A Prefeitura de Florianópolis alertou, nesta sexta-feira (27), moradores para uma informação falsa que cita um suposto estudo sobre efeitos colaterais da vacina contra a Covid-19 e solicita fotos de seios de imunizadas com a fabricante Pfizer.
Em um e-mail, os golpistas, que se identificam como assessores voluntários, solicitam o envio de imagens dos seios por sete dias para verificar se, após a vacina, o órgão cresceu. Os suspeitos também usam o logotipo usado em peças de divulgação do Executivo.
A prefeitura explicou que não faz nenhum estudo sobre efeito colateral causado pela aplicação da vacina. Em nota, a administração orientou a população a "sempre checar a origem das informações enviadas em veículos confiáveis e páginas oficial do órgão".
"A administração municipal orienta a população a sempre checar a origem das informações enviadas em veículos confiáveis e páginas oficial do órgão", disse.
A médica mastologista e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Érica Traebert, esclarece que não há na literatura científica nenhum caso reportado até agora de crescimento das mamas como efeito adverso dos imunizantes contra a Covid-19.
Os efeitos mais comuns da vacina Pfizer são dor e vermelhidão no local da aplicação da vacina, fadiga, cansaço, diarreia, dores de cabeça, musculares e nas articulações, calafrios e febre. Algumas pessoas ao receberem a vacina também apresentaram reação alérgica.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário