quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

FILHO MATA MÃE E IRMÃ A FACADAS E PAULADAS EM LAGES.


 

Segundo informações da policia o crime aconteceu na madrugada de hoje dia  31/12/2020, na Rua José Berlim, Bairro Universitário ,onde a mãe e a irmã foram mortas pelo filho a pauladas e facadas .A jovem trabalhava em um posto de gasolina em Lages.A policia militar esta no local e breve vai trazer as informações cabiveis da ocorrência.

breve mais informações pela Rede Gazeta.

Já é 2021 na nova Zelândia..


 Samoa, Kiribati e Nova Zelândia, na Oceania, foram os primeiros lugares a entrar no novo ano.


Em vários países, governos adotam restrição e fecham locais públicos para evitar aglomerações


9 horas após a virada pelo horário de Brasília, pequenas ilhas pertencentes aos EUA no Pacífico, como Baker Island e Howland Island, serão os últimos lugares a saírem de 2020


Últimas atualizações

Em Berlim, a área ao redor do Portão de Brandenburg foi isolada nesta quinta-feira (31) para evitar aglomerações durante a comemoração do Ano Novo.


O local é um ponto tradicional de encontro dos alemães. Com o avanço da pandemia, todas as celebrações públicas estão proibidas em Berlim.

A Prefeitura do Rio suspendeu à 0h desta quinta-feira (31) cerca de 3 mil vagas de estacionamento em ruas de Copacabana. É mais uma etapa do pacote de medidas restritivas para o réveillon no Rio de Janeiro, a fim de evitar mais contaminações pelo novo coronavírus.

Em Wuhan, epicentro da pandemia de coronavírus, as pessoas usam máscara para esperar pelo novo ano.


Na segunda-feira (28), um estudo feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China apontou que o número de pessoas infectadas pelo coronavírus em Wuhan, cidade epicentro da pandemia, pode ter sido 10 vezes maior do que o registrado oficialmente.

Com um rígido protocolo de segurança, australianos começam a se reunir em Sydney para a chegada de 2021.


Nova Zelândia já celebrou a chegada de 2021. Neste ano, por causa da pandemia, a queima de fogos foi mais curta.

Na França, 100 mil policiais serão mobilizados para impedir as comemorações de Ano Novo. O governo francês anunciou a ampliação do toque de recolher noturno nas regiões francesas mais atingidas pela pandemia.




G1.


Posse ou porte de drogas para uso pessoal.

    Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.


Trata-se de ocorrência de Posse ou porte de drogas para uso pessoal. A guarnição do CANIL em rondas,Rua Marechal Cândido Rondon, Passo Fundo - Lages,por volta das 22h21min,do dia 30/12/2020.
 Abordou G.M.B., de 24 anos, em atitude suspeita conduzindo seu veículo, ao sair dispensou substância análoga à Maconha - 2.6 Grama (g). Em revista pessoal no mesmo nada foi encontrado, em revista veicular foi localizado migalha de substância análoga à maconha encima do banco. Confeccionado o presente boletim Termo Circunstanciado e liberado no local.

Fonte: CRE/2ªRPMSC.

 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Idoso sequestrado em Joinville é encontrado em cativeiro no Paraná.


 

Um idoso de 65 anos de Joinville, Norte catarinense, que estava desaparecido desde a véspera do Natal foi localizado na manhã desta quarta-feira (30) em um sítio na zona rural em Guaratuba, Litoral Sul do Paraná. Na operação que liberou o homem do cativeiro houve troca de tiros e um agente ficou ferido. A vítima estava hospitalizada até a tarde desta quarta.


Segundo as investigações, na manhã de 24 de dezembro, o idoso saiu para trabalhar com um serviço de guincho em Joinville e não foi mais visto. A família acionou o plantão da Polícia Civil e informou sobre o desaparecimento.

Contudo, no começo desta semana, segundo os policiais, a família recebeu um pedido de resgate do idoso. A partir de então o caso passou a ser tratado como extorsão mediante sequestro.


O resgate

O resgate da vítima ocorreu na madrugada desta quarta-feira (30) e se estendeu até o amanhecer. Um dos autores do sequestro entrou em confronto com a polícia. Na troca de tiros, um dos agentes foi atingido. O policial civil foi encaminhado ao hospital e passa bem, segundo a corporação.


O suspeito de ser o autor dos disparos foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e responderá ainda pela extorsão mediante sequestro.

A vítima está hospitalizada com quadro de desidratação e apresentava marcas das amarras nos pulsos. A polícia não deu mais detalhes do caso para não atrapalhar as investigações, mas disse que os demais envolvidos no crime já foram identificados, mas que ainda não foram presos.


Durante a investigação, a Polícia Civil informou que prestou apoio psicológico aos familiares. O cativeiro foi periciado pela Polícia Científica do Paraná nesta quarta.


G1.


VIOLÊNCIA DOMÉSTICA / VIAS DE FATO EM LAGES.

   Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.

A Guarnição Policial Militar foi acionada através da Central Regional de Emergências, para o atendimento de uma ocorrência junto ao endereço supra,Rua João Pinto da Luz, Bairro Guarujá,por volta das 20h03min,do dia 29/12/2020. 
Onde o solicitante informava ter sido agredido pela sua namorada, a qual estaria de posse de uma faca. Chegando ao local, em contato com as partes os policiais constataram que depois de um atrito verbal o casal entrou em vias de fato, com empurrões de ambas as partes, sendo que em seguida a feminina desferiu um golpe de faca no braço do masculino. Durante a abordagem policial foi localizada na carteira de cigarros do indivíduo, uma pequena quantidade de substância análoga à maconha. Diante dos fatos, o casal recebeu voz de prisão, sendo conduzido à Central de Polícia Civil para a adoção das demais medidas legais pertinentes.

Fonte: CRE/2ªRPMSC. 

ROUBO EM LAGES.

  Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.


A Guarnição Policial Militar foi acionada por intermédio da Central Regional de Emergências,Avenida Juscelino Kubischek da Oliveira, Bairro Jardim das Camélias,por volta das 13h49min,do dia 29/12/2020.
 Para averiguar um roubo ocorrido junto ao endereço mencionado. No local foi efetuado contato com a vítima, que relatou ter sido abordada por três masculinos, nas imediações de um ponto de chapa situado próximo a empresa Vossko, sendo que os indivíduos teriam lhe agredido com socos e chutes e teriam subtraído um aparelho de telefone celular. A guarnição PM fez rondas nas imediações, porém, os autores não foram localizados. Diante dos fatos foi confeccionado o competente Boletim de Ocorrência policial para as demais providências pertinentes.

Fonte: CRE/2ªRPMSC. 

CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO.

  Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.


A Guarnição Policial Militar em rondas no endereço Avenida Marechal Floriano, Bairro Triângulo,,por volta das  09h10min,do dia 29/12/2020.
 Referenciado visualizou um masculino em atitude suspeita realizando a abordagem deste. Ao realizar a consulta nominal foi constatado que o referido encontrava-se com mandado de prisão ativo. Diante dos fatos o masculino recebeu voz de prisão, sendo conduzido e apresentado junto ao Presídio Regional de Lages para as providências pertinentes.

Fonte: CRE/2ªRPMSC. 

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Drone da Civil localiza corpo do músico.


 

De acordo com informações do Delegado Regional Fabiano Schmitt, o recurso utilizado na busca foi o drone da PC, “onde avistamos o corpo que estava ocultado no rio”.

Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local juntamente com o IGP, para analisar as causas da morte. “Inicialmente a Polícia trabalha com diversas linhas investigativas, principalmente para verificar possíveis fraturas ou lesões no corpo, porém num primeiro momento está sendo descartado o latrocínio ou homicídio, pois não se tem nenhuma evidência, e não se descarta a linha investigativa do suicídio”, ressalta o delegado regional.

Somente após o exame minucioso do IGP, o qual complementará o inquérito policial para apontar a “causa mortis”, finaliza o Delegado Fabiano Schmitt.

 

Com informações: Delegado Regional da Polícia Civil de SC

Desemprego avança e atinge 14,1 milhões de brasileiros, diz IBGE.


 

O desemprego avançou 7,1% entre agosto e outubro e atingiu 14,1 milhões de pessoas no Brasil. Ou seja, de julho até outubro, mais 931 mil brasileiros ficaram sem emprego. 

Os dados constam da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal), divulgada nesta terça-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa de desocupação ficou em 14,3% neste trimestre, um crescimento de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em julho (13,8%) e 2,7 pontos percentuais na comparação com o mesmo período do ano passado (11,6%).

Por outro lado, o nível de ocupação (48,0%) subiu 0,9 ponto percentual frente ao trimestre anterior e caiu 6,9 pontos percentuais contra o mesmo trimestre de 2019.


Em relação ao trimestre encerrado em julho, a ocupação teve alta em quatro dos dez grupos analisados pela pesquisa, sendo eles Agricultura, pecuária, produção flortestal, pesca e aquicultura (3,8%)Indústria (3,0%), Construção (10,7%) e Comércio e reparação de veículos automotores (4,4%).


No entanto, na comparação com o mesmo trimestre de 2019, a ocupação teve recuo em oito dos dez grupamentos: Indústria (-10,6%), Construção (-13,7%), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (-11,2%), Transporte, armazenagem e correio (-13,4%), Alojamento e alimentação (-28,5%), Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (-4,0%), Outros serviços (-20,4%) e Serviços domésticos (-25,4%). Nos dois outros grupamentos, não houve variações estatisticamente significativas.

Informalidade e trabalhadores sem carteira assinada

undefined

Segundo o IBGE, 32,7 milhões de brasileiros trabalham de forma informal no país. A taxa de informalidade, portanto, avançou neste trimestre e chegou a 38,8% da população ocupada. No trimestre anterior, a taxa foi de 37,4% e, no mesmo trimestre de 2019, de 41,2%. 


O número de empregados sem carteira assinada no setor privado aumentou 9,0% (mais 779 mil pessoas) e é a realidade de quase 9,5 milhões de brasileiros. No entanto, na comparação com o mesmo trimestre de 2019, houve queda de 20,1% neste contingente. 


Já o número de trabalhadores por conta própria (22,5 milhões) — autônomos — subiu 4,9% (mais 1,1 milhão) contra o trimestre anterior e caiu 8,1% (menos 2,0 milhões de pessoas) frente ao mesmo período de 2019.


R7.

IPVA 2021: Santa Catarina divulga calendário de pagamento.


 

A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa em janeiro em boa parte do país, mas tem calendários diferentes de vencimentos, definidos por cada estado.


O pagamento é obrigatório e a alíquota varia conforme o modelo e a "idade" do veículo e também o estado em que o contribuinte mora. Alguns estados oferecem desconto para pagamento em cota única.


Em Mato Grosso, o início dos vencimentos, que seria em janeiro em um cenário normal, passou para março de 2021 por causa da pandemia da Covid-19. Em São Paulo, a promessa é de que o imposto fique em média 6,77% mais barato.

IPVA 2021: Santa Catarina divulga calendário de pagamento


Base de cálculo é o valor de mercado do veículo, conforme a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

A Secretaria de Estado da Fazenda divulgou nesta segunda-feira (28) o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e as alíquotas do tributo para o ano de 2021. Os valores estarão em vigor a partir de sexta-feira (1º) e estão na Publicação Eletrônica da Secretaria de Estado da Fazenda.


O pagamento é obrigatório. A base de cálculo do IPVA é o valor de mercado do veículo, conforme a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), baseado no mercado automotivo catarinense.


As alíquotas são as mesmas de 2020:


2% para veículos de passeio, utilitários e motor-casa, nacionais ou estrangeiros;

1% para veículos de duas ou três rodas; os de transporte de carga ou passageiros, nacionais ou estrangeiros;

1% para veículos destinados à locação, de propriedade de locadoras de veículos ou por elas arrendados mediante contrato de arrendamento mercantil.


Confira abaixo o calendário:


Calendário de pagamento do IPVA 2021


Final da placa Cota única Parcelamento

1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela

1 último dia do mês de janeiro 10/01 10/02 10/03

2 último dia do mês de fevereiro 10/02 10/03 10/04

3 último dia do mês de março 10/03 10/04 10/05

4 último dia do mês de abril 10/04 10/05 10/06

5 último dia do mês de maio 10/05 10/06 10/07

6 último dia do mês de junho 10/06 10/07 10/08

7 último dia do mês de julho 10/07 10/08 10/09

8 último dia do mês de agosto 10/08 10/09 10/10

9 último dia do mês de setembro 10/09 10/10 10/11

0 último dia do mês de outubro 10/10 10/11 10/12.


Quem pagar o IPVA fora do prazo terá que arcar com multa de 0,3% a 20% do valor corrigido do imposto, mais valor da taxa básica de juros da economia, a Selic, acumulada mensalmente e 1% relativamente ao mês em que o pagamento for efetuado.


Confira na Publicação Eletrônica da Secretaria de Estado da Fazenda a tabela geral de valores relativos à base de cálculo do IPVA para veículos usados.


G1.



Casal e duas filhas morrem após avião cair dentro de rio na área rural no Paraná.



Um avião de pequeno porte caiu entre Roncador e Mato Rico, na região Central do Paraná, na manhã desta terça-feira (29). Segundo a Defesa Civil, um casal e as duas filhas morreram após a queda.


A aeronave foi encontrada dentro do Rio Macaco, que fica entre as duas cidades, na comunidade rural Bela Vista.


Ainda não há informações oficiais sobre o motivo do acidente. Há a suspeita que o acidente ocorreu em virtude de um temporal que atingiu a região por volta das 7h desta terça-feira (29).


Ainda conforme a Defesa Civil, quem estava pilotando o avião era Valdecy Cruzeiro, que morava em Goioerê, no noroeste do Paraná.

Família seguia para o litoral

A Polícia Militar informou que a aeronave decolou nesta madrugada de Goioerê e tinha como destino o litoral do Paraná. O avião monomotor deveria pousar em Paranaguá por volta das 9h.


Conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião monomotor Cessna 177B, com capacidade para três pessoas, e pertencia à Valdecy Cruzeiro, dono de uma loja de materiais de construção.


A aeronave estava em situação normal de aeronavegabilidade e, conforme o RAB, foi comprada em setembro deste ano.


Os corpos serão levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava .


G1.

 

Argentina começa vacinação contra a Covid-19.


 

A Argentina começou, nesta terça-feira (29), a vacinar a população contra a Covid-19. Os primeiros imunizados serão profissionais de saúde. O país vai usar a Sputnik V, vacina desenvolvida por cientistas russos contra a doença.


As primeiras 300 mil doses da vacina foram entregues na semana passada. Desse total, 123 mil – o equivalente a 41% – foram para a província de Buenos Aires, vizinha à capital, segundo o jornal argentino "La Nación".


A cidade de Buenos Aires recebeu 23,1 mil doses. As outras foram divididas entre Santa Fe (24,1 mil), Córdoba (21,9 mil), Tucumán (11,5 mil), Mendoza (11 mil), Entre Ríos (10,1 mil) e Salta (8,3 mil).


De acordo com o "La Nación", ao longo de janeiro e fevereiro, mais 20 milhões de doses chegarão ao país para completar a vacinação das equipes de saúde e das forças de segurança.


O acordo argentino com a Rússia prevê a entrega de 25 milhões de doses da Sputnik V, que precisa ser aplicada em duas doses.

No sábado (26), ao anunciar o lançamento da campanha, o presidente Alberto Fernández disse que a intenção era ter a "maior parte da população de risco vacinada" até o outono.

"Enquanto isso, vamos nos cuidar e que todos entendam que o risco existe e que é preciso evitar aglomerações", completou Fernández.

O presidente argentino disse, também, que, para ampliar a confiança da população na vacina russa, ele mesmo seria o primeiro a ser vacinado (veja vídeo abaixo).


Para abril, o país aguarda, ainda, a chegada de 22,4 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.


O México, o Chile e a Costa Rica são os outros países da América Latina que já começaram a vacinar a população.

Início em Belarus

Além da Argentina, Belarus também começou, nesta terça (29), a aplicar a Sputnik V na população. Os países estão entre os primeiros, fora a própria Rússia, a usarem a vacina para campanhas em massa.


Com o início da vacinação na Argentina e em Belarus, já são ao menos 44 países ao redor do mundo que já começaram a vacinar a população contra a Covid.


A Sputnik V foi a primeira a ser registrada no mundo contra a Covid-19, em agosto. Há cerca de duas semanas, a Rússia divulgou dados com o resultado final da eficácia da vacina, que ficou em cerca de 91%.


Na prática, se uma vacina tem 91% de eficácia, isso significa dizer que 91% das pessoas vacinadas ficam protegidas contra uma doença.


G1.


Furto em Lages.

 Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.

A guarnição policial quando em rondas,Rua Doutor Carmosino Camargo  ,Bairro Coral ,por volta das 02h48min,do dia  29/12/2020.
 Efetuou a abordagem do masculino R. J. C. de 31 anos, o qual estava de posse de uma bolsa contendo em seu interior 02 capacetes, 16 peças de roupas, 03 perfumes, diversas bijuterias e 01 notebook, ainda enrolado em uma cortina estava 01 televisão da marca LG 32 polegadas. Ao ser indagado quanto a procedência de tais objetos, R. J. C. assumiu ter furtado de uma residência localizado próximo ao local da abordagem. Que foi deslocado ao referido local e constatado que o agente havia quebrado uma janela para adentrar no imóvel. Efetuado contato com S. A. P de 38 anos e M. C. de 19 anos, as quais residem no mesmo lote da residência arrombada, sendo que estas relataram que a proprietária E. C. V. de 25 anos, encontrava-se viajando. Diante dos fatos, o agente foi conduzido até a central de polícia onde foi confeccionado um Boletim de Ocorrência de Prisão em Flagrante.   

Fonte: CRE/2ªRPMSC. 

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Coronavírus em SC: Estado enviará respiradores para Hospital Nossa Senhora dos Prazeres em Lages.


 

O Governo do Estado irá enviar na manhã desta terça-feira, 29, 10 ventiladores pulmonares para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages.


Os equipamentos integram o lote de 100 novos ventiladores pulmonares modelo Vyaire IX repassados pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento à pandemia de Covid-19. O lote chegou ao almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São José, na manhã do último sábado, 26, atendendo a um pedido da própria SES.


Ainda não estão definidas pela SES quais serão as outras unidades que receberão mais respiradores. Os equipamentos irão aumentar a oferta de leitos para regiões da Serra e Meio-Oeste, que chegaram a apresentar taxa de ocupação de 94% no mês de dezembro. De acordo com os dados desta segunda-feira, 28, a ocupação na região é de 85%.


“Esse é um reforço importante para que possamos equipar mais UTIs no nosso Estado. Já dobramos o número de leitos de UTI adulto e com isso nenhum paciente deixou de receber os cuidados necessários”, destacou o secretário da Saúde André Motta Ribeiro. “O objetivo de ampliar a estrutura hospitalar é garantir que haja um atendimento de qualidade para todos que necessitem. Para isso, também contamos com o apoio da população, pois a pandemia persiste e precisa manter os cuidados”.


Fabrício Escandiuzzi

Assessoria de Comunicação

Explosão em embarcação causa incêndio e deixa três feridos em marina de Bertioga, SP.


 Uma explosão em uma lancha de grande porte causou um incêndio na área de uma marina no bairro Jardim Indaiá em Bertioga, no litoral de São Paulo. Três pessoas que estavam na embarcação ficaram feridas no acidente, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (28).


Uma testemunha do acidente contou ao G1 que três pessoas trabalhavam dentro da embarcação, testando o motor, quando ocorreu a explosão. Com o impacto, dois homens que estavam na popa foram arremessados e, quando caíram no chão, tiveram fraturas expostas nas pernas e pés.


Uma terceira pessoa pulou da lancha em chamas e sofreu um corte na cabeça. A embarcação estava estacionada no galpão da marina e, segundo a testemunha, funcionários do local agiram rapidamente e a puxaram para o estacionamento, para que o fogo não atingisse as outras lanchas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, por volta das 8h48, para conter as chamas e socorrer os feridos. Segundo os bombeiros, cinco viaturas foram acionadas para prestar apoio à operação, sendo uma de Santos.


A Prefeitura de Bertioga informou que uma das vítimas, de 15 anos, está estável e em avaliação. As outras duas vítimas, de 19 e 43 anos, sofreram politraumas e seguem estáveis no pronto-socorro de Bertioga. Os pacientes seguem realizando exames e em avaliação pela equipe do hospital.


O G1 tentou contato com a marina responsável pela embarcação pelo telefone, que confirmou o incêndio, mas não quis dar detalhes sobre o caso até a publicação desta reportagem.


G1.


A misteriosa morte de bilionário chinês dono de gigante dos games.


 O bilionário chinês Lin Qi, de 39 anos, morreu por evenenamento no dia de Natal, segundo a polícia de Xangai, na China.


Ele era presidente da empresa desenvolvedora de jogos Yoozoo, mais conhecida pelo jogo de estratégia "Game of Thrones: Winter Is Coming".


O comunicado da polícia de Xangai apontou um dos colegas de Lin, identificado apenas pelo nome Xu, como o principal suspeito pelo crime.


Acredita-se que Lin tivesse um patrimônio líquido de cerca de 6,8 bilhões de yuans (mais de R$ 5,4 bilhões ), de acordo com a Hurun China Rich List.


Muitos funcionários e ex-funcionários se reuniram em frente ao escritório da Yoozoo na sexta-feira (25) para lamentar a morte de Lin Qi.

Quem foi Lin Qi?

O empresário era uma estrela do lucrativo mercado de games da China e também havia feito uma incursão na produção de filmes.


Ele fundou a Yoozoo em 2009 e liderou com sucesso a empresa por um período em que a indústria de jogos viu mudanças substanciais por causa dos dispositivos móveis.


A empresa emitiu um comunicado emocionado em seu microblog oficial na rede Weibo (serviço chinês de de microblogging).


"Adeus, jovem", dizia, acrescentando: "Estaremos juntos, continuaremos a ser gentis, continuaremos a acreditar na bondade e continuaremos a lutar contra tudo o que é mau."


A postagem atraiu milhares de comentários e foi vista mais de 290 milhões de vezes.


Muitos dos tributos incluíam caligrafia, pois Lin era um ávido calígrafo, além de ser um entusiasta da poesia.

Lin Qi foi envenenado?

Há poucos detalhes sobre o caso. A polícia acredita que Lin tenha sido envenenado.


Segundo um comunicado da Yoozoo, Lin havia se internado no hospital depois de passar mal, mas estava em uma condição estável. A situação piorou muito na sexta-feira (25), quando a empresa anunciou a morte de seu fundador.


De acordo com relatos da mídia local, a pessoa sob custódia pode ser Xu Yao, que chefia o braço de produção de filmes da Yoozoo.


Também houve especulação na mídia local de que Lin havia sido envenenado por meio de chá puer envelhecido, uma bebida chinesa fermentada.

O que é a Yoozoo?

Além de seu jogo "Game of Thrones", a Yoozoo também é coeditora do jogo de sucesso "Brawl Stars", da Supercell, juntamente com a chinesa Tencent Holdings.


A empresa também é conhecida por deter os direitos de adaptação para o cinema do romance de ficção científica "O Problema dos Três Corpos", de Liu Cixin.


No entanto, a expansão para o ramo do cinema não foi tão bem-sucedida quanto a empresa esperava e o projeto de adaptar o livro em seis filmes da Yoozoo Pictures nunca decolou.


Em setembro, ela concedeu à plataforma de streaming norte-americana Netflix o direito de adaptar o romance de ficção científica para a televisão.


O livro é a primeira parte da trilogia "A Lembrança do Passado da Terra", aclamada pela crítica e que conta com o ex-presidente dos EUA Barack Obama e o chefe do Facebook, Mark Zuckerberg, entre seus fãs.


G1.


Furto em Lages.

  Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.

 A guarnição da VTR 5395, foi acionado via CRE para ocorrência de Furto,RUA: Humberto de Campos.por volta das 12h06min.do dia 27/12/2020.
 Ao chegar no local,  funcionário do Stock Center relatou que visualizou um masculino  de 25 anos, guardando um pedaço de carne bovina, Picanha da marca Best Beff, na cintura, o mesmo passou entre os caixas e saiu, sendo abordado pelo funcionário no estacionamento. Diante dos fatos a guarnição deu voz de prisão para masculino e algemado por fundado receio de fuga. Deslocado com as partes até a DP para as providências.

Fonte: CRE/2ªRPMSC. 


  



 

Auxílio emergencial é depositado a 3,2 milhões nascidos em novembro.



A Caixa Econômica Federal deposita nesta segunda-feira (28) as parcelas dos auxílios emergencial e extensão para 3,2 milhões de beneficiários nascidos em novembro. O valor estará  disponível pelo aplicativo Caixa Tem e pode também ser usado para pagar contas de serviços essenciais e fazer compras. 


O grupo dos que recebem a parcela nesta segunda integra o Ciclo 6 do programa do auxílio emergencial. Estão entre os contemplados os últimos beneficiários aprovados pelo aplicativo da Caixa e inscritos no CadÚnico.

Quase a totalidade dos 3,2 milhões beneficiados nesta segunda receberá o pagamento referente ao auxílio extensão no valor de R$ 300 ou R$ 600, no caso de mães chefes de família. A maioria são pessoas que estão recebendo a sexta, sétima, oitava ou nona parcela do auxílio, dependendo de quando começaram a ser contempladas.

Entre os contemplados há também 100 mil beneficiários que só receberam a primeira parcela do auxílio emergencial em julho e ganham agora uma parcela do auxílio extensão.

Acontecem também nesta segunda os pagamentos do auxílio emergencial em seus valores originais (R$ 600 ou R$ 1.200 para mães solteiras) para 49,1 mil beneficiários. Eles estão entre os últimos que se cadastraram e foram aprovados ou que só conseguiram entrar no programa após contestação realizada no segundo semestre. Têm direito agora, portanto, a parcelas já pagas anteriormente a maioria dos beneficiários.

Saques

Os saques em dinheiro para os nascidos em novembro poderão ser realizados a partir de 25 de janeiro de 2021. O mesmo vale para a realização de transferências. Até lá, o valor pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem. Pelo sistema, os beneficiários conseguem pagar boletos, comprar pela internet e pelas maquininhas de estabelecimentos comerciais.


Parcelas extras

Todos os beneficiários considerados elegíveis e que cumprem os requisitos vão receber cinco parcelas de R$ 600 do auxílio emergencial normal. Mas nem todos receberão as quatro parcelas extras de R$ 300.

 Isso porque a medida provisória que determinou o auxílio extensão prevê pagamento proporcionalmente à data de entrada no programa. Por exemplo, quem começou em abril recebe as quatro. Quem começou em maio recebe três, em junho, duas, e em julho, uma.


Além disso, pelas novas regras, a declaração do Imposto de Renda 2020 será critério de exclusão para quem teve rendimentos superiores a R$ 28.559,70 em 2019 ou bens e direitos de valor superior a R$ 300 mil ao final do ano passado. Quem mora no exterior ou presos em regime fechado também foram excluídos do pagamento.

Ciclo 6 - pessoas que ainda estão recebendo


28 de dezembro - nascidos em novembro

29 de dezembro - nascidos em dezembro


Saque em dinheiro (Ciclos 5 e 6)


19 de dezembro - nascidos em janeiro e fevereiro

4 de janeiro - nascidos em março

6 de janeiro - nascidos em abril

11 de janeiro - nascidos em maio

13 de janeiro - nascidos em junho

15 de janeiro - nascidos em julho

18 de janeiro - nascidos em agosto

20 de janeiro – nascidos em setembro

22 de janeiro - nascidos em outubro

25 de janeiro - nascidos em novembro

27 de janeiro - nascidos em dezembro.


R7


2021 vai ser um pouco mais fresco que 2020, mas ainda estará entre os 6 anos mais quentes da história.


 

Os pesquisadores do centro de meteorologia do governo do Reino Unido preveem que 2021 será um pouco mais frio que 2020 em todo o mundo, mas ainda será um dos seis anos mais quentes já registrados.


O fenômeno climático La Niña no oceano Pacífico fará com que as temperaturas caiam, mas os gases causadores do efeito estufa continuarão sendo o maior fator de influência no clima global.


Os pesquisadores dizem que o mundo provavelmente ficará cerca de 1°C mais quente do que na era pré-industrial. Será o sétimo ano consecutivo que ficará próximo ou acima desta marca.


De acordo com as projeções do centro de meteorologia britânico, a temperatura da Terra em 2021 provavelmente ficará entre 0,91° C e 1,15º C acima do que eram nos anos 1850-1900, com uma estimativa média de 1,03º C.


O efeito La Niña


O La Niña se desenvolve quando fortes ventos sopram as águas quentes da superfície do Pacífico para longe da América do Sul e em direção às Filipinas.


O resultado disso é que as águas mais frias do fundo do oceano acabam vindo para a superfície do mar e reduzindo as temperaturas ali.

Espera-se que o fenômeno provoque uma queda de 1°C ou 2°C, o que provavelmente será o suficiente para evitar que 2021 tenho um novo recorde de alta temperatura.


Os pesquisadores dizem que o impacto de um evento de resfriamento natural como o La Niña, embora seja importante, é ofuscado pelo aquecimento causado pelos gases do efeito estufa na atmosfera.


"É improvável que a temperatura global para 2021 seja a de um ano recorde devido à influência atual da La Niña, mas será muito mais quente do que outros anos anteriores que tiveram o fenômeno, como 2011 e 2000, devido ao aquecimento global", diz Adam Scaife, chefe de previsão de longo alcance no centro de meteorologia do Reino Unido.


Houve um forte La Niña no ano de 1999-2000, mas as temperaturas globais aumentaram 0,4°C nos anos desde então. Isso de acordo com a estimativa de aquecimento de 0,2ºC por década, atribuída pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) à atividade humana.


"A variabilidade do ciclo La Niña/ l Niño é o segundo fator mais importante na determinação da temperatura da Terra, mas é um fator atenuado pelo efeito do aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera", diz o meteorologista Nick Dunstone, do centro de meteorologia do Reino Unido.


Os anos mais quentes

A instituição britânica diz que sua experiência bem sucedida na previsão de temperaturas anuais anteriores lhe dá confiança nas projeções para o próximo ano.


Um ano atrás, a agência estimou que 2020 seria entre 0,99°C e 1,23°C mais quente do que os níveis pré-industriais. Dados de janeiro a outubro deste ano indicam que a temperatura anual ficará 1,17°C acima da média de 1850-1900.


O ano de 2016 continua sendo o mais quente já registrado, com 2020 disputando o segundo lugar com 2019.


De acordo com uma avaliação provisória da Organização Meteorológica Mundial, os seis anos mais quentes em registros globais desde 1850 ocorreram depois de 2015. O Met Office espera que 2021 supere 2018 e fique em sexto lugar.


G1

sábado, 26 de dezembro de 2020

Transul solicita à Prefeitura de Lages reajuste na tarifa que se aceita pode ir para R$ 4,70 a embarcada e R$ 4,49 na antecipada.


 


A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) causou muitos transtornos a todos os setores econômicos, e um destes setores, foi o de transporte público já que as empresas em todo o país tiveram que reduzir o número de passageiros, reduzir horários e até mesmo mandar funcionários embora para tentar manter o equilíbrio financeiro, além disso, em Santa Catarina, as empresas precisaram ficar cerca de 80 dias sem poder funcionar por conta de Decreto Estadual. Com a Transul, empresa que administra o transporte público urbano em Lages, não foi diferente, e assim, como todos os anos a empresa encaminhou o pedido de revisão da tarifa para o próximo ano à Prefeitura de Lages. 

Na planilha de correção de tarifa, encaminhada na semana passada, traz detalhes sobre a operação da empresa durante a pandemia, com os custos fixos elevados, mas com apenas 27% do total de passageiros transportados antes da pandemia, dando um desequilíbrio financeiro elevado e que se fosse considerar na sua totalidade, o pedido de reajuste deveria ser de 54%, porém, a direção entende que a pandemia atingiu a todos, e resolveu por solicitar o reajuste a apenas aqueles principais insumos como diesel, pneus, ônibus e salário dos funcionários, ou seja, desconsiderando os cerca de 90 dias parados e a diminuição no número de passageiros. 

Com o novo cálculo apresentou-se a necessidade de reajuste de 9,3% na tarifa embarcada (dinheiro) passando dos atuais R$ 4,30 para R$ 4,70 e de 8,45% na tarifa antecipada (cartão) passando de R$ 4,14 para R$ 4,49.


A equipe técnica da Prefeitura de Lages já está com a planilha em mãos e analisa a situação para definir o aumento a ser concedido.


Lages Diario!

OCORRÊNCIA: Ameaça, resistência, desobediência e desacato.

  Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.



A Polícia Militar deslocou no local,Rua Osvaldo Cabral,Bairro: Penha,por volta das  20:10hs,do dia 25/12/2020. 
Por solicitação de populares, que estaria acontecendo uma ameaça entre vizinhos. Ao chegar ao local, constatou que A.O.N. 25 anos, estava alterado na residência e gritava que iria matar e não adiantava chamar PM, proferindo palavra de baixo calão aos policiais. Os policiais deram ordem ao cidadão para se acalmar, ao qual não acatou e resistiu contra a guarnição, que teve que fazer uso progressivo da força e disparo de arma de munição de borracha, para conter o autor. Foi feito o procedimento no local e após a saída das guarnições, o autor tentou atear fogo na residência do seu vizinho e quebrou moveis da própria residência. A PM retornou ao local e encontrou o suspeito tentando sair num veículo fiat uno, sendo detido novamente pelos policiais. O mesmo apresentava sinais de embriaguez, sendo ofertado o teste de bafômetro, que se negou a fazer. Diante de todos os fatos ocorridos, o suspeito foi conduzido à delegacia de policia civil, para os procedimentos cabíveis.

Fonte: CRE/2ªRPMSC. 

Perturbação do trabalho ou sossego alheio.

   Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.

A guarnição policial militar deslocou até o endereço citado, Rua Alberto Elias Schneider, Várzea - Lages.por volta das 03h36min,do dia 25/12/2020.
Chegando lá foi constatado que na residência havia um som extremamente alto além de várias pessoas aglomeradas no interior da residência sem fazer o uso de máscaras. Os dois autores A.C.G., de 33 anos e A.A., de 44 anos, se identificaram como os responsáveis pela festa e a feminina como proprietária do som. Diante dos fatos foi lavrado o presente boletim, recolhido o aparelho de som e após a assinatura liberado os autores no local.

Fonte: CRE/2ªRPMSC.  

Lesão corporal leve – Dolosa/Furto.

   Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.

 A guarnição policial militar no local,Rua Salvador, Santa Helena - Lages.por volta das 21h12min,do dia 24/12/2020. 
Foi abordada pela vítima K.V.S., de 27 anos, segundo ela estava conversando com seu ex-marido J.M.V.J., de 26 anos, momento em que o mesmo se alterou furtando o celular da vítima e em seguida dando um empurrão, em ato contínuo o autor partiu para cima do seu ex-sogro J.A.M.S., de 45 anos, dando socos no seu rosto deixando uma lesão na testa. Após a agressão o autor se evadiu
Diante do fato a guarnição deslocou até a casa do autor dando voz de prisão e o conduzindo a central de polícia civil.
Salientando que o celular estava na posse do autor no momento da abordagem.

Fonte: CRE/2ªRPMSC.  

Tráfico de drogas em Lages.

   Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.


As guarnições de Radio Patrulha, PPT, CANIL foram acionadas para ocorrência de Perturbação do trabalho ou sossego alheios, na via  Rua Esporte Clube Palmeiras, Santa Mônica – Lages,por volta das 20h01min,do dia 24/12/2020.
Foram abordados e informados que no local estava ocorrendo intenso tráfico de drogas sendo coordenado por M.M.P., no local, visualizaram um masculino que tentou se evadir correndo, abordado e identificado como M.M.P., de 18 anos, este estava com uma mochila, e no interior havia um revólver sem marca aparente, informou que comprou de um terceiro. Após foi localizado duas porções de maconha embaladas separadamente, aproximadamente 15 gramas da substancia entorpecente, uma balança de precisão, uma faca para fracionar a substância a droga. Constatado pela guarnição ainda, som alto e algazarra por todos os envolvidos. Apreendido por infração penal, um aparelho de som marca Panasonic, duas caixas trio, proprietário M.M.P., de 18 anos, e que o senhor V.A.N. de 20 anos emprestou a residência para a festa. Com autorização de M.M.P., foi deslocado juntamente com as demais guarnições, em seu quarto e, localizado R$ 279,00 em dinheiro espécie, divididos em notas diversas. M.M.P. relatou ser proprietário de todos os objetos apreendidos, droga, balança, faca e a arma de fogo, dado voz de prisão para o mesmo pelo crime de Tráfico de drogas, Posse irregular de arma de fogo de uso permitido e Perturbação do trabalho ou sossego alheios. Os demais envolvidos qualificados pela Perturbação do trabalho ou sossego alheio, também testemunhas dos demais fatos. Todos conduzidos a Central de Polícia civil, lavrado o boletim.

Fonte: CRE/2ªRPMSC.  

Perturbação do trabalho ou sossego alheio..

   Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.

 A guarnição policial militar na ronda,Rua Presidente Nereu Ramos, Centro – Lages,por volta\ das 19h51min,do dia 24/12/2020.
 Foi abordada por uma família na aérea central informando que havia dois masculinos com bicicletas motorizadas circulando no calçadão com um barulho de motor extremamente alto além de perturbar o sossego, os infratores estavam colocando os pedestres em risco, pois tinha crianças no local.
Diante dos fatos foram abordados os autores, como eram adolescentes, foram.
 
Fonte: CRE/2ªRPMSC.  

Infringir Determinação do Poder Público, Destinada a Impedir Introdução ou Propagação de Doença Contagiosa (Infração de medida sanitária preventiva).

  Foto: Reprodução Internet/ Meramente ilustrativa.


Trata-se em tese de ocorrência de Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa (Infração de medida sanitária preventiva) e desobediência. A guarnição policial militar deslocou-se até o Bar do Bruxo,Avenida Manoel Antunes Pessoa, Bairro Penha - Lages.,por volta das 11h55min,do dia 24/12/2020.

 Onde foi constatada a aglomeração de pessoas sem manter o distanciamento social de 1,5 metros entre as pessoas descumprindo desta forma o decreto municipal 18146/20 e o decreto Estadual número 562/20 nos artigos 330 e 268 do CP. Salientando que a região serrana se encontra classificada no nível de risco gravíssimo conforme atualização do COES do dia 02/12/2020. Diante aos fatos foi confeccionado um termo de interdição e, Boletim na modalidade Termo Circunstanciado em desfavor o senhor R.S., de 21 anos, o qual se comprometeu em comparecer em juízo. 


Fonte: CRE/2ªRPMSC.  

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

PGE tenta reverter na justiça proíbição aos eventos em Santa Catarina

 

COMPARTILHE


Foto: Cristiano Estrela / Secom

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) protocolou ao meio-dia desta quinta-feira, 24, o recurso contra a liminar expedida pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis que, entre outras medidas, suspende os efeitos dos Decretos 1.003/2020 – que alterou a taxa de ocupação dos hotéis – e 1.027/2020, que autoriza eventos sociais, funcionamento de cinemas, teatros, feiras e exposições com 30% de ocupação nas regiões classificadas como de risco gravíssimo conforme a Matriz de Risco Potencial do Estado. O pedido é para que a liminar concedida seja suspensa imediatamente.

Os procuradores alegam que o Estado não foi ouvido antes da tomada da decisão pelo juiz Jefferson Zanini, o que inviabilizou que o Governo demonstrasse a legitimidade das escolhas administrativas feitas no contexto das ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19. O Agravo de Instrumento protocolado aponta que o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ingressou com a Ação Civil Pública com base na opinião de três médicos que compõem um único órgão da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES), desconsiderando “todo o aparato estatal à disposição da definição dessas políticas públicas, desde o Governador do Estado, até o próprio Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes)”.

O documento também explica que o Poder Executivo estadual não desconsiderou as orientações do Coes, “muito pelo contrário, a atuação do Governo, com a habilitação de UTIs e edição de normativas claras sobre a necessidade de respeito às regras de distanciamento social e ocupação de estabelecimentos mostra exatamente a consideração do cenário”. Desde o início de dezembro, foram habilitados dezenas de leitos de UTI e liberados recursos para a implantação de 170 novos no ano que vem.

Conforme informações prestadas pelo secretário da Saúde “todas as medidas adotadas pelo governo são resultado de amplo debate com a área técnica e demais setores do Estado”, reforçando que nenhuma alteração no regramento de combate à pandemia é efetuada pelo Poder Executivo sem consulta à SES e aos órgãos técnicos envolvidos no enfrentamento da crise sanitária. Tal postura é exigida pela Lei Federal 13.979/2020, que condiciona a possibilidade de medidas restritivas à liberdade individual e econômica à análise de evidências científicas e informações estratégicas de saúde, sendo limitadas “no tempo e no espaço ao mínimo indispensável à promoção e à preservação da saúde pública”.

A PGE também sustenta que a decisão do juiz viola o princípio da congruência, pois os pedidos feitos pelo MPSC abrangiam apenas o revigoramento da regra sobre hotéis, não aplicando-a sobre outros setores; buscava restringir apenas os eventos públicos ou abertos ao público alusivos às festas de fim de ano e não aos eventos sociais; e não tratava de cinemas, teatros e casas noturnas – como determinado na liminar concedida.

Por fim, os procuradores expõem que conforme previsto na Constituição Federal, a competência para a implementação das medidas restritivas é do Poder Executivo, e “não pode ser suprimida pelo Poder Judiciário e nem pelo Poder Legislativo, sob pena de tais poderes ultrapassarem os limites de suas funções”. Além disso, afirmam que “o autor e a decisão agravada visam tomar protagonismo na atuação sanitária estadual” ao determinar que o Estado edite ato normativo sob pena de multa. “O excesso da decisão é manifesto pela colisão frontal com o princípio da separação dos Poderes”.

O procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, afirmou que Santa Catarina vem cumprindo as recomendações do seu corpo técnico com responsabilidade. “Cabe ao gestor ponderar todos os interesses legítimos a fim de compatibilizar a maior medida da proteção à saúde com o desempenho da atividade econômica, com respeito à vida, à atividade profissional e à necessidade de sustento das pessoas em suas diversas atividades”.

“A regra é a liberdade. A liberdade social, a liberdade econômica. O desempenho da atividade econômica, em sua maior medida possível, não é um pormenor, mas algo relevante para a saúde econômica e social da sociedade e do Estado, por isso a restrição de atividades, notadamente aquelas descritas na Lei Federal 13.979/2020, deve ser justificada tecnicamente, com base em evidências científicas”, justifica.

Atuaram na ação os procuradores do Estado Alisson de Bom de Souza, Jéssica Campos Savi e Sérgio Laguna Pereira.

Processo número 5090883-92.2020.8.24.0023

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...