segunda-feira, 29 de julho de 2019

Previsão de nova frente fria potencializa sobreaviso e vigilância do Abrigo Temporário de Inverno

Entre terça e a próxima segunda (5 de agosto) será a hora de tirar o casaco pesado do guarda-roupa novamente e se preparar para geadas seguidas, risco de neve e sensação térmica negativa

📷Foto: Toninho Vieira

A Secretaria da Assistência Social e Habitação está a postos para atender o público vulnerável ao clima gelado que está caminhando e dormindo de sol a sol pelas ruas, avenidas, parques e praças, recepcionando estas pessoas no Abrigo Temporário de Inverno, na avenida Papa João XXIII, bairro Petrópolis, onde uma estrutura completa de amparo está montada e aberta desde 5 de junho, disponibilizando quartos para pernoite, banheiros, refeições e áreas de bem estar para até 80 usuários. A casa presta serviços das 18h às 8h do dia seguinte e seguirá disponível até final de setembro, no início da primavera, quando os termômetros marcam, em média, 15ºC em Lages.

Profissionais assistentes sociais do Serviço de Abordagem Social percorrem vários pontos da cidade de Lages noite e madrugada afora à procura de pessoas que precisam ser resgatadas e acolhidas no Abrigo. Os números para acionar o Serviço são 98406-2980 e 99921-1125. A Defesa Civil de Lages atua intensamente nesta rede de proteção à vida e socioassistencial. Os contatos da Defesa Civil com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana, são 199 e 98406-4037. O 3221-1077 e o 3222-9661 estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O telefone de emergência é 199 e do Corpo de Bombeiros é 193.
Frio brusco agora. Calor somente daqui oito dias
O monitoramento 24 horas da Defesa Civil de Santa Catarina, do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) e demais órgãos de supervisão de condições meteorológicas, estão prevenindo a população do Estado em relação à incidência de uma frente fria nos próximos dias, e obviamente sobre a Serra predominarão as menores temperaturas. Uma frente fria avança sobre o Estado de forma bastante costeira nesta terça-feira (30 de julho). Associada à frente, as condições são favoráveis para chuva fraca a pontualmente moderada no Estado. A nebulosidade ainda predomina no decorrer do dia, com temperaturas amenas em todas as regiões.
Nesta terça, a passagem da frente fria ocasionará rajadas de vento em Santa Catarina, em especial nas regiões do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, podendo chegar na casa dos 60 quilômetros por hora. Na região do Litoral Sul, mar pouco agitado, com perigo à navegação e atividade de pesca. Quarta-feira (31) com avanço da massa de ar um pouco mais seca. Melhora no tempo, Sol predominante na maior parte do Estado catarinense, com nebulosidade apenas nas faixas litorâneas.
A tendência para esta quinta-feira (1º de agosto) mostra que prevalecerá o tempo firme, porém, a partir de sexta (2), está prevista uma mudança no clima, com a chegada de uma nova frente fria, que deve provocar chuva moderada a pontualmente forte no Estado, seguida de uma queda expressiva dos registros nos termômetros no final de semana. Ainda na sexta, tempo chuvoso o dia todo para Lages. À noite há previsão de neve. Possibilidade de chuva em 40% e acumulado de 20 milímetros. Temperaturas entre 4º e 16ºC.

No sábado (3), dia de Sol, com geada ao amanhecer. Sem chuva, temperaturas entre 0º e 11ºC. Geada também no domingo (4), temperaturas entre -1ºC e 14ºC. E na segunda (5), geada e temperaturas que oscilam entre 0ºC e 14ºC. Deverá voltar a esquentar na terça-feira (6), Sol com nuvens, termômetros deverão marcar entre 7ºC e 21ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...