quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Cobrança do SUS é uma ideia absurda, diz Carmen

A deputada federal Carmen Zanotto (SC), vice-líder do PPS na Câmara, reagiu à ideia de cobrança dos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), proposta pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao governo federal. “Causa perplexidade uma proposta como essa. Isso demonstra um grande desconhecimento dos problemas de subfinanciamento, cujo maior responsável é a União”, criticou.
Presidente da Frente Parlamentar do Diagnóstico, Prevenção e Tratamento do Câncer e defensora da aprovação da proposta Saúde Mais Dez, que prevê mais recursos federais ao SUS, Carmen  Zanotto disse que ficou “em choque ” quando leu que a proposta faz parte do pacote da Agenda Brasil encaminhado ao Palácio do Planalto.  
Para a parlamentar o, a ideia “absurda ” soa até como uma provocação, diante das necessidades por que passam os milhões de usuários do SUS. “Cobrar pelos serviços, conforme a renda do usuário, é jogar nas costas da população a responsabilidade. O povo não é culpado por esta situação de crise econômica, moral e ética”, afirmou.
Ela lembrou ainda que o projeto de Ranan Calheiros fere a lógica dos princípios constitucionais que nortearam a criação do Sistema Único de Saúde.
Segundo a deputada, introduzir a prática de compra e venda de serviço dentro do SUS está na contramão dos debates que vêm sendo travados no Parlamento sobre as responsabilidades dos entes federativos, principalmente da União, de financiamento do sistema. “Os municípios e os estados já estão investindo muito mais do previsto, falta a União cumprir com a sua parte”, alertou Carmen Zanotto.


Assessoria PPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...