A vice-líder do PPS na Câmara, deputada Carmen Zanotto (SC), em requerimento de indicação, dirigido ao ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, manifesta preocupação com o corte de recursos na área de saúde. No documento, protocolado, nesta semana, na Mesa Diretora, em que pede a revisão do contingenciamento, Carmen alerta que o corte de R$ 11,774 bilhões no orçamento do Ministério da Saúde deverá agravar mais ainda a falta de atendimento à população no Sistema Único de Saúde (SUS).
“O corte drástico no orçamento do Ministério da Saúde compromete as estratégias definidas e impede o cumprimento dos preceitos de universalidade, integralidade e de equidade”, afirma.
Mesmo com a crise econômica por que passa o país, Carmen disse que o governo deveria buscar outras formas de contingenciamento, “sem impactar a saúde do povo brasileiro”.
Carta à Nação
A parlamentar reforçou sua postura contrária ao corte anexando ao requerimento a “Carta à Nação” do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONNAS) manifestando a discordância com o contingenciamento. “ O corte de recursos no SUS retarda todas as tentativas de aprimorar as estratégias de atendimento à população”, diz a carta.
No manifesto, os secretários estaduais de saúde reafirmam apoio ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública pela aprovação do projeto (PLP nº 123/2012) de iniciativa popular “Saúde Mais Dez”, respaldado por 2,2 milhões de brasileiros. A proposta prevê repasse de recursos da receita bruta da União para o SUS.
Assessoria PPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário