quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Casa interditada por avanço das dunas em Florianópolis desaba parcialmente


 


Estrutura estava comprometida pelo peso da areia e foi alvo de uma interdição da Defesa Civil no início de julho. Casa está localizada na Servidão Fermino Manoel Zeferino.

Uma residência condenada por conta do avanço das dunas desabou parcialmente na madrugada desta quinta-feira (12) no bairro Ingleses, região Norte de Florianópolis. A estrutura estava comprometida pelo peso da areia e foi alvo de uma interdição da Defesa Civil no início de julho. A informação foi confirmada pelo órgão.


Com o desabamento por volta das 2h, a comerciante Denise Guimarães Santana que mora no local perdeu vários móveis. No momento da queda da estrutura, ela não estava na casa, mas o filho mais velho dormia em um cômodo e viu o momento que a areia tomou conta de mais uma parte da casa.


A casa está localizada na Servidão Fermino Manoel Zeferino.


"Graças a deus, ninguém de machucou. A minha sorte é que eu tinha saído para trabalhar", disse Denise.

A Defesa Civil da Capital esteve no local nesta manhã e solicitou o desligamento da energia elétrica que ainda se encontra ativa na residência. Segundo o agente da Defesa Civil Marcos Alberto Leal, a prefeitura vai oferecer um local temporário para que a mulher e o filho fiquem.

Em 6 de julho, a Defesa Civil informou que interditou duas residências na servidão. Uma semana depois, em 12 de julho, um perito da prefeitura condenou as duas casas, e um restaurante desativado foi interditado de maneira preventiva. Os imóveis afetados foram construídos em área de preservação ambiental, segundo a prefeitura.


Desde que o local foi interditado, a Defesa Civil vinha analisando a possibilidade da retirada ou não da areia dos imóveis. Em nota na terça-feira (11), a prefeitura disse ao G1 que apresentou relatórios e parecer ambiental que demostravam a necessidade de intervenção no espaço. Estava previsto uma resposta do setor jurídico da prefeitura para a próxima semana.

O que causa o avanço das dunas?

De acordo com o geólogo e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) João Carlos Rocha Gré, o avanço das dunas é um processo natural que se iniciou há 2 mil anos por causa de dois fatores: a existência de um banco de areia e o vento forte que transporta os grãos.


Em entrevista ao G1, o especialista explicou que o banco de areia está localizado na Praia do Moçambique, a cerca de 10 quilômetros da Praia dos Ingleses, local onde os problemas são registrados.

"Quando a maré baixa e o sol seca a areia, o vento se encarrega de levá-la para a terra. O vento Sul se encarrega de transportar, vagarosamente ao Norte, em Ingleses", afirmou o professor.

Qualquer vento leva grãos de areia. O que vai determinar onde haverá mais acúmulo é a intensidade do fenômeno, segundo ele. "O vento Sul, apesar de ser menos frequente, sempre venta com mais força. Por isso, o transporte final é para o [sentido] Norte [em relação a Moçambique]", disse Gré.


Como estão no caminho do percurso natural dos grãos de areia, “a tendência natural é haver soterramento das edificações construídas ali”, explicou Gré.


G1SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...