A Secretaria de Saúde de Santa Catarina e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) confirmaram nesta sexta-feira (6) a identificação dos primeiros casos autóctones da variante delta do coronavírus. Os pacientes são dois catarinenses de Joinville e Balneário Piçarras, no Norte catarinense, ambos sem histórico de deslocamento para fora de Santa Catarina, segundo da Dive. Um deles morreu.
Com isso, Santa Catarina identificou até o momento nove casos desta variante: dois de transmissão dentro do estado e sete casos importados.
De acordo com a Dive, o paciente de Joinville era um homem, de 55 anos, que evoluiu de forma grave e foi a óbito em 9 de julho. Já o caso de Balneário Piçarras é de um homem, de 69 anos, que teve um quadro gripal leve e não precisou ser hospitalizado.
Segundo a Dive, como as redes de contatos dos dois homens é investigada, ainda não é possível confirmar que Santa Catarina tenha transmissão comunitária da variante delta.
O superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Eduardo Macário, ressaltou a preocupação com a possibilidade de esta variante se tornar dominante e reforçou que os cuidados sanitários devem seguir sendo cumpridos, além da vacinação.
“Considerando a sua característica de ter uma capacidade de transmissão muito maior do que as variantes já identificadas, há um risco real de que, em breve, ela se torne dominante, podendo provocar uma interrupção na tendência de redução nos casos de Covid-19 em nosso Estado”, informou.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), acompanha o trabalho das equipes de vigilância epidemiológica de Joinville e Balneário Piçarras na investigação e monitoramento de contatos.
Recomendações
A Secretaria de Estado da Saúde recomenda que a população continue seguindo as medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus:
Uso de máscaras, com destaque para as do tipo PFF2 ou N95,
Respeito ao distanciamento social evitando aglomerações,
Manter os ambientes ventilados,
Prática da higiene respiratória, lavando as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizando o álcool gel,
Presença nos locais de vacinação assim que sua faixa etária for contemplada.
Panorama em SC
Dos sete casos importados, seis foram de tripulantes de um navio de carga que ficou ancorado próximo ao porto de São Francisco do Sul, também na região norte. O período de isolamento já se encerrou e o navio foi liberado para seguir com suas atividades. O sétimo caso importado é de um morador de Itajaí, no Vale, que esteve em viagem à Indonésia.
Variante delta: veja perguntas e respostas
Entenda por que a chegada da variante delta preocupa
A análise genômica foi realizada pelo Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina - a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) do Rio de Janeiro, que recebeu as amostras encaminhadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), conforme fluxo da vigilância genômica nacional.
G1SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário