Santa Catarina teve queda de 13,2% nos assassinatos durante os seis primeiros meses de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Monitor da Violência, divulgado nesta sexta-feira (20), foram 50 homicídios a menos este ano.
Entre janeiro a junho de 2021 o estado registrou 378 mortes violentas, contra 328 no primeiro semestre de 2020. A queda acompanha o cenário nacional, com 8% menos mortes.
Estão contabilizadas no número as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.
O advogado Marlo Almeida Salvador, que participa de uma comissão na Ordem do Advogados do Brasil (OAB/SC) e acompanha o tema da violência no estado, explica que o investimento de tecnologia no setor pode ter contribuído para o resultado. No entanto, os dados do primeiro trimestre do ano, quando a queda chegou a 23%, mostram que o estado ainda tem o que melhorar.
"Embora deva ser comemorado, nós podemos melhorar ainda mais. Outro fator importante é a atenção que deve ser dada para as zonas realmente mais carentes. Sabemos que crimes violentos, como homicídios, por exemplo, têm maior incidência em zonas periféricas. Não se pode ignorar a necessidade e a importância de investimentos sociais", ressaltou.
Para Salvador, outro ponto que deve ser levado em conta é o cenário que a pandemia provocou. O especialista aponta que o distanciamento social "limitou eventos de grande circulação, onde a utilização de bebidas alcoólicas e drogas tinha muitas vezes como consequência os crimes violentos".
Os dados coletados mês a mês pelo G1 não incluem as mortes em decorrência de intervenção policial. Isso porque há uma dificuldade maior em obter esses dados em tempo real e de forma sistemática com os governos estaduais.
O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Queda de feminicídios
Os números de feminicídios de janeiro a julho de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado, também diminuíram em Santa Catarina. A queda chegou a 29%. Foram 22 mulheres vítimas do crime neste ano, contra 31 em 2020.
Apesar da queda desse número, os pedidos de medida protetiva de urgência aumentaram cerca de 17%. No ano passado, no período analisado - de janeiro a julho -, os pedidos chegaram a 9103. Esse ano, no entanto, esse registro foi de 10.912.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário