sexta-feira, 12 de julho de 2019

Saúde Pública de Lages é reforçada com o programa Cresça Melhor

O programa permite a articulação em rede, melhorando e ampliando o atendimento de crianças e adolescentes por equipe multiprofissional (médico pediatra, enfermagem, assistente social, nutricionista, dentista, fisioterapeuta, psicopedagogo)

📷Fotos: Vitória Bittencourt

O programa Cresça Melhor – Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente, desenvolvido pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, foi apresentado aos profissionais que formam a rede socioassistencial, durante seminário realizado na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), na manhã desta sexta-feira (12 de julho).
O prefeito Antonio Ceron, o vice Juliano Polese, a secretária da Saúde, Odila Waldrich, a diretora da Atenção Básica de Saúde, Francine Formiga e o diretor de Atenção Especializada da Saúde, Cezar Espanhol, participaram e falaram sobre a importância do Cresça Melhor, durante a abertura do seminário de apresentação deste programa que envolve diretamente os profissionais da área da saúde pública municipal e de dirigentes técnicos de hospitais, do Ministério Público, do Conselho Tutelar, da APAE e das secretarias da Educação e da Assistência Social.
“Este programa proporciona melhor qualidade de atendimento, com mais atenção aos cuidados e a preparação dos pequenos cidadãos para a vida. E vocês profissionais são importantíssimos nesta missão de atender cada vez melhor a população”, disse o prefeito Antonio Ceron durante a abertura do seminário de apresentação do programa Cresça Melhor.

O acesso ou o atendimento das crianças a partir do nascimento e dos adolescentes menores de 16 anos, através do Cresça Melhor, ocorre pela rede socioassistencial, formada pelos profissionais que atuam, por exemplo, nas Unidades Básicas de Saúde, na Unidade de Pronto Atendimento, nos hospitais Infantil Seara do Bem e Tereza Ramos (Maternidade), além das secretarias da Educação e da Assistência Social, APAE, Conselho Tutelar e Ministério Público.
O Cresça Melhor permite a articulação em rede, melhorando e ampliando o atendimento por equipe multiprofissional (médico pediatra, enfermagem, assistente social, nutricionista, dentista, fisioterapeuta, psicopedagogo).

Objetivos

A coordenadora do programa, Marcela Proença Nunes, disse que o Cresça Melhor começou a ser pensado e projetado em 2017 tendo por base a reestruturação de dois programas: o da Saúde da Criança e do Adolescente e o de Atenção Psicossocial.
“Esta reestruturação visa o atendimento integral, dentro de uma visão holística da criança e do adolescente, considerando as dimensões biológica, psicológica e sociocultural”, explica o diretor de Atenção Especializada da Saúde, Cezar Espanhol.
O programa visa basicamente incentivar o aleitamento materno, garantir a triagem neonatal, acompanhar o crescimento e o desenvolvimento das crianças, fortalecendo direitos e a atenção básica e complementar à saúde, com controle de demandas e encaminhamentos. Busca de maneira estratégica a redução da morbimortalidade infantil e também se preocupa com a autonomia e a capacidade crítica e criativa de crianças e adolescentes.

A sede do programa está localizada na rua Fausto Souza, número 300, com atendimento direto das 7 horas às 17 horas. Já o acesso ao programa se dará através de avaliação e encaminhamento de Unidade Básica de Saúde, UPA, CAPS e Policlínica Municipal, via Sisreg (sistema on-line do SUS).
Os casos relacionados à violência contra crianças e adolescentes serão encaminhados ao Cresça Melhor pelo Conselho Tutelar, delegacia, Ministério Público e demais órgãos públicos que atendam a demanda.
Serviços do Cresça Melhor:
Pediatria, odontologia, psicologia, psicopedagogia clínica, fisioterapia, assistência social, ambulatório amamentação, programa fórmulas especiais, testes do pezinho e da orelhinha, bolsa família.

Prefeitura de Lages 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...