segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Invasão de mariposas chama atenção de moradores e comerciantes em Blumenau


 Funcionários precisam limpar os locais diariamente para retirar os animais que acabam morrendo nas faixadas e calçadas.

Comerciantes e moradores de Avenida Beira-Rio, uma das mais movimentadas em Blumenau, no Vale do Itajaí, estão preocupados com o aparecimento de mariposas na região. Funcionários limpam os locais diariamente para retirar os animais que acabam morrendo nas faixadas e calçadas. Especialista explica, porém, que espécie que invadiu o local não é perigosa (leia mais abaixo).


As mariposas de cor marrom claro estão outros lugares do centro da cidade, e ficam concentrados nas paredes, nas luminárias públicas e no chão. Os animais que morrem são varridos pelos comerciantes.


Segundo o professor da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e entomologista Marcelo Diniz Vitorino, com a umidade alta e temperatura mais elevada, a época de reprodução desses animais, que ocorre normalmente no final da primavera, pode ter sido antecipada.


O especialista, destaca, porém, que é preciso fazer um estudo aprofundado sobre o tema. Em 2005, também houve um registro maior desses animais na região e a tendência é que eles desapareçam nas próximas semanas.

Como uma mariposa pode colocar centenas de ovos, as mudanças no tempo neste ano foram mais propícias para que elas nascessem em grande quantidade. Além disso, explica o professor, como são guiadas pela luz da lua, confundem-se com a iluminação artificial dos postes e ficam agregadas a diversos locais.


As mariposas se alimentam de néctar, não são venenosas e contribuem para a polinização, explica Vitorino. Os insetos também são presas para outros animais, como morcegos e aves. Por conta disso, alerta o especialista, não é recomendado matar as mariposas.


"É só não tocar nelas. Vai escurecer e elas vão voar. As mariposas não picam, não mordem, não transmitem doenças, não fazem nada. Se todo mundo começar a matar, isso sim pode causar um desequilíbrio ambiental", disse o especialista.

A Vigilância Sanitária de Blumenau informou que os insetos não são fiscalizados, já que não apresentam perigo. A orientação da prefeitura é a utilização de telas nas janelas para evitar que os animais entrem nos comércios e casas.


G1SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...