A previsão do tempo indica períodos de instabilidade, mas com temperaturas em elevação.
Após o amanhecer gelado, em que a marca mínima em Bom Jardim da Serra, na região serrana, foi de 3,26ºC, a quinta-feira (21) em Santa Catarina será de tempo instável, mas com temperaturas em elevação. No Extremo Oeste, os termômetros podem chegar a 29ºC.
As máximas previstas são de 25°C no Litoral Sul, e 24°C na Grande Florianópolis e Litoral Sul. Nessas regiões, o dia será encoberto e com chuva. A partir do fim da tarde, há chance de instabilidade e pancadas de chuva no Planalto e Litoral.
As informações são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri/Ciram) e da Defesa Civil.
Veja as temperaturas, segundo a Epagri/Ciram:
Litoral Norte: 17°C a 24°C
Planalto Norte: 9°C a 20°C
Grande Florianópolis Litorânea: 5°C a 24°C
Grande Florianópolis Serrana: 10°C a 19°C
Vale do Itajaí: 11°C a 22°C
Litoral Sul: 12°C a 25°C
Planalto Sul: 5°C a 23°C
Meio-Oeste: 8°C a 23°C
Oeste: 8°C a 25°C
Extremo Oeste: 12°C a 29°C
Na sexta-feira (22), o ar seco predomina por todas as regiões garantindo um dia de sol. As primeiras horas da manhã, no entanto, serão de nebulosidade no Norte, Vale do Itajaí e parte do Litoral.
Ao longo da tarde, segundo o meteorologista da NSC TV Leandro Puchalski, a temperatura sobe e fica entre 26°C e 28°C, mas com picos de 28°C a 29°C no Sul e Oeste.
La Niña
As baixas temperaturas e os temporais registrados durante a primavera em Santa Catarina são consequência da ocorrência do La Niña, segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no território catarinense, Clovis Corrêa.
O fenômeno está atuando com maior intensidade este ano. Por isso, as massas de ar frio chegam com maior frequência ao estado. Nesta quarta-feira (20), houve registro de geada em São Joaquim, na Serra.
Entenda o fenômeno
O La Niña ocorre quando ventos fortes "empurram" as águas quentes da superfície do Oceano Pacífico, que estão próximas à América do Sul, e as levam em direção às Filipinas.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário