sexta-feira, 22 de outubro de 2021
OCORRÊNCIA: Violência doméstica
OCORRÊNCIA: Cumprimento de mandado de prisão.
OCORRÊNCIA: Posse irregular de munição
quinta-feira, 21 de outubro de 2021
Pedreiro é ferido a golpes de faca em SC; filha de ex-namorada é suspeita do crime, diz polícia
Um pedreiro, de 39 anos, ficou ferido por golpes de faca, na quarta-feira (20), no bairro Budag, em Rio do Sul, no Vale do Itajaí. O ataque teria ocorrido durante uma discussão entre vítima, ex-namorada e a filha dela, de 13 anos. Segundo a polícia, a pré-adolescente foi apreendida por suspeita de esfaquear o homem.
Os policiais foram acionados por volta das 17h30 pelos bombeiros, que prestaram atendimento a vítima. Ela sofreu ferimentos no corpo causados por uma faca de cozinha e foi encaminhada ao Hospital Regional do Alto Vale.
De acordo com a polícia, mãe e filha foram buscar os pertences na casa do homem quando ocorreu um desentendimento. As duas foram levadas para a delegacia e a pré-adolescente foi apreendida por ato infracional. A arma utilizada no crime também foi encontrada no local e deve passar por perícia.
G1SC
Prefeitura instala guarda-rail em pontos determinados da avenida Carahá
“Além da proteção física, o guard-rail serve com elemento pedagógico para os condutores de veículos, no sentido de terem o devido cuidado ao trafegarem por esta movimentada avenida” – prefeito Antonio Ceron
A Diretoria de Trânsito (Diretran), órgão ligado à Secretaria de Planejamento e Obras da Prefeitura de Lages, está instalando 200 metros de defensa metálica (guard-rail) em três pontos determinados da avenida Belizário Ramos (Carahá), um deles próximo à Associação Empresarial de Lages (ACIL). Neste ponto específico, abrangendo uma curva da avenida, são 70 metros de guard-rail instalado.
Segundo informação do Diretor de Trânsito, Newton Silveira Junior, a Diretran já está com processo licitatório instalado para a compra e instalação de mais 500 metros de defensa metálica na avenida Carahá, sendo que para até o final de 2024 está sendo planejada a instalação de 2.000 metros de defensa metálica ao longo do anel viário da avenida Carahá.
O prefeito Antonio Ceron, durante a vistoria dos trabalhos de instalação dos primeiros 70 metros de guard-rail, deste novo projeto, disse que além da proteção física o equipamento serve com elemento pedagógico para os condutores de veículos, no sentido de terem o devido cuidado ao trafegarem por esta movimentada avenida. “Dados estatísticos demonstram que 98% dos casos de queda de veículos dentro do leito do rio Carahá, ao longo do anel viário, tem por causa a negligência. A velocidade máxima nesta avenida é de 60 km/h e respeitado este limite o trânsito torna-se seguro”, observa o prefeito.
Segundo Newton Silveira Junior, conforme dados da Polícia Militar, 300 mil veículos, por mês, circulam pela avenida Carahá. “Nos últimos 18 meses foram 18 quedas de veículos no leito do rio e destes apenas dois casos ocorreram durante o dia. A maioria dos casos foram à noite e a embriaguez ao volante foi uma das causas constatadas. São recursos próprios da Diretran para um serviço que deverá proporcionar uma maior segurança”, comenta o diretor de Trânsito.
https://www.lages.sc.gov.br/noticia-descricao/2920/prefeitura-instala-guarda-rail-em-pontos-determinados-da-avenida-caraha
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Aline Borba
Mulher vai à UPA tratar cólica renal sem saber de gravidez e dá à luz bebê de 2,2 quilos em SC
Uma mulher de 43 anos descobriu que estava grávida em Araranguá, no Sul catarinense, no dia em que o filho nasceu. O parto ocorreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde ela deu entrada na terça-feira (19) com fortes dores abdominais e na coluna. Até então, Josiane Resende pensava que sofria de uma crise renal, segundo a prefeitura.
A descoberta da gravidez ocorreu logo que ela chegou ao hospital, com o rompimento da bolsa.
A equipe do local auxiliou a paciente que deu à luz um menino de 2,2 quilos. Os dois foram encaminhados para o Hospital Regional Deputado Afonso Guizzo. Mãe e filho estão bem e seguem internados no hospital.
Segundo a equipe médica, a mulher deu entrada na UPA por volta das 7h30. Enquanto aguardava o procedimento de triagem, ela utilizou o banheiro e teve a surpresa: a bolsa rompeu.
Ela foi amparada pelos médicos e enfermeiros plantonistas que estavam no local e realizaram o parto de maneira emergencial.
O menino veio ao mundo por volta das 8h13 da manhã. Após o parto, os dois foram encaminhados de ambulância para o hospital junto com o coordenador da UPA que participou do procedimento.
G1SC
Prefeitura investe em equipamentos de emergência no Terminal Urbano
Ao todo foram instalados três extintores de pó químico com seis quilos cada, cinco luminárias de emergência de farolete duplo e quatro placas indicativas de saída de emergência
Diariamente circulam pelo Terminal Urbano de Lages cerca de 2.500 pessoas, o que torna o local perfeitamente adequado às normas de segurança. De acordo com o gerente de tráfego da Transul, Genésio Kuster, esse número atual diminuiu devido à pandemia, pois em época normal a circulação variava entre sete e oito mil pessoas por dia. “Mesmo o Terminal Urbano sendo um espaço amplo, totalmente aberto e ventilado, as normas de segurança exigem determinados equipamentos e sinalização”, explica o técnico de segurança do trabalho da Prefeitura, Glauco Denni Alves Rodrigues.
Assim, dentro das normas NR 23 que fala sobre orientações acerca da proteção e combate a incêndios, a NR 26 sinalização e a IN 05 (instrução normativa 05) sistemas vitais, o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (SASS), através do setor de Segurança do Trabalho procedeu a instalação da sinalização e equipamentos, conforme exigência legal e do Corpo de Bombeiros. “Ao todo foram instalados três extintores de pó químico com seis quilos cada, cinco luminárias de emergência de farolete duplo e quatro placas indicativas de saída de emergência”, afirma o engenheiro de Segurança do Trabalho, Bruno Grochovski.
https://www.lages.sc.gov.br/noticia-descricao/2923/prefeitura-investe-em-equipamentos-de-emergencia-no-terminal-urbano
Texto: Milton Barão
Fotos: Glauco Denni Alves Rodrigues
Coronavírus: vacinação de quinta-feira terá retorno de primeiras doses para pessoas com 12 anos ou mais
Após o recebimento da tão aguardada nova remessa de primeiras doses da vacina contra o Coronavírus (Covid-19), na tarde desta quarta-feira (20 de outubro), a aplicação poderá ser retomada nesta quinta-feira (21).
Como já existe movimentação alta nos dois pontos de vacinação em Lages, as primeiras doses para pessoas com 12 anos ou mais serão disponibilizadas somente em um local: no Centro de Vacinação Tito Bianchini, das 8h às 18h.
Confira com atenção o cronograma de vacinação válido para esta quinta-feira e sexta-feira (21 e 22 de outubro):
Centro de Vacinação Tito Bianchini, das 08h às 13h: 1° dose para pessoas com 12 anos ou mais, 2° dose e dose de reforço.
Centro de Vacinação Tito Bianchini, das 13h às 18h: somente 1° dose para pessoas com 12 anos ou mais.
Drive-thru do Lages Garden Shopping, das 14h às 19h: somente dose de reforço.
Confira os grupos com doses disponíveis:
- Primeiras doses para pessoas com 12 anos ou mais
- Segunda dose para todos os públicos (Astrazeneca 70 dias; Coronavac 28 dias; Pfizer 56 dias)
- Reforço vacinal para pessoas com 60 anos ou mais (que tenham recebido a segunda dose ou dose única há seis meses)
- Reforço vacinal para pessoas com alto grau de imunossupressão (28 dias após completar o esquema básico de vacinação)
- Reforço vacinal para profissionais da saúde (que tenham recebido a segunda dose ou dose única há seis meses)
Texto e foto: Emellin Camargo
https://www.lages.sc.gov.br/noticia-descricao/2915/coronavirus:-vacinacao-de-quinta-feira-tera-retorno-de-primeiras-doses-para-pessoas-com-12-anos-ou-mais%C2%A0
Hospitais de SC exigem vacinação contra Covid completa para acompanhantes e visitantes
Pelo menos três hospitais de Santa Catarina passaram a exigir a vacinação completa contra a Covid-19 de acompanhantes ou visitantes que entram nas unidades de saúde. Nesta segunda-feira (18), a regra passou a valer no Hospital Municipal Ruth Cardoso em Balneário Camboriú, no Litoral Norte.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), não existe nenhuma normativa estadual obrigando a vacinação de acompanhantes e de visitantes nos hospitais de Santa Catarina a autonomia está concedida aos municípios e unidades hospitalares para estabelecer medidas complementares. Contudo, a pasta afirma que a questão está em discussão internamente.
Consultada pelo g1, a SES reafirma que as unidades de saúde podem estabelecer medidas mais restritivas do que os decretos e demais normativas estaduais, "com o objetivo de promover uma maior proteção à comunidade".
"Vacinação é uma excelente medida de proteção, acompanhada de medidas não farmacológicas como o uso de máscaras, fazer a higiene das mãos, manter ambientes arejados, evitar aglomerações e ampliar a testagem", afirmou o pasta por meio de nota.
O protocolo também está sendo realizado no Vale do Itajaí, na cidade de Blumenau, no Hospital Santo Antônio, mantida pela Fundação Hospitalar de Blumenau, e em Itajaí, no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, administrada pelo Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.
Os acompanhantes de pacientes internados no Hospital Municipal Ruth Cardoso precisam ter vacinação completa, ou seja, em dose única ou com as duas doses, sendo que somente após 15 dias da aplicação da segunda dose será permitido o acompanhamento.
As carteiras de vacinação devem ser apresentadas na recepção da unidade. O novo protocolo, segundo o hospital, foi implantado para garantir a segurança a pacientes e equipes de profissionais de saúde que atuam na área limpa, ou seja, nos setores não Covid-19 da unidade.
Blumenau
O Hospital Santo Antônio exige a comprovação. Os acompanhantes e visitantes precisam apresentar a carteirinha na recepção geral.
Caso a pessoa não tenha se imunizado, a equipe responsável pelo paciente avalia a questão. Se o hospitalizado puder ficar sozinho, a entrada do não vacinado é bloqueada e a orientação é para que outro familiar, imunizado, assuma os cuidados. É permitido apenas um visitante por dia, por uma hora.
Itajaí
No Hospital Marieta Konder Bornhausen, as duas doses ou dose única são exigidas dos fotógrafos que vão ao Centro Obstétrico registrar os partos e das doulas que acompanham as mulheres.
Nos demais casos, exceto os que envolvem pacientes com Covid-19, é permitida uma visita por dia e acompanhantes nas situações descritas em lei, como para idosos e gestantes.
G1SC
Após amanhecer com 3,2ºC, temperatura pode chegar a 29ºC em SC
Após o amanhecer gelado, em que a marca mínima em Bom Jardim da Serra, na região serrana, foi de 3,26ºC, a quinta-feira (21) em Santa Catarina será de tempo instável, mas com temperaturas em elevação. No Extremo Oeste, os termômetros podem chegar a 29ºC.
As máximas previstas são de 25°C no Litoral Sul, e 24°C na Grande Florianópolis e Litoral Sul. Nessas regiões, o dia será encoberto e com chuva. A partir do fim da tarde, há chance de instabilidade e pancadas de chuva no Planalto e Litoral.
As informações são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri/Ciram) e da Defesa Civil.
Veja as temperaturas, segundo a Epagri/Ciram:
Litoral Norte: 17°C a 24°C
Planalto Norte: 9°C a 20°C
Grande Florianópolis Litorânea: 5°C a 24°C
Grande Florianópolis Serrana: 10°C a 19°C
Vale do Itajaí: 11°C a 22°C
Litoral Sul: 12°C a 25°C
Planalto Sul: 5°C a 23°C
Meio-Oeste: 8°C a 23°C
Oeste: 8°C a 25°C
Extremo Oeste: 12°C a 29°C
DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA DE URGENCIA.
VIOLENCIA DOSMESTICA.
Diante das informações colhidas através dos envolvidos à guarnição realizou o boletim na modalidade prisão/apreensão, o autor foi conduzido até a IGP conforme procedimento padrão, em seguida foi apresentado na delegacia juntamente com a vítima, o objeto danificado foi apreendido e também apresentado na Delegacia de Policia para os procedimentos cabíveis ao fato.
Fonte: CRE/6ªRPMSC
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
Serra de SC amanhece com temperaturas abaixo de 3ºC e geada
A Serra de Santa Catarina amanheceu com geada e temperaturas baixas nesta quarta-feira (20). Em Bom Jardim da Serra, por volta das 5h, fez 2,6ºC, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo.
Já em São Joaquim, às 6h, os termômetros marcaram a mínima de 3,42ºC. Na localidade do Vale do Caminhos da Neve houve registro de formação de geada pela manhã
Lista de menores temperaturas nesta quarta, até as 7h
Urupema: 3,28ºC, às 6h
Urubici: 2,76ºC, às 6h
Curitibanos: 4,18ºC, às 6h
Frei Rogério: 4,7ºC, às 6h
Fraiburgo: 4,8ºC, às 6h
Tempo em Santa Catarina
O tempo nesta quarta-feira terá a influência de um sistema de alta pressão atmosférica. O dia será de céu claro no Oeste e, no Litoral a umidade vinda do oceano favorece chance de chuva e presença de nuvens.
As temperaturas, segundo a Defesa Civil Estadual, ficam entre 12ºC a15ºC no Litoral pela manhã. No período da tarde, as máximas chegam a 20ºC.
G1SC
SC registra 859 queixas de 'stalking', após prática de perseguição se tornar crime
A polícia do estado de Santa Catarina registrou 859 boletins de ocorrência com queixas da prática de "stalking", ou crime de perseguição, desde que a nova diretriz passou a punir a prática com até três anos de prisão, uma média de mais de uma denúncia a cada cinco dias. Os dados são de 31 de março, quando essa prática foi tipificada no Código Penal, até agosto.
O crime ocorre quando as tentativas de contato são exageradas. No meio digital, é quando o autor passa a ligar repetidas vezes, envia inúmeras mensagens, faz diversos comentários nas redes sociais e cria perfis falsos para driblar eventuais bloqueios. Além do ambiente virtual, a ação também pode acontecer no mundo físico.
Entenda o que é 'stalking', ato que agora é crime
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/SC), são mais comunco os casos contra mulheres. No levantamento, foram registrados 716 vítimas mulheres e 143 homens.
Casos por cidades e regiões
Ao menos 132 municípios catarinenses registraram caso de "stalking", sendo que 65 têm até 20 mil habitantes.
Florianópolis lidera o número de denúncias no levantamento, com 106 registros. Em seguida São José (77 casos) e Blumenau (47). Joinville, cidade com o maior número de moradores no estado, aparece em sétimo lugar, com 26 (veja lista completa abaixo).
Dez cidades com o maior número de casos
Florianópolis - 106
São José - 77
Blumenau - 47
Criciúma - 40
Balneário Camboriú - 33
Palhoça - 29
Joinville - 26
Brusque - 25
Fraiburgo - 23
Chapecó - 22
Em relação às regiões, a Grande Florianópolis é a que registrou o maior número de casos, com 234. No Sul catarinense foram 114 casos, e no Vale do Itajaí, 105. Até o momento, não há informações de mortes no estado relacionadas ao crime.
Para o delegado Angelo Fragelli, que atua na 2ª Delegacia de Polícia de Itajaí e é professor na Academia da Polícia Civil, os números podem ser ainda mais expressivos, já que em muitos casos as vítimas não realizam a denúncia.
"Ocorre muitas vezes que as vítimas, em determinados lugares, se sentem mais confortáveis ou até mesmo seguras para denunciar os casos que em outros", explica.
Vítima
Uma jovem do Meio-Oeste catarinense disse que o "stalker" chegou a ir em locais em que ela e os familiares frequentavam. Além disso, o suspeito tentou matá-la a facadas em maio após meses de perseguição, mas não conseguiu. Ele foi preso e virou réu por "stalking".
"Eu olhava para ele e paralisava [...] Com o passar do tempo, ele tentou várias vezes ir até a igreja, mesmo com o pastor aconselhando para ele não ir. Quando ia, todo mundo ficava nervoso e preocupado. Eu olhava para ele e paralisava. Esperava ele sair para ir para casa. Foi quando eu comecei a ter medo do que ele pudesse fazer", disse.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e promotora de Justiça, Valéria Scarence, há estudos que mostram que quando a perseguição acontece após o término de um relacionamento, há cinco vezes mais risco de morte de uma mulher.
"A partir do momento em que eu não quero ter contato com a pessoa, mas ela insiste e isso me causa o impacto, a conduta passa a ser configurada como "stalking". Ou seja, se eu expresso um descontentamento, mas ela continua a me ameaçar ou a enviar mensagens, isso significa que ela está me perseguindo, e isso é crime", explica a promotora.
G1SC
Criança de 7 anos é atacada por cachorros na frente de casa em SC
Um menino de 7 anos ficou ferido após ser atacado em frente de casa por dois cachorros em Curitibanos, no Oeste catarinense. Segundo a mãe do garoto, Anna Carolina Pereira, ele precisou ser levado ao hospital. Ela fez boletim de ocorrência e a criança realizou exame de corpo de delito.
Segundo Anna, o caso ocorreu no sábado (16), por volta das 14h30. "O nosso cachorro de dentro de casa saiu do portão e ele [filho] foi buscar o nosso cachorro", disse.
"Quando ele [filho] estava voltando para casa, esses cachorros da rua atacaram. Morderam no glúteo dele e na lombar. Foi questão de segundos, já fizeram um estrago desse tamanho. A sorte é que meu marido estava ali fora e correu a tempo de não acontecer o pior", disse a mãe.
Um vídeo feito por uma câmera de monitoramento mostrou o momento em que o menino é atacado pelos cães. A mãe divulgou as imagens em uma rede social na segunda-feira (18).
“Meu filho é uma criança. Ele não mexeu com o cachorro, ele estava brincando [na rua]. Eu quis expor mesmo para todo mundo ver que os cachorros da rua são perigosos e atacaram sim. Eles não são indefesos”, afirmou.
O garoto foi levado ao hospital. "Foram várias mordidas na lombar e no glúteo. Duas dessas mordidas foram mais profundas".
Segundo a mãe, ele ficou em observação e teve alta no mesmo dia. O garoto está sendo acompanhado por um pediatra e recebeu doses de vacina antirrábica.
Na segunda-feira, ela registrou um boletim de ocorrência junto à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Curitibanos. A mãe também afirmou que os cachorros que atacaram o filho dela foram recolhidos na terça, após um familiar ir até a prefeitura. O g1 SC não conseguiu contato com a Polícia Civil e com o poder público na noite de terça (19).
G1SC
CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO
HOMICÍDIO
Fonte: CRE/6ªRPMSC
terça-feira, 19 de outubro de 2021
Auxílio Brasil: Governo não vai prorrogar auxílio emergencial
A decisão do governo federal de anunciar o Auxílio Brasil no valor de R$ 400 é um meio-termo entre o que era defendido por integrantes da ala política e o que queria o Ministério da Economia. A primeira defendia a prorrogação do auxílio emergencial por mais um ano.
A proposta poderia ser posta em prática por meio do Orçamento de Guerra, fora do teto de gastos públicos. O Ministério da Economia era contra. Com a pandemia em declínio, Paulo Guedes dizia que a medida poderia bagunçar as contas públicas e gerar mais inflação.
Em reunião com Jair Bolsonaro na manhã de hoje, ficou definido um meio-termo. O presidente disse ao blog: "O que foi acertado é que o [benefício do] pessoal do Bolsa Família, que agora é Auxílio Brasil, seja de no mínimo R$ 400 até o fim do ano que vem. Isso foi acertado aqui".
O novo arranjo demonstra que a ala política conseguiu um programa social robusto como forma de deixar uma marca para Bolsonaro na disputa pela reeleição no ano que vem. Por outro lado, o Ministério da Economia evitou a prorrogação do auxílio emergencial, com todos os recursos fora do teto de gastos e dando uma sinalização de maior endividamento público.
O ponto negativo do novo acerto é que cerca de 18 milhões de pessoas deixam de receber ajuda a partir do mês que vem. Essas pessoas recebiam o auxílio emergencial e não entram no Auxílio Brasil.
De toda forma, o governo vai ampliar o tamanho do Bolsa Família e não só o valor. O novo programa social passará de 14 milhões para 17 milhões de famílias e o benefício, que era, em média, de R$ 190 subirá para, ao menos, R$ 400.
Agora resta o governo esclarecer a modelagem da proposta e as fontes de financiamento, já que as medidas legislativas para tirar o Auxílio Brasil do papel, no ano que vem, enfrentam forte oposição no Senado.
R7
Mofo toma conta de teto do quarto de hospital de SC com pacientes internados
Fotos divulgadas pelas redes sociais mostram como o mofo tomou conta do teto de um quarto do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, no Norte catarinense. A denúncia foi feita na sexta-feira (15) pela filha de uma paciente, de 80 anos, que estava na área da cardiologia e mostra a situação similar em um banheiro e corredor da unidade (veja as fotos abaixo).
"Aos médicos e enfermeiros, tenho só elogios, pois são muito atenciosos e dedicados. No entanto, a estrutura física está em péssimas condições. O mofo e a sujeira estão tomando conta, pelo menos no setor de cardiologia, onde minha mãe está internada", escreveu Val Meurer Silva.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) admitiu o problema e confirmou que a mãe da moradora, e demais pacientes de um dos quartos, foram transferidos para outros setores ainda no dia da denúncia (leia mais abaixo).
O g1 SC procurou a pasta nesta terça-feira (19) para saber se o local foi fechado ou passará por reforma. A reportagem aguardava retorno até as 8h30.
Val, de 56 anos, explica que a mãe foi internada há cerca de 20 dias para um procedimento no coração e segue se recuperando em uma ala mais nova, no setor B do hospital. Agora, o quarto em que a idosa está internada não apresenta problemas com o mofo.
A moradora de Balneário Barra do Sul, na mesma região, disse também que, além dos pacientes, existe a preocupação com os médicos, enfermeiros e demais funcionários que trabalham no local.
"Todas as pessoas têm direito à saúde de qualidade, não têm nenhuma condição de um paciente se restabelecer naquele ambiente cheio de sujeira e bolor. Me preocupo também com a equipe, médicos e enfermeiros, que precisam trabalhar num lugar tão insalubre, apesar da situação executam um excelente trabalho, minha mãe está recebendo todos os cuidados por parte desses profissionais", disse ela ao g1.
O hospital também informou que a alta procura por leitos na instituição "demanda uma organização entre diversos setores e processos para que os leitos possam ser bloqueados e paredes e teto consigam ser higienizados".
Segundo a administração, para a limpeza é necessário o uso de produtos químicos com forte odor, o que pode causar desconforto e sensibilidade.
G1SC
Caixa conclui saque da 6ª parcela do auxílio emergencial nesta terça
Em meio à expectativa de uma nova prorrogação, a Caixa conclui nesta terça-feira (19) o saque da sexta e penúltima parcela do auxílio emergencial, com a liberação para os nascidos em novembro e dezembro. Os trabalhadores informais que se inscreveram no programa via meios digitais ou pelo CadÚnico poderão resgatar o benefício em dinheiro que havia sido creditado na conta digital no dia 3 de outubro.
Esse grupo começa a receber a sétima e última parcela a partir desta quarta-feira (20), quando será creditado o valor na conta digital dos nascidos em janeiro. O calendário de depósito vai até 31 de outubro, com resgate em dinheiro no período de 1º a 19 de novembro.
A última parcela do auxílio emergencial começou a ser paga ao público do Bolsa Família nesta segunda-feira (18). Hoje serão beneficiados aqueles com o NIS (número de identificação social) final 2. O calendário desse grupo segue o habitual do programa, que vai até 29 de outubro.
O governo federal avalia uma nova extensão do programa. A rodada do auxílio deste ano terminaria com a quarta parcela, depositada em julho e sacada em agosto, mas foi prorrogada até outubro. Os pagamentos variam de R$ 150 a R$ 375. A média é de R$ 250, mas mulheres chefes de família têm direito a R$ 375 e pessoas que moram sozinhas, R$ 150.
A intenção do Ministério da Cidadania é, a partir de novembro, começar o pagamento do programa Auxílio Brasil, que substituirá o Bolsa Família, com valor e número de beneficiários maiores. Atualmente o benefício médio é de R$ 189, pago a 14,8 milhões de integrantes. Com a mudança, a parcela média passaria para R$ 300, beneficiando 17 milhões de pessoas.
Mas o governo está com dificuldade para definir a fonte de investimento do programa, uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. A equipe econômica conta com a aprovação da reforma do Imposto de Renda, que prevê a tributação de dividendos com esse fim. A reforma já passou na Câmara, mas ainda não foi apreciada no Senado.
Outra aposta é o limite de pagamento das dívidas judiciais, que depende da aprovação da PEC (proposta de emenda à Constituição) dos precatórios. O governo já aumentou a alíquota do IOF (Imposto de Operações Financeiras) até dezembro, para poder bancar os custos iniciais do novo programa.
Calendário do auxílio emergencial
Saque da 6ª parcela
Nascidos em novembro e dezembro: 19/10
Depósito da 7ª parcela
Nascidos em janeiro: 20/10
Nascidos em fevereiro: 21/10
Nascidos em março: 22/10
Nascidos em abril: 23/10
Nascidos em maio: 23/10
Nascidos em junho: 26/10
Nascidos em julho: 27/10
Nascidos em agosto: 28/10
Nascidos em setembro: 29/10
Nascidos em outubro: 30/10
Nascidos em novembro: 30/10
Nascidos em dezembro: 31/10
Saque da 7ª parcela
Nascidos em janeiro: 1º/11
Nascidos em fevereiro: 3/11
Nascidos em março: 4/11
Nascidos em abril: 5/11
Nascidos em maio: 9/11
Nascidos em junho: 10/11
Nascidos em julho: 11/11
Nascidos em agosto: 12/11
Nascidos em setembro: 16/11
Nascidos em outubro: 17/11
Nascidos em novembro: 18/11
Nascidos em dezembro: 19/11
Calendário da 7ª parcela para o Bolsa Família
Final do NIS 1: 18/10
Final do NIS 2: 19/10
Final do NIS 3: 20/10
Final do NIS 4: 21/10
Final do NIS 5: 22/10
Final do NIS 6: 25/10
Final do NIS 7: 26/10
Final do NIS 8: 27/10
Final do NIS 9: 28/10
Final do NIS 0: 29/10
AUXÍLIO EMERGENCIAL
SAQUE
SEXTA PARCELA
Festival de sapateado ocorre em Florianópolis com shows gratuitos; veja a programação
O Festival Internacional de Sapateado terá apresentações 100% gratuitas em Florianópolis a partir de 29 de outubro. Serão quatro dias de shows e performances artísticas, incluindo dança, música e a cenografia.
Devem passar pelo palco do Floripa Tap grandes referências do sapateado, como Maud Arnold, embaixadora do Floripa Tap, Star Dixon, e o suíço Daniel Borak; além dos brasileiros Patrícia Taranto, Fernando Flesch, Bia Mattar, Stella Antunes, Nelson Moura, Christiane Matallo, Valéria Pinheiro, Marina Coura e Ana Gori.
Programação
29 de outubro
A abertura do Palco Aberto no Boulevard está marcada para o dia 29 de outubro, às 19h, com o pianista Luiz Gustavo Zago. Ele recebe no palco o suíço Daniel Borak, a norte-americana Star Dixon e a brasileira Marina Coura, que é sapateadora e diretora do Floripa Tap.
Também será apresentado o espetáculo Sem Limite, da paulista Cia Jovens de Coração – Tap da Longevidade, composto por sapateadores de até 81 anos de idade; além da Mostra Fomento de Incentivo à Criação, uma novidade deste ano, com a participação de três projetos que foram selecionados via edital, com a curadoria do Floripa Tap: o carioca Trash, da Cia Motirô; o paulista/mineiro Tap - a História, da Black's on Tap; e o paulista Entre Elas, da Sonart.
30 de outubro
A Noite de Gala acontece no dia 30 de outubro, às 20h30, no palco do Centro Integrado de Cultura (CIC). Artistas internacionais e nacionais se apresentarão. Os músicos Luiz Gustavo Zago, Rodrigo Paiva e Tiê Pereira comandam a trilha sonora ao vivo. Ingressos estão sendo vendidos para as duas modalidades: presencial (R$ 60) e virtual (R$ 30).
31 de outubro
No dia 31, a partir das 19h, terá a abertura de Leandro Fortes Jazz Trio no Palco Aberto no Boulevard. A cantora Ana Rosa e Chico Martins, do Dazaranha, sobem ao palco em seguida. Haverá espaço para um duelo de sapateadores e uma jam session com Leandro Fortes e Trio.
1º de novembro
No dia 1º de novembro, às 19h30, no Floripa Airport, haverá exibição seguida de debate do Documentário Corpo: Substantivo Coletivo, por Sofia Dietmann, além da Mostra de Dança Comentada, com grupos de diversos lugares do Brasil.
2 de novembro
O espetáculo "Se não agora, quando?", da Cia. Trupe Toe, que também tem a direção de Marina Coura, abre a noite do dia 2, às 18h.
Em seguida, haverá apresentações de repertórios e o encerramento acontece com um show de samba de Juliana Passos e Banda, às 20h.
G1SC
Suspeito de fabricar objetos relacionados ao nazismo é denunciado pelo MPSC
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou nesta segunda-feira (18) um homem suspeito de fabricar objetos referentes ao nazismo. O caso é resultado de uma investigação em Timbó, no Vale do Itajaí. Até a noite desta segunda, a Justiça não havia decidido se receberia a denúncia.
O homem foi denunciado com base na lei número 7716/1989, que aponta que fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos com a suástica para divulgar o nazismo é crime. A pena prevista é de dois a cinco anos de prisão, além de multa.
Em 2 de setembro, a Polícia Civil da cidade apreendeu diversos objetos que teriam sido fabricados pelo suspeito, incluindo um quadro em que o ditador Adolf Hitler aparece como figura central.
Denúncia
De acordo com o MPSC, o denunciado é dono de uma loja virtual e usava a internet para vender itens com a cruz suástica e o busto de Adolf Hitler, além de capacetes, medalhas, moedas, canecas e estatuetas com referência ao nazismo. Ele afirmava, no site, que enviava os produtos ilegais para todo o Brasil.
A investigação começou na 2ª Promotoria de Justiça de Timbó, com ajuda da Polícia Civil. Os policiais chegaram a pedir a prisão preventiva do homem, o que teve manifestação favorável do MPSC, mas a detenção foi negada pela Vara Criminal de Timbó.
A decisão judicial levou em consideração uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que restringe detenções durante a pandemia da Covid-19. Considerou, ainda, que o homem não tem nenhuma outra condenação e não demonstra perigo à sociedade, conforme a decisão.
Apreensão
Na ação de 2 de setembro, além do quadro, a polícia apreendeu moldes para fabricação da águia sobre a suástica e de um busto de Hitler. Também foram achados objetos para fabricação de balas para armas de fogo.
Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. Conforme a Polícia Civil, ele fabricou os objetos e os colocou em dois contêineres, que estavam em um terreno no bairro Mulde Central.
A investigação é sobre uma empresa de artigos militares que faz vendas online. Ela estaria comercializando objetos com referência ao nazismo.
Outras ações da polícia contra o nazismo em SC
Na Grande Florianópolis, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar uma denúncia de venda de itens com apologia ao nazismo por uma loja em Nova Trento. A denúncia foi feita por um turista que esteve no estabelecimento e viu peças com suástica e também um busto de Hitler.
A loja fica anexa a um museu da cidade. Em cumprimento de mandado de busca e apreensão em 13 de agosto, os objetos não foram encontrados.
Com base na lei 7716/1989, em maio a Polícia Civil concluiu um inquérito após um homem aparecer em um vídeo balançando uma bandeira nazista em Florianópolis. O item foi apreendido e ninguém foi indiciado, pois a polícia considerou o caso atípico ao que é previsto em lei.
Já em 2020, um professor que concorria à eleição municipal como vereador no Vale do Itajaí desistiu da candidatura após ser conhecido por ter uma suástica na piscina de casa. O partido anunciou a expulsão dele, mas o candidato pediu desligamento antes.
G1SC
Ocorrência: RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO FURTADO
segunda-feira, 18 de outubro de 2021
Embarque de carne suína de SC fecha setembro com 57,7 mil toneladas comercializadas
O agronegócio catarinense bateu em setembro o recorde com o maior volume de carne suína embarcado em um único mês: foram 57,7 mil toneladas comercializadas para mais de 65 países. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).
O faturamento com as exportações de carne suína em setembro chegou a US$ 136,3 milhões, com uma alta de 40,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A quantidade embarcada também teve um aumento expressivo de 34%. Segundo o analista da Epagri/Cepa Alexandre Giehl, em termos de receita, no último mês registrou-se o terceiro melhor resultado da série histórica, iniciada em 1997.
Acumulado do ano
De janeiro a setembro deste ano, Santa Catarina exportou 438,3 mil toneladas de carne suína, o que representa 12,6% a mais do que no mesmo período de 2020. O faturamento com os embarques passa de US$ 1 bilhão, ou seja, um crescimento de 26,4%.
O resultado se deve, principalmente, ao aumento nos embarques para mercados importantes como a China, Chile e Filipinas.
Diferenciais da produção catarinense
O estado é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação, o que demonstra um cuidado extremo com a sanidade animal e é algo extremamente valorizado pelos importadores de carne. Além disso, Santa Catarina, com o Rio Grande do Sul, é zona livre de peste suína clássica.
G1SC
Veja como fica o novo calendário da prova de vida do INSS
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou novo calendário para a prova de vida em 2022. Uma portaria publicada na última sexta-feira (15) regularizou como nova data para a realização do procedimento o mês de aniversário dos beneficiários a partir do ano que vem. Atualmente, a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o fim deste ano.
A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e acontece uma vez por ano. Devem fazer a prova de vida, todos os anos, os aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano.
Os beneficiários que não realizaram a comprovação desde novembro de 2020 até dezembro de 2021 deverão fazer o procedimento no início de 2022 de forma escalonada, por um dos canais disponíveis: na própria agência bancária onde o segurado recebe o benefício ou por meio de biometria facial ou digital.
Os que cumpriram a medida até setembro, antes da supensão, já começam no próximo ano a realizar o procedimento na data do aniversário. A exigência havia sido suspensa no ano passado, no começo da pandemia do novo coronavírus, e foi retomada em junho deste ano.
No entanto, o Congresso Nacional aprovou lei que mantém a suspensão até o fim deste ano. O presidente Jair Bolsonaro chegou a vetar a medida, mas o veto foi derrubado. Em 6 de outubro, o presidente sancionou lei que mantém a suspensão até dezembro de 2021.
Bloqueio de benefício
A portaria também determina que as instituições financeiras são obrigadas a auxiliar o beneficiário com idade igual ou superior a 80 anos ou com dificuldade de locomoção, para evitar o seu deslocamento até a agência bancária.
O INSS poderá bloquear o pagamento até que o beneficiário realize a prova de vida. A partir de janeiro de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício, os créditos mensais da primeira e da segunda competências subsequentes serão encaminhados à rede pagadora com marca de bloqueio.
Caso não seja realizada a comprovação de vida após o segundo bloqueio, o benefício será suspenso. Após seis meses de suspensão, o benefício será cessado. O pagamento somente poderá ser reativado através da comprovação de vida por biometria realizada pelo aplicativo Meu INSS ou por meio do serviço agendável nas agências do INSS.
Em caso de dúvida, aposentados e pensionistas podem utilizar os canais de atendimento: Meu INSS, site ou aplicativo, ou Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 da manhã às 22 horas.
R7
-
A Guarnição Policial Militar foi acionada por intermédio da Central Regional de Emergências para deslocar ao Hospital Nossa Senhora dos Pr...
-
A Guarnição Policial Militar foi acionada por intermédio da Central Regional de Emergências para deslocar até o local indicado, Rua Áureo ...
-
[Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente Hoje 14:4 O e-Títu...
O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação
[Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente Hoje 14:4 O e-Títu...