Santa Catarina segue com previsão de chuva para a quarta-feira (13). Segundo a Defesa Civil, a circulação marítima diminui na região do Litoral, mas o dia segue com nebulosidade. Nas demais áreas, a chuva ocorre em forma de pancada e há possibilidade de temporais. Desde o fim de semana, cidades registram deslizamentos e alagamentos. Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, famílias ficaram ilhadas e as aulas foram suspensas.
De acordo com o diretor da Defesa Civil municipal, Adriano de Medeiros, cerca de 40 pessoas estavam isoladas até as 8h10 desta quarta. A cidade foi uma das mais atingidas pela chuva.
Santo Amaro da Imperatriz
Em comunicado, a prefeitura informou que as aulas nas escolas municipais e transporte escolar estão suspensos nesta quarta. A coleta de lixo em alguns bairros também não ocorreu na terça.
Por volta das 13h, duas casas foram interditadas no bairro Fabrício. Houve deslizamento e ninguém ficou ferido. Na cidade, pessoas que moram em um condomínio de casas ficaram isoladas depois que o ribeirão próximo transbordou e alagou as estradas. Pelo menos 40 famílias habitam o local.
Entre segunda e terça-feira, em 24 horas choveu 199 milímetros na cidade, segundo a Defesa Civil. Durante todo o mês de outubro, a média na região é de 150 milímetros de chuva, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas no estado.
Palhoça
Em Palhoça, também na Grande Florianópolis, decretou situação de emergência. Choveu em poucas horas o volume que normalmente ocorre durante todo mês de outubro na cidade.
Entre os incidentes ocasionados pela chuva, foram registrados diversos pontos de alagamentos, movimentação de terras e queda de cabeceira de uma ponte.
"A medida tem o objetivo de restabelecer a ordem, a segurança e preservar a vida das famílias atingidas em localidades comprovadamente afetadas pelos efeitos da chuva", informou a prefeitura na tarde de terça-feira.
Em Brusque, no Vale do Itajaí, o Rio Itajaí-Açu saiu da calha e alagou parte da Avenida Beira Rio. A via foi fechada por algumas horas (assista acima).
O maior volume de chuva foi registrado no bairro São Pedro, com o acúmulo de 111,8 milímetros nas últimas 96 horas. Foram atendidas 16 ocorrências, entre alagamentos e deslizamentos de terra.
Em Blumenau, na mesma região, entre domingo (10) e terça-feira (12), a Defesa Civil atendeu dois casos de deslizamento de terra, sem vítimas danos materiais. O Rio Itajaí-Açu aumentou um pouco de nível no bairro Progresso, mas diminuiu logo em seguida. A situação segue sendo monitorada.
Já no Sul do estado, houve deslizamento de terra sobre a BR-101 em Imbituba na terça-feira. A rodovia foi liberada por volta das 13h, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRF).
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário