terça-feira, 23 de junho de 2015

Vítima de incêndio, família já ocupa casa nova

“Além de ser uma bela casa, Anita está investindo para ter um lar organizado, limpo e bem conservado.” Ivan Magaldi Júnior
Anita de Oliveira, 60 anos, tem uma história de lutas, caídas e recomeços. Ela mora na rua Aloísio Azevedo, bairro Morro Grande. Atualmente trabalha como cuidadora de idosos, três vezes por semana, a R$ 50,00 por dia. Há cerca de dois anos sua casa de alvenaria foi atingida por um incêndio e sobraram somente as paredes, mas sofreram avarias. O que era de madeira, como o assoalho, se desfez pelas chamas. Ela perdeu tudo – alimentos, roupas, móveis, eletrodomésticos, documentos.
Mas a partir do contato da Secretaria de Habitação, por intermédio do diretor Volnei Pereira, e da Secretaria de Administração, através do executivo geral de compras Rufius Antonius Rodrigues Schmitt, e do gerente Diego Souza, surgiu uma solução. O prefeito Toni Duarte autorizou o desmanche e a retirada de duas casas e um galpão de madeira, da área destinada à construção da montadora de caminhões Sinotruk, no distrito de Índios, com 90% de aproveitamento pelas boas condições do material, e utilização dos mesmos para a construção da casa de Anita.
Entre as peças de madeira doadas estão forro, cobertura e assoalho; o piso foi feito pela prefeitura. A cobertura composta por telhas de fibrocimento também foi reaproveitada, assim como o assoalho do sótão. Fiações elétricas novas foram doadas pela prefeitura. A estrutura do banheiro foi restaurada. Um piso de concreto foi construído na parte da frente da casa. A mão de obra de carpintaria e eletricidade foi disponibilizada pelo município. “Quero retribuir às pessoas tudo o que fizeram por mim”, diz Anita.
Entre as melhorias que ela providenciou está a pintura. “Estou morando aqui há um mês. Agora a vida da família vai engrenar”, garante. O secretário de Habitação, Ivan Magaldi Júnior, fez uma visita a Anita. “Além de ser uma bela casa, Anita está investindo para ter um lar organizado, limpo e bem conservado”, observa. Volnei Pereira e a assistente social da Habitação, Ana Paula Ribeiro, acompanharam o secretário na visita na tarde de segunda-feira (23).
Solidariedade
Sensibilizados com a situação, voluntários se uniram para oferecer donativos. A família ganhou duas geladeiras, pia, fogão, cama, roupas para as crianças e cestas básicas. A renda familiar é formada pelos benefícios do Bolsa-Família, totalizando pouco mais de R$ 182,00. A arrecadação de itens de uso pessoal foi promovida pela Secretaria de Administração.
Residem com Anita a filha Chaiane, 28 anos; o genro, que presta serviços esporádicos; os netos Paola, 6 seis anos, Tainá, 1,9 ano, e Cleone, 4 anos. De acordo com Anita, o Corpo de Bombeiros aponta como motivo do incêndio um curto-circuito na rede elétrica externa, durante uma chuva. Ela não estava em casa na ocorrência.
Legenda: A administração municipal e diversos voluntários foram responsáveis pela reconstrução da moradia (Foto: Marcio Avila)
______________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...