Um gato-maracajá foi resgatado e solto em uma área de mata entre Jaraguá do Sul e Schroeder, no Norte catarinense, após invadir uma propriedade e matar cinco galinhas na quarta-feira (4). O animal não estava ferido.
Um vídeo registrado pela equipe responsável pela soltura mostra o momento em que ele caminha de uma estrada de chão para a área de vegetação
Os bombeiros de Schroeder foram acionados por moradores em um bairro da cidade após o gato invadir o galinheiro e matar as aves.
Como o maracajá corre risco de extinção, os bombeiros precisaram de orientações de especialistas sobre o local ideal para soltura. Por isso, a equipe da Fujama, que atua somente em Jaraguá do Sul, se envolveu na ocorrência da cidade vizinha e ficou responsável por devolver o gato à natureza.
Segundo o biólogo e chefe de educação Ambiental da Fujama, Christian Lempek Raboch, o gato-marajá (Leopardus wiedii) , possui hábitos noturnos e come roedores, lagartos e aves.
“Além dos atropelamentos e a caça, a perda de habitat pelo desmatamento fizeram com que diminuísse bastante o número de indivíduos desta espécie aqui na nossa região”, informou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário