sexta-feira, 5 de julho de 2019

Possibilidade de neve permanece para a Serra Catarinense


📷Fotos: Wagner Urbano/Divulgação


A sexta-feira amanheceu e continua muita fria na Serra Catarinense. Logo pela manhã, os termômetros registraram a mínima de -4,3ºC na cidade de Urupema, seguida de Urubici de -3ºC . Em algumas áreas teve ocorrência de geada. Em São Joaquim, por exemplo, onde os termômetros marcaram -3ºC teve um espetáculo à parte. Com as baixas temperaturas, algumas árvores e flores congelaram no centro da cidade.  Em Lages, a mínima – 1ºC.




Além disso, as condições para neve, e de outras precipitações de inverno como chuva congelada se mantém para esta sexta e manhã de sábado (6), na Serra Catarinense. Isso porque, a Região Sul do Brasil receberá uma superdose de ar gelado, de origem polar.


Segundo prisão de meteorologistas do Climatempo, essa massa polar, onde o frio é mais intenso, avança do norte da Argentina para o Sul do Brasil. Na Serra Catarinense, o frio é intenso o dia todo, mesmo com a presença do sol.
A queda de neve, ou de outros fenômenos chamados de precipitação de inverno, pode ocorrer em qualquer horário. Entre um evento e outro, o sol deve até aparecer e o céu pode até fica com poucas nuvens.
No, sábado, ainda tem chance de nevar, pelos menos até as 12h, inclusive nas áreas mais alta da Serra Catarinense, segundo os especialistas da Estação Meteorológica Climaterra Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer
De acordo com o Climatempo para nevar é preciso ter nuvens “A neve cai da nuvem! Durante esta sexta-feira, a presença da nebulosidade sobre o Sul do Brasil vai depender muito de como o ciclone extratropical que está no mar vai se movimentar” destaca.

Nesta imagem real do começo da madrugada de 5 de julho de 2019, foram coladas as indicações de onde está a massa de frio e a posição do ciclone extratropical.

Onde pode nevar
De acordo com a previsão feita pela Climatempo, até agora, a maior probabilidade de nevar, e /ou ocorrer outras precipitações de inverno nesta sexta. Mas tudo indica que não será só em um período do dia. A queda de neve ou outros fenômenos gelados poderão ocorrer em qualquer horário, desde a madrugada até a noite.
A probabilidade de nevar é moderada a alta nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também nos planaltos catarinense. Desta vez, a chance de queda de neve e de outras precipitações de inverno é grande até para cidades serranas gaúchas de menor altitude como Canela, Gramado, Caxias do Sul.
Em Santa Catarina, a região de Campos Novos, Lages, e Caçador, além das cidades mais altas da Serra como Urubici, São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra e Rio Rufino, estão entre as áreas com chance de ver a neve cair. Na madrugada e começo da manhã de sábado (6), ainda tem chance de nevar, mas só nas áreas mais elevadas da serra de Santa Catarina.
Correio Lageano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...