Das
13h às 19h
Prefeitura
passa a atender em turno único a partir de 1º de agosto
“O
agravamento da crise neste ano fez muitas empresas criarem alternativas de
economia, bem como outras prefeituras do Estado. E nós, na administração de
Lages, também estamos buscando meios de intensificar esses ajustes.” Toni
Duarte
O prefeito
Toni Duarte definiu a readequação do horário de expediente de todos os setores
da prefeitura de Lages. A partir do dia 1º de agosto o atendimento ao público
passa a ser das 13h às 19h, sem intervalos. A medida, de caráter experimental,
visa conter gastos. Segundo Toni, a economia a ser gerada servirá de base para
investimentos nos serviços públicos e nas demandas da cidade.
Toni
relata que desde 2013 trabalha-se na adequação dos gastos com a receita. “O
agravamento da crise neste ano fez muitas empresas criarem alternativas de economia,
bem como outras prefeituras do Estado. E nós, na administração de Lages, também
estamos buscando meios de intensificar esses ajustes. Uma das medidas é a
adoção do horário de expediente do serviço público municipal em turno único”,
explica.
Para chegar
a essa definição a equipe do Executivo municipal está fazendo o levantamento
minucioso dos serviços de cada secretaria em relação à utilização de
vale-transporte, horas extras, economia de energia, combustível e outros itens.
“Queremos obter um impacto positivo sobre a economia, analisando se essa
alteração será relevante. Haverá a contenção de custos e, mais do que isso, os
trabalhos serão potencializados nesse período”, destaca Toni.
Como
funcionará
Conforme
decisão do prefeito Toni Duarte, a partir de 1º de agosto o atendimento ao
público passa a ser das 13h às 19h de segunda a sexta-feira, a exemplo do que
já é adotado pelo poder Judiciário, governo do Estado e várias prefeituras
catarinenses. A medida valerá para todas as repartições, salvo as secretarias
que exercem serviços indispensáveis à coletividade, caso da Saúde e da
Educação.
Para o
secretário de Administração, Pedro Marcos Ortiz, a medida colocará em sintonia
um horário já utilizado por outras esferas e isso não causará estranheza junto
à sociedade. “Desde o início desta administração trabalhamos com a criação de
sistemas de controle de vários setores (controle de frota, abastecimento e
manutenção, sistema de impressão e outros) e vamos estimar essa economia a
partir de uma data de corte, ou seja, iremos comparar os custos de agosto de
2014 com o mesmo período de 2015”, explica.
Secretarias
de ponta
Outras
secretarias trabalharão por jornada. É o caso dos colaboradores do Meio
Ambiente e Serviços Públicos, Agricultura e Pesca e Infraestrutura. “Essas
pastas consideradas de ponta na execução de serviços trabalharão de maneira
diferenciada. Para isso, pretendemos homogeneizar ao máximo a demanda de ações
e essa readequação das equipes implicará para não haver prejuízos na execução
dos serviços e melhorando a eficiência do serviço público”, declara Pedro
Marcos.
Qualidade
na prestação de serviço
Além da
economia a ser gerada, a medida visa beneficiar o cidadão que utiliza os
serviços da prefeitura. “Queremos ofertar os serviços em horários
diferenciados, garantindo mais qualidade nos atendimentos. O conjunto das ações
soma-se à intenção de economia da máquina pública, esse é o encaminhamento da
administração. Essa é uma resposta rápida e uma complementação à atual situação
econômica do país”, reitera. “Além disso, estamos estudando outras vertentes
para conter mais gastos”, assegura.
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