Dados
positivos
CCO
faz pré-avaliação da Festa do Pinhão 2015
“Nos
próximos dias apresentaremos o relatório final, mas de modo geral, os números
são bastante positivos em todos os aspectos. Trabalhamos com o menor
investimento público e com uma qualidade superior na prestação de serviços.”
Gilson Maximo de Oliveira
A Comissão
Central Organizadora (CCO) da 27ª Festa Nacional do Pinhão já comemora os
resultados desta edição. Nos últimos nove dias Lages tornou-se palco de uma das
maiores festas de Santa Catarina e do Sul do país e virou o principal destino
de turistas que procuram pelo frio, gastronomia típica e tradicionalismo. O
objetivo da administração municipal, como foi determinado pelo prefeito
interino Toni Duarte, era realizar o maior evento possível com o menor
investimento de dinheiro público.
Neste
sentido, o investimento municipal, além dos recursos de convênio e patrocínios,
se limitará a R$ 217 mil, tendo uma pequena variação. Este é o menor valor
aplicado na Festa do Pinhão nos últimos 15 anos. Entre os parceiros, o governo
do Estado disponibilizou R$ 350 mil, havendo ainda o apoio de instituições
público-privadas como o Banco do Brasil e a rede de postos Ipiranga.
Segundo o
presidente da CCO, Gilson Maximo de Oliveira, tudo o que está no parque de
exposições Conta Dinheiro, hoje, passou pelo crivo da equipe técnica da
prefeitura. “O principal ponto foi a festa ter acontecido mesmo havendo
inicialmente a insegurança jurídica e o curto período de planejamento e
produção”, frisa. “Realizar o evento era o ‘norte’ das ações da prefeitura e,
mesmo com a correria, apresentamos ao lageano e ao turista uma grande
estrutura”, relata.
Nesta
edição a prefeitura priorizou a presença do tradicionalismo e cultura serrana
tanto no parque Conta Dinheiro, com a 15ª Sapecada da Serra Catarinense e a 23ª
Sapecada da Canção Nativa, quanto no calçadão da praça João Costa, com o
Recanto do Pinhão Aracy Paim. “Neste ano, pela primeira vez, o festival
(Sapecadas) e o Recanto tiveram plano de mídia próprio, ou seja, deixaram de
ser um apêndice da Festa do Pinhão para se tornar atração principal. Houve um
salto na valorização da cultura tradicionalista”, afirma Gilson.
Trabalho
de excelência
As equipes
da prefeitura, dentro e fora do parque Conta Dinheiro, conforme detalha Gilson,
realiza um trabalho rápido e eficaz, de acordo com a demanda de cada secretaria
municipal. Exemplo disso são os números positivos obtidos antes mesmo de o
evento terminar, como os atendimentos na unidade de pronto-atendimento da
Secretaria de Saúde. No ano passado houve o registro médio de 70
procedimentos/dia e neste ano caiu para 35.
Outro
ponto positivo foi o baixo número de reclamações junto ao Programa de Defesa do
Consumidor (Procon). Em 2014 foi registrada uma média de 20 reclamações/dia e
neste ano, nos primeiros três dias de festa, houve o registro de apenas 16.
“Nos próximos dias apresentaremos o relatório final, mas de modo geral, os
números são bastante positivos em todos os aspectos. Trabalhamos com o menor
investimento público e com uma qualidade superior na prestação de serviços”,
explica.
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