quarta-feira, 10 de junho de 2015

Serra Catarinense dá exemplo e lidera implantação do sistema informatizado do SUS

A Serra Catarinense está servindo de exemplo para o Estado na implantação do processo informatizado do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme levantamento feito em maio pelo Ministério da Saúde, a região lidera com folga o procedimento entre as 16 regionais do Estado, com nada menos que 88,9% de adesão.
Criado no ano passado para substituir o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), o e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia para reestruturar as informações em âmbito nacional pela internet e melhorar o atendimento às pessoas.
O mecanismo permite que o Ministério da Saúde defina recursos e estratégias nos municípios e acompanhe o desenvolvimento da Atenção Básica, responsável por 52 programas como saúde da mulher, criança e adolescente, prevenção ao tabagismo e odontologia.
Para isso, são reunidas todas as informações necessárias para formar um perfil completo dos pacientes. A migração para o e-SUS é uma forma de agilizar o processo e cruzar os dados depois do atendimento aos pacientes em Unidades Básicas de Saúde, hospitais e, em breve, no Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Assim, é possível conhecer o histórico do paciente e fornecer o atendimento adequado em todo o Brasil.
“Antes o agente comunitário de saúde lançava o dado da visita que fazia na casa do paciente. A mesma pessoa fazia consulta com o dentista, que lançava a produção dele. Essas produções não conversavam. Agora elas se cruzam para gerar estatística”, diz Carlos Alberto Bertaiolli, técnico de Atenção Básica da Gerência de Saúde de Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages.
Para Daniela Rosa, coordenadora do programa, o sistema permite mais proximidade com a população e integração com profissionais da saúde.
“Podemos planejar juntos, estudar os casos dos pacientes mais difíceis e ter um perfil epidemiológico do município”.
Desde a criação do e-SUS, os profissionais que coordenam a Atenção Básica em Lages participam de capacitações, treinamentos e acompanham a instalação do sistema. Ao mesmo tempo, realizam atendimentos individuais e visitas aos municípios.

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