A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) causou muitos transtornos a todos os setores econômicos, e um destes setores, foi o de transporte público já que as empresas em todo o país tiveram que reduzir o número de passageiros, reduzir horários e até mesmo mandar funcionários embora para tentar manter o equilíbrio financeiro, além disso, em Santa Catarina, as empresas precisaram ficar cerca de 80 dias sem poder funcionar por conta de Decreto Estadual. Com a Transul, empresa que administra o transporte público urbano em Lages, não foi diferente, e assim, como todos os anos a empresa encaminhou o pedido de revisão da tarifa para o próximo ano à Prefeitura de Lages.
Na planilha de correção de tarifa, encaminhada na semana passada, traz detalhes sobre a operação da empresa durante a pandemia, com os custos fixos elevados, mas com apenas 27% do total de passageiros transportados antes da pandemia, dando um desequilíbrio financeiro elevado e que se fosse considerar na sua totalidade, o pedido de reajuste deveria ser de 54%, porém, a direção entende que a pandemia atingiu a todos, e resolveu por solicitar o reajuste a apenas aqueles principais insumos como diesel, pneus, ônibus e salário dos funcionários, ou seja, desconsiderando os cerca de 90 dias parados e a diminuição no número de passageiros.
Com o novo cálculo apresentou-se a necessidade de reajuste de 9,3% na tarifa embarcada (dinheiro) passando dos atuais R$ 4,30 para R$ 4,70 e de 8,45% na tarifa antecipada (cartão) passando de R$ 4,14 para R$ 4,49.
A equipe técnica da Prefeitura de Lages já está com a planilha em mãos e analisa a situação para definir o aumento a ser concedido.
Lages Diario!
Nenhum comentário:
Postar um comentário