A Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto, em Nova Veneza, no Sul de Santa Catarina, procura pelo vencedor do quarto lugar da rifa da fazendinha, cujo sorteio ocorreu em 20 de setembro. A diretora da unidade escolar, Jussara Laíde Savio, contou que todos os demais ganhadores já foram contatos. O vencedor do quarto lugar tem direito a um pato, salame e queijo.
A rifa da fazendinha foi feita para arrecadar dinheiro para a comemoração do Dia das Crianças da escola. Os prêmios, como porcos, patos, salame e queijo, foram doados pelos pais dos alunos. A rifa viralizou após a leitura dos prêmios em uma sessão na Câmara de Vereadores .
"Estamos fazendo uma força-tarefa. Não sabemos se foi só doação [a compra do bilhete da rifa], se o ganhador quer aparecer ou não", afirmou a diretora da escola.
Segundo ela, o vencedor, Yann Barros de T. Ferrari, não deixou nenhum telefone para contato.
A escola fez uma tentativa de encontrar o ganhador por meio de informações disponibilizadas pela compra do bilhete.
"No PIX tem o CPF. A gente tentou localizá-lo. Ou ele é de São Paulo, ou está nos Estados Unidos. Não deixou nenhum telefone nem nada", afirmou a diretora.
Durante esta semana, a escola faz comemorações referentes ao Dia das Crianças. Mas, após as celebrações, quer fazer mais uma tentativa para encontrar o vencedor. "Vamos entrar em contato com o banco para ver de onde é a procedência do PIX", disse Jussara.
Outros vencedores
Todos os outros ganhadores já foram achados e alguns moram longe de Nova Veneza. Por causa disso, a escola adaptou os prêmios de acordo com a realidade de cada vencedor.
Como a premiação envolve animais e alimentos, a unidade escolar teve ajuda da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) para garantir a segurança sanitária.
A gente disponibilizou a carne do porco. Para um que mora em apartamento, a gente fez PIX no valor. Os que moravam perto vieram pegar o produto, a galinha, o galo, a tilápia", contou Jussara.
Também há prêmios que serão entregues posteriormente por escolha do próprio ganhador.
"Um senhor de Porto Alegre em outubro deve passar na escola para conhecer e vai pegar o prêmio. O nosso prefeito vai às vezes para Florianópolis e um dia a gente vai junto para entregar. O vencedor até queria ir para Nova Veneza, mas as filhas acharam melhor não, por causa da idade", relatou a diretora.
Semana da criança
Alunos e funcionários da escola começaram na quarta-feira (6) as celebrações do Dia das Crianças. Nesse dia e na quinta, eles comemoraram a data em uma pizzaria na cidade vizinha de Forquilhinha.
Inicialmente, a ideia era que as turmas que vendessem mais bilhetes da rifa fossem almoçar no local. Porém, com o sucesso do sorteio, todos da unidade de ensino conseguiram participar.
Nesta sexta (8), foi servido cachorro-quente na escola. Na quinta (14) e sexta (15) da próxima semana, serão ofertados crepe e algodão-doce.
"Eu não sei explicar a felicidade dos alunos. Eu acho que tudo o que nós passamos de dias trabalhando ali na [rifa da] fazendinha... Tem alguns nomes de alunos que fazem por merecer. A felicidade deles de comer pizza... E eu ensinava-os, 'pode levantar a mãozinha que eles vão vir servir na mesa. Vocês podem comer mais um pedacinho, pode comer à vontade'", declarou a diretora.
"Eu acho que valeu a pena tudo isso. De ver o sorriso e a felicidade deles. Eles passarem na secretaria [da escola] e todas as crianças passarem e dizerem 'tia Ju, queria te dizer muito obrigado, muito obrigado, muito obrigado. A gente adorou, adorou, adorou'. Eu acho que isso é que valeu a pena", disse Jussara.
O dinheiro arrecadado com a rifa também será usado para melhorar o ensino na escola. Conforme a diretora, serão comprados televisores para as salas e outros materiais que possam ajudar os professores nas aulas.
Geralmente, o montante arrecadado com as rifas era usado para uma comemoração chamada de Rua de Lazer, em que a escola fechava a via em frente à unidade e alugava brinquedos, como cama elástica e castelo inflável, para as crianças. Este ano, isso não será possível por causa da pandemia da Covid-19.
"Mas, início do ano letivo de 2022, a gente já está deixando dinheirinho guardado para fazer a Rua do Lazer, como a gente costumava fazer", afirma a diretora.
Prêmios
A rifa foi feita com prêmios doados pelos pais dos alunos e foi comprada por pessoas de outros estados e países. A cidade tem a economia baseada na agricultura e, por isso, na lista de prêmios estão porcos, ovos e até mesmo uma tilápia.
Cada número foi vendido por R$ 2 e as vendas terminaram no dia 14 de setembro. O sorteio foi feito por uma transmissão pelas redes sociais no perfil da escola no dia 20 de setembro.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário