Foi
servido um café da manhã nesta quinta-feira oferecido pela administração
municipal, na Fundação Cultural de Lages, reunindo jornalistas, blogueiros,
profissionais do rádio, TV, jornal e revistas
Passada a
ansiedade e o trabalho árduo para que tudo desse certo durante os dez dias de
Festa Nacional do Pinhão, esta quinta-feira (25) foi de agradecimento à
imprensa que divulgou este que é um dos maiores eventos culturais e
gastronômicas do Sul do país. Um café da manhã foi oferecido pela administração
municipal na Fundação Cultural de Lages (FCL), reunindo jornalistas,
blogueiros, profissionais do rádio, TV, jornal, revistas.
O prefeito
Toni Duarte falou da difícil missão de decidir pela realização do evento devido
às adversidades que surgiram e diminuíram o tempo para a organização. “Nosso
objetivo hoje é agradecer a todos da imprensa que nos apoiaram nesta decisão,
legitimando o desejo da população de que a festa acontecesse. Os meios de
comunicação foram parceiros antes, durante e após o evento”, diz.
Os números
oficiais de investimentos ainda não foram apurados oficialmente, mas estima-se
que esta edição foi a que menos despendeu recursos do poder público, com
aproximadamente R$ 250 mil, considerando também aportes do governo do Estado e
patrocinadores que não se incluem a esse valor. “Diminuir o investimento por
parte da administração municipal é o modelo mais acertado. A empresa Gaby
Produções está bastante otimista com relação às próximas edições”, afirma Toni.
Comércio
e rede hoteleira
O
presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Gilson Maximo de Oliveira,
destacou que apesar do período curto para o planejamento e organização, o
evento trouxe muitos resultados positivos. O comércio e a rede hoteleira foram
os setores mais beneficiados com o grande número de visitantes. A estimativa é
de que passaram pelas catracas, contando apenas o público pagante, cerca de 130
mil pessoas. Com as aglomerações no calçadão da praça João Costa, onde foi
realizado o Recanto do Pinhão, o número salta para 200 mil pessoas.
Toda
a Serra saiu ganhando
Os
municípios próximos também se beneficiaram uma vez que muitos turistas
procuravam por hospedagens alternativas em cidades como São Joaquim, São José
do Cerrito ou aproveitando a oportunidade para visitar centros turísticos
conhecidos pelo frio, como Urubici e Urupema. “Apesar de ser um ano de
dificuldades econômico-financeiras, tivemos uma resposta rápida. A gestão é
transitória, mas o evento é da cidade. Acredito ter sido acertada a decisão de
mantê-lo, contribuindo para o desenvolvimento da Serra”, finaliza Gilson.
Diminui
número de ocorrências
Dentro do
parque de exposições Conta Dinheiro, os serviços do pronto-atendimento, montado
especialmente para o público do evento, caíram pela metade. Reduziu também as
ocorrências registradas pela Polícia Militar, tanto de furtos como de vias de
fato, e outros tipos de violência.
Legenda:
Toni falou da difícil missão de decidir pela realização do evento devido às
adversidades que surgiram e diminuíram o tempo para a organização (Foto: Sandro
Scheuermann)
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