A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou mais 20 casos da variante delta em Santa Catarina na quinta-feira (26). Em 19 de agosto, o governo já havia declarado a transmissão comunitária desta variante. Com a atualização, há o total de 63 casos registrados.
Dos moradores diagnosticados com a variante até o momento, dois morreram em decorrência de complicações da doença. Os casos estão espalhados em 28 municípios (veja a lista abaixo).
Desse número, 26 casos são considerados casos autóctones (transmissão dentro do estado) e sete casos importados (transmissão fora do estado). Outros 30 ainda estão em investigação sobre o local provável de infecção.
A confirmação da transmissão comunitária ocorre quando, a partir dos resultados da investigação epidemiológica, não é possível se identificar a origem da infecção. Isso indica que a variante está circulando no estado, e a transmissão ocorre independente das pessoas terem viajado ou terem tido contato com outras pessoas que viajaram recentemente.
A variante da Covid-19 foi detectada no Brasil há aproximadamente três meses, com a chegada de um navio ao Maranhão.
Importância da vacina
Os estudos divulgados até o momento mostram que as vacinas disponíveis no Brasil oferecem alta proteção contra casos graves, hospitalização e óbitos por todas as variantes do coronavírus, incluindo a variante Delta, principalmente quando o esquema vacinal está completo (com duas doses ou dose única).
Em Santa Catarina, foram aplicadas 4.611.756 de primeiras doses, o que corresponde a 63,59% da população. Receberam também a segunda dose 2.049.874 de pessoas, o equivalente a 28,26% dos moradores.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo governo do estado, até a noite de quinta 1.150.649 casos de infecção pelo novo coronavírus foram confirmados. A Covid-19 causou 18.607 mortes no estado.
Casos por município de Santa Catarina
Araquari: 2 casos;
Balneário Camboriú: 1 caso;
Balneário Piçarras: 1 caso;
Barra Velha: 1 caso;
Biguaçu: 1 caso;
Bom Jardim da Serra: 4 casos;
Bombinhas: 1 caso;
Camboriú: 3 casos;
Campo Alegre: 1 caso;
Chapecó: 2 casos;
Navegantes: 3 casos;
Itapoá: 1 caso;
Florianópolis: 3 casos;
Garopaba: 1 caso;
Itajaí: 3 casos;
Mafra: 2 casos;
Jaraguá do Sul: 1 caso;
Ituporanga: 1 caso;
Joinville: 12 casos;
Rio do Sul: 1 caso;
Palmitos: 1 caso;
São Francisco do Sul: 8 casos;
São José: 3 casos;
São Joaquim: 1 caso;
Capivari de Baixo: 1 caso;
São Bento do Sul: 2 casos;
Santo Amaro da Imperatriz: 1 caso;
Tubarão: 1 caso.
Variante
A delta foi identificada pela primeira vez na Índia, em outubro do ano passado. Em junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta de que a variante havia se tornado dominante em todo o mundo, muito por conta da sua transmissibilidade.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário