quinta-feira, 16 de julho de 2015

Município apoia atividades da ALE


A Associação Lageana de Escritores (ALE) atua em prol da literatura lageana e serrana e do hábito da leitura. A presidente Maria Waltair Carvalho diz que o objetivo é orientar, apoiar e fornecer suporte para o lançamento de livro, divulgar e colaborar na busca de patrocínio ao associado. A Fundação Cultural de Lages (FCL) é parceira –Arena Cultural, Festa do Pinhão e Salão do Livro da Serra Catarinense são exemplos de espaço aberto à entidade.
Junto à Secretaria de Turismo, a ALE esteve presente em eventos na Galeria Augusta e Recanto do Pinhão, este no espaço da Central de Informações Turísticas (Citur), na rua Nereu Ramos. Trabalhos ligados à Secretaria de Educação são rotineiros. “Quanto à Biblioteca Pública, ‘moramos’ lá”, diz a presidente. A entidade funciona na Sala do Escritor, na Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval Macedo, no parque Jonas Ramos (Tanque), onde 16 integrantes já fizeram curso de informática, gratuitamente.
A Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt) é vista como “a mais nova amiga” da ALE devido à parceria no Recanto do Pinhão e outros acontecimentos. À Samt foram doados livros e revistas usados (casas asilares e Projeto Ciranda), de acordo com o conteúdo (livros não mais aproveitáveis servem para artesanato), e ministradas palestras nos grupos de artesanato (Ciranda), que compreendem 64 bairros, e nos de idosos do Projeto Com... Viver. A ALE colocou-se à disposição também para ministrar oficinas de poemas ou textos, leituras coletivas, contação de causos e declamação de poemas, segundo Waltair.

Incentivo literário
O Conselho Editorial é o principal departamento da ALE, pois trabalha diretamente com o escritor, novato ou experiente, fazendo revisão gramatical e metodológica e orientando quanto à publicação. Hoje o quadro de associados é de 45 “lageanos natos” e “adotivos”, mais cinco sócios correspondentes, ou seja, lageanos que moram fora do município. Em dezembro do ano passado a ALE lançou seu Décimo Carretão Literário – “No galope do cotidiano”, antologia composta por 54 associados, material que se esgotou em seguida, sendo relançado no II Salão do Livro da Serra Catarinense em abril deste ano. Ainda há exemplares à venda. A ALE já lançou 140 títulos. Outros quatro estão prontos. E há mais seis na fila do Conselho Editorial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...