sexta-feira, 24 de julho de 2015

Sábado é dia D contra as Hepatites Virais

Todas as 23 salas de vacinas do município, incluindo a Central, estarão abertas neste sábado (25), das 8h às 17h, para o dia D da Mobilização Estadual Contra as Hepatites Virais. O foco maior é o tipo B. A campanha continuará entre 27 e 31 de julho e o dia 28 é marcado como o Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.
O trabalho de imunização será feito em parceria com o programa Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, da Secretaria de Saúde, para ampliar a cobertura de vacinação contra a hepatite B. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde do município, Márcia Spindola, está prevista ainda a realização de testes rápidos de hepatites B e C e a distribuição de preservativos e materiais informativos.
Márcia reforça que a proposta é intensificar e potencializar a vacinação contra a hepatite B. “Mesmo havendo a disponibilidade da dose em toda rede pública de saúde há uma baixa cobertura nos adultos e uma grande incidência da doença no Estado. A mobilização servirá para alertar sobre a existência e gravidade da doença, sua cura e principalmente a prevenção”, detalha.

Testes rápidos
Além da vacinação, ainda no dia D (sábado, 25), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Guarujá, Santa Catarina e Santa Helena e o laboratório municipal disponibilizarão o teste rápido para a detecção da hepatite C, vírus HIV e VDRL (sífilis). “Trata-se de um exame de sangue. O resultado leva cerca de 20 minutos para ficar pronto”, informa. Somente a população que reside nestes bairros poderá fazer o exame, mas quem se interessar pode se dirigir à Central de Saúde, no Centro, que receberá atendimento.

Como se prevenir
A vacina é o melhor meio de prevenção contra a hepatite B, mas a adoção de hábitos como o não compartilhamento de objetos como escova de dente, lâminas de barbear ou depilar, a utilização de material de manicure individual e esterilizado, o uso de preservativos nas relações sexuais podem manter a doença longe. Lavar as mãos após usar o banheiro, quando for preparar alimentos e antes de se alimentar, lavar bem frutas, verduras e legumes são outras sugestões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...