terça-feira, 9 de junho de 2015

Prefeitura e Gaby já planejam a Festa do Pinhão de 2016



Olhando para o futuro
Prefeitura e Gaby já planejam a Festa do Pinhão de 2016

“Acredito que o modelo estipulado pela prefeitura, nos moldes de licitação, numa parceria público-privada, deu certo, iniciou bem em 2014 e este ano se concretizou.” Toni Duarte

A 28ª Festa Nacional do Pinhão já tem data para acontecer: de 20 a 29 de maio de 2016. A decisão partiu da parceria público-privada entre a empresa Gaby Produções e a prefeitura, através da Comissão Central Organizadora (CCO). Numa condição diferente nesta atual edição, que encerra na noite deste domingo (7), depois de dez dias de evento, o prefeito interino Toni Duarte, em anos anteriores presidente da CCO, pôde traçar um breve panorama dos resultados da Festa de 2015 como anfitrião e por estar no comando desta engrenagem enquanto gestor público municipal e chefe do poder Executivo.
Para ele, o desenrolar do evento depende de um amplo trabalho prévio. Ao todo, a Festa Nacional do Pinhão, este ano, ofereceu 33 atrações no palco Nacional e 31 tradicionalistas no palco Nativista. “Houve uma preparação que antes prevíamos ser de um tempo suficiente, mas devido aos motivos de conhecimento público, houve uma redução para 30 dias em sua organização. Acredito que o modelo estipulado pela prefeitura, nos moldes de licitação, numa parceria público-privada, deu certo, iniciou bem em 2014 e este ano se concretizou”, assegura.


Toni pontua que foi possível o mínimo de investimentos públicos municipais, com baixa aplicação, cerca de R$ 217 mil (podendo haver pequena variação no fechamento final), e com um grande evento realizado. “A presença do público fomentou a economia do município em diferentes esferas, todos ganharam”, diz.

Envolvimento de todos
O prefeito Toni Duarte reitera que as Sapecadas da Serra Catarinense e a da Canção Nativa surpreenderam nos quesitos qualidade e participação de músicos de renome. “Devido aos ‘atropelos’ referentes à sua elaboração em somente 30 dias, tempo amplamente reduzido para o planejamento, mas tendo saído tudo muito bem, estou feliz em estarmos concluindo o evento, com sucesso. O que mais me surpreendeu foi o envolvimento de toda a cidade”, relata.
Segundo ele, nunca é demais lembrar que a Festa do Pinhão não é da prefeitura, e sim, de Lages. “O povo e as entidades abraçaram o evento, como a Acil e a CDL, em nome do giro econômico, da alegria e da hospitalidade”, reitera. “Ficou comprovado que temos um evento extremamente forte e dependerá sempre de um olhar cuidadoso sobre todos seus detalhes para que se mantenha assim. Estamos falando de uma Festa Nacional, com altas responsabilidades de oferecer o melhor, já que Lages se mantém sob os holofotes por dez dias”, analisa.
É uma época em que Lages está elevada e no centro das atenções, principalmente pelo papel desempenhado pela mídia espontânea, possibilitando negócios e impulso de novas apostas econômicas de desenvolvimento na cidade, tanto públicas quanto privadas.

Planejamento para 2016
Parte da população alimenta a curiosidade de entender como funciona a dinâmica da elaboração de uma festa de alta proporção como a Nacional do Pinhão. Toni Duarte adianta que o primeiro passo, assim que findar a atual edição, é ser estabelecido um prazo para as equipes de organização levantar determinados dados e os pontos fracos e fortes, buscando readequação a partir de uma avaliação, ouvindo a opinião de cada setor envolvido, definindo o rumo da próxima edição.
Ele diz que existem pontos dentro do parque de exposições Conta Dinheiro que podem ser mais bem aproveitados, espaços que ficaram vazios desta vez por conta dos atropelos e que poderão ser ocupados com criatividade, com participação não somente de Lages e da Serra, mas de outros municípios.

Gincana ambiental
O prefeito comentou sobre a gincana que a Gaby pretende promover, com estudantes das redes de ensino instaladas em Lages, com o intuito de promover a discussão em torno do pinhão em seu aspecto científico e técnico, com abordagens acerca da semente, fruto, araucária, meio ambiente.
Outro tópico que voltará à conversação será a possibilidade da contratação de um show internacional para 2016, o que cabe à Gaby Produções. “A prefeitura tem de se preocupar com o que cabe ao município: fortalecer a Sapecada da Canção Nativa e o Recanto do Pinhão, sendo que poderemos ter uma praça remodelada no ano que vem para receber a estrutura aos artistas locais e regionais, com um novo formato de valorização à mobilidade urbana e modernização de nossos cenários centrais”, finaliza.

Recanto do Pinhão: 80 mil visitantes

De acordo com a CCO, o movimento de público que prestigiou as atrações locais e regionais do Recanto do Pinhão Aracy Paim, na praça João Costa, aumentou este ano, com a presença de aproximadamente 80 mil pessoas no período entre 23 de maio e 7 de junho. Segundo o presidente da CCO, Gilson Maximo de Oliveira, a média foi de cinco mil espectadores por dia. O Recanto ofereceu mais de 70 atrações gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...