paranaenses, a maioria lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu (PR), onde está localizada as famosas Cataratas do Iguaçu. O secretário falou sobre a história de Lages e a ascensão do turismo rural no município, as características das fazendas pioneiras na atividade e os principais desafios para manter-se forte, conquistando o Brasil com seus atrativos peculiares, até se tornar a capital do Turismo Rural no anos 90, quando foi criada a Associação Brasileira de Turismo Rural – Abraturr.

Desafios
Flávio Agustini diz que um dos desafios do poder público é incentivar os pequenos empreendedores a fomentar seus negócios e manter-se na atividade. “Por isso o associativismo é muito importante, pois a união faz a força”, destaca. Muitas sugestões de fomento do turismo rural surgiram durante o bate-papo e uma das dicas foi a criação de roteiros e atividades diversas, explorando o potencial natural das fazendas com cavalgadas, passeios de charrete, visita a cachoeiras, acompanhamento das atividades rotineiras no meio rural, como a ordenha das vacas, trabalhos na horta, entre outros.
Isso tudo faz com que os turistas vivenciem como é a vida no campo. “E é isso que eles procuram. O conforto não precisa estar atrelado ao luxo, pelo contrário, uma ambiente rústico, porém confortável, vem ao encontro dos anseios dos turistas que buscam a qualidade de vida”, comenta o secretário. A turismóloga de Medianeira, Dagmar Pedroso, comenta que o grupo veio em busca de subsídios para continuar um trabalho voltado ao turismo que se iniciou lá.
As principais dificuldades da região paranaense, segundo ela, é incentivar os próprios empreendedores de que esta é uma atividade interessante e rentável para as pessoas que vivem no campo. Depois a sensibilização turística da própria comunidade, com trabalhos pedagógicos realizados nas escolas, incentivando que a população local visite os atrativos e por fim a captação de recursos com apoio do poder público. “Nossa região é altamente agrícola e conta com algumas agroindústrias. O turismo está muito mais atrelado aos visitantes que vem ao destino conhecer as Cataratas. Então esse é o nosso desafio, levar mais informações e incentivar o desenvolvimento de outras possibilidades, caso do turismo rural”, argumenta.
Produtos integrados
Foi apresentado o calendário de eventos de Lages, tendo como principal a Festa Nacional do Pinhão, atraindo milhares de pessoas que ocupam 100% da rede hoteleira, fomentam a economia, atrai recursos, proporciona lazer à população e projeta o nome do município a nível nacional. “Sempre ouvimos falar de Lages e da região e acreditamos ser um bom exemplo, principalmente para as pessoas que estão iniciando no turismo rural e ainda não tem tanta experiência”, diz.
A turismóloga da Secretaria de Turismo de Lages, Ana Vieira, diz que é preciso ainda estimular o turista a ficar mais tempo na cidade quando ele vem para algum evento, oferecendo outros atrativos. “Hoje a permanência média é de 1,42 dia”, informa. Para o secretário Flávio Agustini, o turismo se faz de forma integrada e a troca de experiências é muito importante. “Eles tem um potencial turístico enorme com as Cataratas e o Parque do Iguaçu. Cada região tem sua realidade local, mas o mais importante é valorizar a cultura, os costumes e a tradição de cada comunidade. A parceria, o associativismo e a criação de produtos integrados é bom para o fomento do setor”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...