terça-feira, 21 de julho de 2015

Vítimas de deslizamento no Beatriz passam bem

Wagner fraturou um dos pés e lesionou o tornozelo, sofrendo uma torção e permanece hospitalizado. Fabíola machucou uma das pernas, mas recebeu alta do hospital

Agentes da Defesa Civil Municipal estiveram logo cedo nesta terça-feira (21) na rua Euclides Cardoso, bairro Beatriz, onde na noite desta segunda-feira (20), pouco antes das 20h, um deslizamento de terra atingiu uma casa de dois pavimentos construída rente ao morro. A parede de alvenaria da cozinha ficou destruída. Choveu nesta segunda-feira e, apesar de não terem sido índices altos, o deslizamento decorreu do encharcamento do solo provocado pelas chuvas da semana passada.
O agente de Defesa Civil, Ronaldo Ortiz, funcionário da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, chegou ao local da ocorrência 15 minutos depois do chamado na noite de segunda. Na residência afetada mora o casal de irmãos Wagner Souza da Silva, 22 anos, que trabalha em uma empresa de comercialização e instalação de aparelhos de som automotivo, e Fabíola Souza da Silva, 24 anos, técnica em segurança do trabalho em uma indústria de alimentos congelados em Lages. Eles se feriram quando a terra do desbarrancamento de aproximadamente sete metros atingiu a parede traseira lateral direita da moradia.
Wagner fraturou um dos pés e lesionou o tornozelo, sofrendo uma torção e permanece hospitalizado. Fabíola machucou uma das pernas, mas recebeu alta do hospital. Um vizinho prestou a primeira ajuda e é na casa dele que o casal de irmãos está encontrando suporte até que sejam tomadas outras decisões pela família. O resgate das vítimas foi realizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar atuou na ocorrência.

Laudo e casas isoladas
O engenheiro civil da Secretaria de Planejamento, integrante do setor técnico da Defesa Civil, Caetano Palma Neto, informa que o laudo deverá sair ainda hoje para que a Defesa Civil tome as providências necessárias. “Uma saída é o aluguel social custeado pelo município”, diz. Além da casa dos irmãos, a do lado direito está sob ameaça, sendo também isolada. Nesta mora um casal e duas crianças de 8 e 2 anos. Outra, do lado esquerdo, de tijolo à vista, onde reside um idoso, também será isolada.
Todas estão interditadas através da limitação de circulação mediante fitas nas cores preta e amarela e com a placa de identificação com o número do plantão da Defesa Civil: 8406-4037. “É uma área de extrema preocupação por se tratar de uma encosta. Diante do laudo a ser emitido pelo engenheiro Caetano a Defesa Civil decidirá pela interdição parcial ou definitiva do local”, pontua o assistente especial da Defesa Civil, Moacir Tadeu Wasieleswky.
A costureira Irinéia Damasceno, 29 anos, mora na casa do lado direito com o esposo, o motorista Carlos Maciel Ribeiro Pereira, 36 anos, e diz que a casa estava vazia no momento do incidente. Ela é a mãe das crianças de 8 e 2 anos. “A terra encostou na parede do banheiro, não chegou a romper, mas a cozinha acabou alagando”, relata.

Alívio
Os pais das vítimas, os agricultores Janeu Moraes da Silva e Doraci Pereira de Souza, moram em um sítio na localidade Morro do Chapéu, interior de Campo Belo do Sul, e se deslocaram para Lages ainda na noite de segunda, avisados pelo vizinho que ouviu os gritos de pedido de socorro dos irmãos. A casa é de propriedade da família há cerca de quatro anos e possui cozinha, sala, três quartos, dois banheiros e área de serviço.  “Quando chegamos já haviam retirado os dois dos escombros. O bem material a gente recupera, o mais importante é a vida”, reflete Janeu.
Caminhão das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) chegou pela manhã enquanto agentes da Defesa Civil vistoriavam o local. Segundo o eletricista Jucelito Reche foi realizado o corte de fornecimento de energia para eliminar riscos de incêndio.

Moradia precária de idoso é avaliada
Próximo à residência, na rua Virgílio Ramos, bairro Morro do Posto, mora o aposentado Oscar Rodrigues da Silva, 80 anos. Ele ocupa uma casa de madeira em extrema precariedade, com risco iminente de desabamento. Seu sobrinho, o aposentado Ivandel Hildebrando dos Santos, 46 anos, recorda que o idoso mora no local há mais de 40 anos, sozinho. “Ele não tem condições financeiras de ter outra casa. Nós ajudamos no que é possível”, explica. “Embora esta condição não tenha relação com as chuvas, analisamos o local e preenchemos ficha de atendimento. Encaminharemos o caso para a Secretaria de Habitação”, explica o agente Marcelo Airton de Oliveira, funcionário da Secretaria de Meio Ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...