Pelo menos três hospitais de Santa Catarina passaram a exigir a vacinação completa contra a Covid-19 de acompanhantes ou visitantes que entram nas unidades de saúde. Nesta segunda-feira (18), a regra passou a valer no Hospital Municipal Ruth Cardoso em Balneário Camboriú, no Litoral Norte.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), não existe nenhuma normativa estadual obrigando a vacinação de acompanhantes e de visitantes nos hospitais de Santa Catarina a autonomia está concedida aos municípios e unidades hospitalares para estabelecer medidas complementares. Contudo, a pasta afirma que a questão está em discussão internamente.
Consultada pelo g1, a SES reafirma que as unidades de saúde podem estabelecer medidas mais restritivas do que os decretos e demais normativas estaduais, "com o objetivo de promover uma maior proteção à comunidade".
"Vacinação é uma excelente medida de proteção, acompanhada de medidas não farmacológicas como o uso de máscaras, fazer a higiene das mãos, manter ambientes arejados, evitar aglomerações e ampliar a testagem", afirmou o pasta por meio de nota.
O protocolo também está sendo realizado no Vale do Itajaí, na cidade de Blumenau, no Hospital Santo Antônio, mantida pela Fundação Hospitalar de Blumenau, e em Itajaí, no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, administrada pelo Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.
Os acompanhantes de pacientes internados no Hospital Municipal Ruth Cardoso precisam ter vacinação completa, ou seja, em dose única ou com as duas doses, sendo que somente após 15 dias da aplicação da segunda dose será permitido o acompanhamento.
As carteiras de vacinação devem ser apresentadas na recepção da unidade. O novo protocolo, segundo o hospital, foi implantado para garantir a segurança a pacientes e equipes de profissionais de saúde que atuam na área limpa, ou seja, nos setores não Covid-19 da unidade.
Blumenau
O Hospital Santo Antônio exige a comprovação. Os acompanhantes e visitantes precisam apresentar a carteirinha na recepção geral.
Caso a pessoa não tenha se imunizado, a equipe responsável pelo paciente avalia a questão. Se o hospitalizado puder ficar sozinho, a entrada do não vacinado é bloqueada e a orientação é para que outro familiar, imunizado, assuma os cuidados. É permitido apenas um visitante por dia, por uma hora.
Itajaí
No Hospital Marieta Konder Bornhausen, as duas doses ou dose única são exigidas dos fotógrafos que vão ao Centro Obstétrico registrar os partos e das doulas que acompanham as mulheres.
Nos demais casos, exceto os que envolvem pacientes com Covid-19, é permitida uma visita por dia e acompanhantes nas situações descritas em lei, como para idosos e gestantes.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário