Em diferentes regiões do Estado, os Parques oferecem trilhas, muito verde e sossego.
📷 Parque das Araucárias. (Foto: Eduardo Mussatto / IMA) |
Feriado prolongado é o motivo ideal para sair da rotina. E a natureza tem centenas de encantos para entreter, divertir e relaxar. Em Santa Catarina, algumas das opções são as Unidades de Conservação Estaduais. Em diferentes regiões do Estado, os Parques oferecem trilhas, muito verde e sossego. Para quem deseja passar os dias de folga junto à natureza, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga os horários de funcionamento dos Parques neste feriadão de Páscoa.
📷 Parque Rio Canoas. (Foto: Divulgação / IMA) |
Parque Estadual Rio Canoas – Campos Novos
Quinta e sexta – 09h às 17h
Sábado e domingo – 13h às 17h
Entrada gratuita
O local oferece duas trilhas ecológicas: Trilha das Águas (4.400 metros de extensão) e a Trilha do Cemitério (600 metros). A primeira passa por pontos recheados de belezas e riquezas naturais. No segundo trajeto o diferencial são os aspectos históricos.
📷 Parque Fritz Plaumann. (Foto: Divulgação / IMA) |
Parque Estadual Fritz Plaumann – Concórdia
Quinta e sexta-feira – 14h às 17h (período da manhã com agendamento)
Sábado – 09h às 17h
Domingo – 13h às 18h
Entrada gratuita
O Parque conta com excelente infraestrutura para atender moradores e turistas da região. Além das belezas naturais do Parque, os visitantes recebem acompanhamento dos grupos e trabalhos de interpretação e educação ambiental nas quatro trilhas, as quais dispõem de estruturas como: decks, pontilhões, ponte pênsil, mirante, perfazendo mais de seis quilômetros de percurso em trilhas. Os guias contam detalhes da história do Parque, da criação, das espécies encontradas na região e do ambientalista naturalista que dá nome ao local. Na sequência, é hora de estar bem perto da natureza. O visitante escolhe a trilha mais adequada para fazer e, além de contemplar a natureza, pode se divertir na ponte pênsil ou apreciar a vista em belos mirantes.
📷 Parque das Araucárias. (Foto: Divulgação / IMA) |
Parque Estadual das Araucárias – São Domingos e Galvão
Quinta e sexta-feira – 09h às 17h
Sábado e domingo – 13h às 17h
Entrada gratuita
A Unidade de Conservação oferece infraestrutura para os visitantes (centro de visitantes, sala de ambientação), eventos (auditório e espaço aberto) e pesquisadores (casa de alojamento). Conta com três trilhas ecológicas: Trilha do Mirante das Araucárias, Trilha da Cascata e Trilha da Corredeira do Rio Araçá.
📷 Parque Rio Vermelho. (Foto: Divulgação / IMA) |
Parque Estadual do Rio Vermelho – Florianópolis
Quinta, sexta, sábado e domingo – 09h às 17h
Valor dos ingressos: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (estudantes, idosos e moradores do entorno), crianças com até 5 anos de idade são isentas de pagamento).
A visitação pública ao Parque é livre nas trilhas e nos acessos à praia do Moçambique e à Lagoa da Conceição. Os visitantes podem passear pela Trilha Aquática, lançada recentemente, ou pela Trilha Ecológica, guiada, onde é possível conhecer animais silvestres tratados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e que não podem voltar à natureza.
📷 Parque da Serra do Tabuleiro. (Foto: Divulgação / IMA) |
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro – Grande Florianópolis
Quinta, sexta, sábado e domingo – 09h às 16h
Entrada gratuita
O Parque tem sua sede em Palhoça, na Baixada do Maciambu. O local conta com um centro de visitantes e trilhas educativas. Possui ainda dois centros temáticos na sede dos municípios de Imaruí e de São Bonifácio. A imensidão de espécies e vegetação praticamente intocáveis tornam a Serra do Tabuleiro um dos principais tesouros catarinenses.
Fonte: Lages Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário