segunda-feira, 15 de abril de 2019

Hospital Infantil faz primeira captação de órgãos

   Foto: Correio Lageano

Pela primeira vez na história, o Hospital Infantil Seara do Bem (HISB), em Lages, fez uma captação de órgãos para transplante. O procedimento foi realizado na noite de sexta-feira (12). Uma equipe da Central de Transplantes de Santa Catarina veio a Lages para realizar o procedimento, que contou com o apoio da equipe do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP).
Os órgãos foram retirados de um menino de oito anos, que teve morte cerebral confirmada na manhã de sexta. A criança foi vítima de um acidente de trânsito, no último sábado, na BR-282. A cirurgia foi realizada após o consentimento da família.
Após cerca de quatro horas da cirurgia, o médico cirurgião-pediatra do HISB Pablo Rodrigo Knihs recebeu a imprensa para informações acerca da cirurgia. Ele explicou que, num procedimento, podem ser retirados fígado, córneas, coração, rins, pulmões, pâncreas, ossos e tecidos. 
“Ainda não sabemos quantos órgãos serão captados, mas a ideia é retirar o máximo possível”, esclareceu o médico. Segundo ele, os órgãos foram transportados de helicóptero até os locais de transplante.
Pablo explicou que, no ano passado, o Hospital Infantil já havia tentado realizar um procedimento de captação de órgãos, mas não obteve êxito. Desta vez, após um processo de treinamento e capacitação de profissionais, finalmente, o procedimento aconteceu.
Para ele, o processo significa importante evolução da equipe médica e de enfermagem da unidade, que já realizou quatro cirurgias cardíacas. É um trabalho que envolve avanço tecnológico e profissional.


Fonte: CorreioLageano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...