sexta-feira, 19 de julho de 2019

Abrigo para passageiros de ônibus, acessibilidade e paisagismo facilitam mobilidade à UPA e embelezam local para a comunidade

Ainda nesta sexta-feira (19) está sendo realizado um mutirão de serviços para começar a atender o público no sábado às 14h

📷Fotos: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente

A menos de 24 horas da inauguração da primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Serra Catarinense, às 10h deste sábado (20 de julho), os últimos ajustes estão em execução para deixar tudo pronto e organizado a servidores da Saúde no desempenho de suas funções e também à população. Ainda nesta sexta-feira (19) está sendo realizado um mutirão de serviços para começar a atender o público no sábado às 14h, mesmo horário em que as portas do Pronto-Atendimento (P.A.) 
Tito Bianchini se fecha, onde permanecerão os serviços administrativos da Secretaria da Saúde e instalados o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e futuramente a Unidade Básica de Saúde (UBS) que cobrirá o restante do Centro e os moradores do bairro Brusque. A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente instalou um abrigo para passageiros de ônibus na avenida Brasil, bairro Universitário, em frente à UPA, na quinta-feira passada (11 de julho), no sentido contrário de trânsito, ao lado do Laboratório Prolab, prestador de serviços 24 horas à nova Unidade. A estrutura moderna do abrigo segue o mesmo padrão dos fixados ao longo da avenida Dom Pedro II, confeccionados com vidro e dotados de iluminação com a finalidade de proporcionar maior segurança à população. “O abrigo já está à disposição para atender os cidadãos”, pontua o secretário de Serviços Públicos, Delfes Rodrigues.

Em frente ao Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera existia um abrigo e este foi retirado e realocado para a frente da UPA, devido ao fato de que a linha de transporte coletivo denominada “Dom Pedro II” passará pela novo prédio, sem prejuízos aos passageiros da Dom Pedro II, pois o veículo retornará por esta via, em direção ao Centro. O roteiro se dará no semáforo do cruzamento entre as avenidas Dom Pedro II e Marechal Castelo Branco e rua Frei Gabriel, sentido Coral. 
Na sinaleira da Dom Pedro II, o ônibus dobrará à direita, passará em frente à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), seguindo até a rótula no cruzamento com a avenida Brasil, dobrará à esquerda, passando pela UPA, apanhará os passageiros, retornando para a Dom Pedro II e seguirá para o Centro. O conjunto de melhorias do Meio Ambiente no abrigo é composto também por rebaixamento de calçada para acessibilidade por cadeirantes, faixa de segurança na via e sinalização com pintura de meios-fios em amarelo e de canteiros centrais em branco e amarelo.
O gerente de tráfego da empresa Transul, Genésio Küster, lembra que há cerca de 30 dias houve um pedido do gabinete do prefeito Antonio Ceron e em seguida do vereador Amarildo Farias, através da Câmara, para a linha ser incrementada com este caminho. “Motivados pela construção da UPA, que provavelmente terá uma demanda considerável. O ponto naquele local oferece mais conforto aos usuários do transporte público. Por se tratar de uma situação nova, somente após um tempo é que teremos um número de utilizações constatado e prospecções. No antigo Pronto-Atendimento, no Centro, tem uma linha que atende de segunda a sábado, porém, pouco utilizada.”
Acredita-se que por estar em endereço fora do eixo central, pacientes usufruam mais dos ônibus agora. No Centro, o Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini recebia a média de 300 pessoas diariamente. Com a abertura da emergência infantil até o final deste ano, este número deverá aumentar, obviamente. A Transul opera, em regularidade, com 52 ônibus diariamente, atendendo 32 linhas.

Um lugar para a comodidade de pacientes e familiares
Lidar com problemas de saúde corriqueiros e tratamentos de saúde com doenças crônicas e graves não é tarefa fácil para ninguém. E se sentir bem acolhido onde se busca ajuda pode amenizar a dor e o sofrimento. A parte externa da UPA recebeu bancos, lixeiras, postes com iluminação em LED, limpezas e pinturas de trânsito nas ruas conexas e imediações, serviços no estacionamento dos fundos e jardinagem, além de lavação da fachada e colocação de grade de proteção no gerador de energia, trabalhos feitos pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. A limpeza final para a solenidade de inauguração ficou para esta sexta-feira (19 de julho).

Prefeitura de Lages 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...