quinta-feira, 18 de junho de 2015

Limpeza do Carahá tem prosseguimento

Durante a tarde desta quinta-feira, devido às previsões de chuva nos próximos dias e, como o solo encontra-se encharcado para procedimentos mais agressivos, será semeada vegetação de inverno, com o intuito de proteger as margens do rio da erosão

Nesta quinta-feira (18) será dado continuidade ao trabalho de limpeza do leito do rio Carahá, iniciado no dia anterior, no entorno da ponte da rua Anastácio da Silva Motta, sob a coordenação da Defesa Civil de Lages. Nas primeiras horas da manhã a equipe, com colaboração dos secretários municipais Mushue Hampel, do Meio Ambiente, e Álvaro Mondadori (Joinha), da Infraestrutura, reuniu-se para definir o cronograma de trabalho, com supervisão do secretário-executivo da Defesa Civil, Adilson Panek.
Foram retiradas 54 caçambas, ou seja, aproximadamente mil metros cúbicos de terra das margens, as quais obstruíam a passagem da água, principalmente o acúmulo após grandes volumes de chuva. O objetivo é amenizar os alagamentos que ocorrem naquela região constantemente, a cada precipitação pluvial mais elevada. “O procedimento está sendo realizado para dar uma resposta rápida à população que mora nas adjacências do rio e sofrem com as constantes cheias. Depois da última chuva, que atingiu novamente a região, não poderíamos ficar de braços cruzados, tínhamos que tomar providências imediatas e este foi o pedido do prefeito Toni Duarte”, ressalta Panek.

Continuidade
Durante a tarde desta quinta-feira, devido às previsões de chuva nos próximos dias e, como o solo encontra-se encharcado para procedimentos mais agressivos, será realizada a semeadura de vegetação de inverno, chamada hidro-semeadura, com o intuito de proteger as margens do rio da erosão. A expectativa é de que dentro de poucos dias a vegetação cresça e as margens estejam verdes novamente.
No sábado (20) a retirada de terra e outros materiais em excesso, como lixo e entulhos jogados pela própria população, será continuada no trecho entre a ponte da Anastácio e a avenida Presidente Vargas. “Estamos atendendo às solicitações da população dos pontos mais críticos. Moradores que antes sofriam com os alagamentos estão contentes com a iniciativa da prefeitura”, salienta o secretário Hampel.

Estudo técnico

Antes do início da operação foi realizado um estudo técnico com o engenheiro civil da Secretaria de Infraestrutura, Carlos Rebelo, com mais de 25 anos de experiência na área. A limpeza consiste na retirada do material em excesso, principalmente entulhos e a parte arenosa oriunda da nascente do rio, e que foi levada pela água ao longo dos anos e acumulou-se nas margens. “A vegetação não foi retirada totalmente, pois a terra ficou por cima e não deixa visível a base. A partir de hoje será feita a revegetação, o que vai proteger as margens e evitar a erosão”, explica o secretário Joinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...