quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Escola estadual da Serra de SC se destaca pelo incentivo à leitura

Educação é a base de tudo. É por meio dela que surgem cidadãos do bem que ajudam a construir um mundo melhor. E pensando nessa realidade, uma escola pública do interior da Serra Catarinense desenvolve um trabalho que serve de exemplo.
Criado em 2012, o projeto Roda de Leitura foi idealizado pela professora Andréia Beatriz Pacheco, diretora da Escola de Educação Básica Isidoro Silva, que atende 300 crianças das localidades de Lagoa da Estiva, Vargem Quente, Marmeleiro e Capela São Paulo, no município de Anita Garibaldi.
O projeto funciona a cada duas terças-feiras, no período da tarde, e é voltado às crianças do primeiro ao quinto ano. Para isso, a escola dispõe de uma sala multiuso especialmente preparada para que os alunos possam ler e contar histórias.
Muitas levam os livros preferidos para ler em casa com os pais. No momento em que as crianças se encontram em sala de aula, com as cadeiras dispostas em círculo, cada uma faz uma breve narrativa do livro que leu com a utilização de aparelhos específicos de áudio, o que leva à participação coletiva e ao desenvolvimento da imaginação de maneira lúdica. Outra ferramenta utilizada é um telão com ilustrações, facilitando a compreensão do texto.
“O projeto desperta o prazer e o gosto pela leitura, e isso é uma coisa que deu certo”, diz a diretora Andréia, que na maioria das vezes participa pessoalmente do projeto junto com as crianças.

Projeto garante cumprimento à lei e suporte na educação das crianças

A presença dos livros e a prática da leitura despertam nas crianças o gosto pela escrita, ajudam a desenvolver a linguagem, ampliam as referências culturais e levam os alunos a compartilharem suas experiências com os pais e professores. Assim, o projeto Roda de Leitura reflete positivamente nas demais atividades em sala de aula, no comportamento do aluno, nas produções textuais e na expressão oral.
Com o projeto, que além da leitura contempla ainda piqueniques e passeios ao ar livre com as crianças, a EEB Isidoro Silva assegura o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que preconiza o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
“É muito bom ver que uma escola pública do interior assume como missão o incentivo à leitura, que é a base de tudo na vida. Parabéns aos alunos, pais e professores, que abraçaram a causa. Estou muito feliz e orgulhoso”, diz o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, que conheceu o projeto Roda de Leitura por acaso ao fazer uma visita surpresa à EEB Isidoro Silva e se deparar com a sala cheia de crianças com livros em mãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...