quarta-feira, 24 de junho de 2015

ACIL aposta no futuro da Geração Empreendedora

Ganhar muito dinheiro, ser independente e bem sucedido na vida pessoal e profissional. Este é o sonho comum em qualquer fase da vida. Agora, imagine para um adolescente, sem nenhuma experiência de trabalho e que se vê obrigado a escolher uma profissão. Não é fácil e nem sempre tem alguém disposto a estender a mão.

Pensando no futuro desse adolescente que ainda é estudante e que pode fazer a diferença no mercado de trabalho a FACISC, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, com o apoio do CEMESC, Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina, criou o projeto Geração Empreendedora. O programa, ainda na fase piloto, acontece nas regionais da FACISC no estado. Na regional de Lages, o projeto é executado pelos Núcleos da Mulher Empreendedora e dos Jovens Empreendedores da ACIL, a Associação Empresarial de Lages.

O trabalho consiste em capacitar e orientar estudantes do ensino médio para que desenvolvam o espirito empreendedor e da cultura associativista, com o propósito de contribuir para a formação de uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico. Em Lages, 29 alunos da Escola Godofim Nunes de Souza, que fica no bairro da Penha, participam do programa. Nesta semana, eles visitaram a ACIL e conheceram todos os setores da entidade fundada há 75 anos e que funciona como uma empresa para atender as demandas dos 680 associados.

Acompanhados pela empresária Andréia Strasser, diretora de Educação Empreendedora do CEME e pela psicóloga Karine Góss, do Núcleo dos Jovens Empreendedores, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer a trajetória de duas empresárias que apostaram tudo na realização de um sonho e se tornaram empreendedoras. Um exemplo de que não existe idade, nem circunstâncias ideias para mudar a própria a história é a da empresária Angelica Sandini Furlan. Formada em pedagogia, ela trabalhou por muitos anos como professora até que um dia decidiu trocar de profissão e realizar um sonho: abrir uma farmácia. Teve que deixar a família em alguns momentos para fazer a faculdade em outra cidade, enfrentou o tratamento de um câncer meses depois de formada,  mas a recompensa veio. Hoje ela é proprietária da Drogaria e  Farmácia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Coral e se diz realizada com a decisão.  Segundo Angelica, “ser dona do próprio negócio não é fácil. Não tem sábado, domingo, nem feriado, mas não existe nada melhor do que ser feliz naquilo que a gente faz”. 

Outra história surpreendente é da jovem empresária Brianna Betina Pelegrino. Aos 27 anos ela é dona de uma marca que já está fazendo sucesso até no exterior. Os calçados personalizadas da Santíssima Catarina são produzidos artesanalmente e ao gosto do cliente. A empresa nasceu há três anos, quando a mãe de Brianna customizou com paetês uma alpargata, um tipo de sapatilha muito comum na região. O modelo fez tanto sucesso entre as amigas de Brianna, que a jovem formada em engenharia ambiental, trocou de profissão para investir no novo negócio. Além de inovar no produto, a empresa também possibilitou o resgate e a valorização de profissionais como sapateiros  e de bordadeiras. “Existe espaço e trabalho em muitos setores e vocês podem investir nas habilidades que possuem para fazer a diferença,” destacou Brianna.  

Além dos alunos e do professor Emerson Roberto Cherubim que acompanhou a turma, o gerente regional de educação do Estado Humberto Aluizio de Oliveira também acompanhou a visita e manifestou a vontade de expandir o programa para outras escolas da rede estadual. Para ele, quando você se apropria do conhecimento e tira boas notas, você já é um empreendedor. E esse espírito deve estar presente em todas as áreas da vida”.

Na próxima etapa do programa Geração Empreendedora, os estudantes vão participar de uma seleção através de vídeos para viver um dia de empreendedor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...