quarta-feira, 22 de julho de 2015

Reunião define novo cronograma do cabeamento subterrâneo


Representantes de diversos segmentos envolvidos com as obras do cabeamento subterrâneo, que está sendo implantado nas ruas centrais de Lages, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (22) para discutir a retomada dos trabalhos. Estiveram presentes integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), empresa Quantum (responsável pela execução) e secretarias municipais de Planejamento e Infraestrutura e a Diretoria de Trânsito (Diretran).
As obras passaram por trâmites burocráticos e dificuldades com o repasse de recursos pelo Ministério do Turismo. A emenda parlamentar para liberação de verba é da deputada Carmen Zanotto. Recentemente o prefeito Toni Duarte esteve em Brasília articulando liberação de repasses, inclusive para o cabeamento. Assim que esta situação for resolvida, a Quantum fará as correções necessárias na Via Gastronômica, inclusive uma das floreiras que está quebrada devido a um acidente de trânsito.
A meta, por parte da Celesc, é retirar todos os postes de alta tensão da via até o fim de agosto, sendo que no início do mês serão feitos testes na rede elétrica. Depois desta etapa serão feitos os acabamentos, como o plantio de árvores e paisagismo, com flores da estação, iluminação especial, bancos e outros elementos urbanos.
Com relação à rede pluvial, que gerou algumas reclamações por parte dos moradores e comerciantes da Via Gastronômica, foi realizada uma vistoria pela Infraestrutura, de acordo com o secretário Álvaro Mondadori (Joinha). Constatou-se que nas últimas chuvas, após algumas intervenções, com a desobstrução da tubulação, não ocorreram mais alagamentos. “Esses problemas não ocorriam por causa das bocas-de-lobo, como chegou a ser deduzido, mas pela própria impermeabilidade do solo, que não absorvia toda água da chuva. Com os trechos em paver foi amenizada a situação”, afirma o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.

Cabeamento na Nereu Ramos será definido
Uma das preocupações da administração municipal é quanto a implantação do cabeamento na rua Nereu Ramos, para que as obras não atrapalhem os festejos natalinos. Será uma corrida contra o tempo para deixar tudo pronto devido à proximidade do Natal Felicidade. A instalação do Túnel Encantado deve iniciar em novembro. Esta questão será rediscutida em uma próxima reunião, agendada para a semana que vem, quando será acertado o cronograma da obra.
A intenção é realizar obras referentes à Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), concomitantemente ao cabeamento, para evitar transtornos futuros com a rede muito antiga e que poderá estourar nos próximos anos. As obras na rua Coronel Córdova, realizadas no segundo semestre do ano passado, devem ser vistas como um exemplo a ser seguido nas outras vias, de acordo com Raineski. “Não tivemos problemas na execução da via e a população mal sentiu os transtornos. O asfalto deve ser reposto imediatamente para não atrapalhar o fluxo de pessoas”, diz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...