quarta-feira, 10 de julho de 2019

Moradores dos bairros beneficiados pelo Complexo Araucária precisam fazer suas ligações à rede de esgoto

Nos bairros: Centenário, Santo Antônio, Araucária, São Luiz e Morro Grande ainda não foram feitas as ligações


📷Fotos: Toninho Vieira


A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Complexo Araucária já está em pleno funcionamento há aproximadamente quatro meses. A inauguração oficial está marcada para o dia 20 de agosto. Mas para que a estrutura tenha total aproveitamento em sua finalidade, os moradores dos bairros beneficiados com as obras precisam fazer suas ligações à rede coletora de esgoto. A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) comunica que os custos ficarão a encargo de cada proprietário de imóvel.

A partir do dia 1° de agosto uma solicitação será enviada por meio da fatura da água, para que todos tenham conhecimento desta obrigação. Mas, quem quiser se antecipar e já fazer a ligação, está liberado. Os moradores terão um prazo até 1° de outubro para realizar o serviço. A partir desta data a tarifa de esgoto começará a ser cobrada, independente de haver sido feita a ligação ou não. A taxa varia de acordo com o consumo de cada residência, sendo cobrado 80% do valor da conta da água.
Também será realizada uma fiscalização para verificar a ligação das residências na respectiva rede. “É algo que precisa ser feito e não temos como fugir, pois não adianta investirmos milhões na preservação do meio ambiente se as próprias pessoas beneficiadas não colaborarem”, frisa o secretário da Semasa, Jurandir Agustini.
Técnicos da Secretaria irão passar nas residências a fim de orientar as pessoas sobre como fazer as ligações. “A ligação é simples, a um custo baixo. Tem uma caixa de inspeção em frente a cada imóvel. Somente terão um pouco mais de despesa aqueles que ainda não possui fossa sépticas”, esclarece o secretário.

Ao todo são oito bairros contemplados pelas obras do Complexo Araucária. Nos bairros Santa Catarina, Santa Clara e Novo Milênio as ligações já foram feitas pela própria Semasa. No bairro Pró-Morar já havia ligações e foram feitas algumas melhorias no sistema. Nos bairros: Centenário, Santo Antônio, Araucária, São Luiz e Morro Grande ainda não foram feitas as ligações.

Prefeitura de Lages 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...