Os Estados Unidos acusaram nesta quinta-feira (19) o Talibã de manter postos de controle ao redor do aeroporto internacional de Cabul e impedir a saída de afegãos que desejam abandonar o país. O governo americano pediu uma passagem livre no local.
Milhares de pessoas estão tentando fugir do Afeganistão desde que o grupo extremista tomou a capital Cabul e voltou ao poder no domingo (15), após 20 anos, com uma ofensiva militar relâmpago de apenas 10 dias que surpreendeu o mundo.
Vídeos mostram pessoas desesperadas tentando pular o muro do aeroporto internacional Hamid Karzai, algumas com a ajuda de tropas americanas.
Em um deles, filmado na terça-feira (17), uma criança é entregue por uma mulher a soldados que estão em uma escada (veja no vídeo acima). Em outro, uma criança, um homem e uma mulher pendurados no muro tentam argumentar com soldados
Apesar do esforço do Talibã de tentar se mostrar diferente desta vez, os afegãos recordam a forma como o grupo extremista governou o país entre 1996 e 2001 e não confiam nas promessas de moderação feitas nos últimos dias.
Na segunda-feira (16), cenas de caos e mortes foram registradas no aeroporto, durante a tentativa desesperada de fuga de estrangeiros e afegãos do país.
Afegãos tentaram invadir aviões estacionados e se agarraram a aeronaves prestes a decolar. Vídeos mostram o que seriam pessoas caindo do céu após a decolagem
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário